Trabalho Completo Economia

Economia

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Filosofia

Enviado por: thaisju 16 maio 2013

Palavras: 1024 | Páginas: 5

Questão 1:

Qual a escola que defendia que a economia é regida por leis naturais, autorreguladoras, que levam à harmonia social, portanto não há necessidade de intervenção do Estado nas leis do mercado?

Alternativas

1 - Fisiocratas

2 - Mercantilistas

3 - Escola Clássica

4 - Escola Neoclássica

5 - Escola Marxista

Questão 2:

A organização econômica trouxe ao mundo a possibilidade do desenvolvimento. As pessoas viram a criação de bens que lhes possibilitam ter suas necessidades atendidas. As necessidades são infinitas ao passo que os recursos são escassos, porém, são com estes recursos que podemos saciar nossos desejos. Considerando os fatores abaixo listados, através do uso de que fatores que os bens são produzidos?

I – Fator Terra

II – Fator Capital

III – Fator Trabalho

Alternativas

1 - Somente a através do item I

2 - Somente através dos itens I e II

3 - Através dos itens I, II e III

4 - Somente a através do item III

5 - Somente através dos itens I e III

Questão 3:

O conceito de desenvolvimento sustentável traz a consciência de que é preciso agir de forma razoável hoje para se conservar os recursos. Considerando este aspecto, qual é o apelo do conceito de desenvolvimento sustentável?

Alternativas

1 - Produzir de forma que seja garantida a qualidade de vida hoje sem comprometer o futuro.

2 - Somente produzir alimentos no presente e nada mais.

3 - Produzir tudo o que é possível no momento presente.

4 - Preservar somente a produção de alimentos no futuro.

5 - Deixar toda a produção para o momento futuro, quando a questão ambiental estiver equacionada.

Questão 4:

A Teoria geral do emprego, do juro e do dinheiro, surgiu na esteira de uma economia em recessão, onde o desemprego de mão de obra e de fatores produtivos era muito grande, causando profunda queda da renda nacional. Esta teoria foi a base da construção de qual escola?

Alternativas

1 - Escola Clássica

2 - Escola Marxista

3 - Escola Neoclássica

4 - Escola Keynesiana

5 - Escola de Lausane.

Questão 5:

Embora com teorias diferentes, Davi Ricardo também tem por preocupação o crescimento econômico. Em seu pensamento considera os elementos salários, lucros e investimentos e se baseia na Teoria das Vantagens comparativas. Esta Teoria considera que um país deve produzir aquilo que seja mais barato produzir, deixando para o outro país produzir aquilo que é mais barato a este outro país produzir. Assim, concentram-se esforços na produção do que é mais vantajoso e compra-se de fora o que for mais caro produzir. David Ricardo faz a defesa de seu pensamento com base em que teoria?

Alternativas

1 - Teoria da evolução econômica

2 - Teoria da mão invisível

3 - Teoria do consumo

4 - Teoria de Keynes

5 - Teoria do mercado

Questão 1:

Na segunda metade dos anos 50, no governo JK, tivemos no Brasil um evento industrial importante, representado pela indústria automobilística e pela indústria de eletrodomésticos, também conhecida como “linha branca”. Só foi possível este novo ciclo industrial graças à existência da indústria de base, que permitiu fornecer materiais (aço das mineradoras) e serviços (energia elétrica e telecomunicações) para o funcionamento das novas indústrias.

Este evento ficou conhecido como:

Alternativas

1 - Instalação da Indústria de Base

2 - Criação da Indústria de bens de consumo duráveis

3 - Milagre Econômico

4 - Período de desestatização

5 - Período da Década Perdida

Questão 2:

Em 1999 o governo brasileiro promoveu mudança no sistema cambial do país, para adotar o sistema que vigora até hoje e é um sistema que se adapta bem aos moldes de uma economia mais afastada de interferência governamental. Qual é o sistema cambial atual do Brasil?

Alternativas

1 - Sistema de taxas livres ou flutuantes

2 - Sistema de bandas cambiais

3 - Sistemas de taxas fixas

4 - Sistema de taxas fixas monitoradas

5 - Sistema de taxas nominais

Questão 3:

O Mercosul é o Bloco Econômico que integra os países do cone sul e é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, originalmente, e tem a presença de outros países, como associados. Dois países detêm a hegemonia da economia do bloco e representam mais de 90% do PIB do Mercosul. São estes países:

Alternativas

1 - Paraguai e Uruguai

2 - Brasil e Uruguai

3 - Brasil e Argentina

4 - Argentina e Uruguai

5 - Brasil e Venezuela

Questão 4:

Os problemas econômicos originados nos anos 60 e 70 se agravaram nos anos 80 e fragilizaram ainda mais a economia brasileira. O Brasil começou a década de 80 com uma redução de seu PIB - Produto Interno Bruto, na casa de 4,3 % negativos. Ou seja, a economia brasileira diminuiu de tamanho em 4,3 %. Terminou a década, com o PIB do ano de 1990, também em 4,3 % negativos. Este novo período negativo da economia brasileira ficou conhecido como:

Alternativas

1 - Período dos anos de ouro

2 - Período da Indústria de base

3 - Período de desestatização

4 - Período da Década Perdida

5 - Criação da Indústria de bens de consumo

Questão 5:

Entre a segunda metade da década de 80 e a primeira da década de 90, o Brasil experimentou vários planos econômicos. Nenhum destes programas logrou algum êxito, pelo contrário, a cada plano a inflação voltava ainda mais forte, tanto que em março de 1990, último mês do governo Sarney a inflação atingiu 86 % no mês.

Em março de 1990, tivemos a troca de governo no Brasil, com a saída de José Sarney e a posse de Fernando Collor de Melo. Novo plano econômico e nova frustração. Infelizmente, tanto esforço e nenhum resultado concreto. Mais uma vez a inflação retornou com força total. Até que em 1994 foi implantado o Plano Real que conseguiu baixar a inflação e mantê-la em níveis baixos até os dias de hoje. O que havia de diferente no Plano Real que permitiu a conquista da baixa da inflação?

Alternativas

1 - Foi um plano que foi adotado sem surpresas

2 - Foi um plano igual aos outros, mas teve mais sorte que os demais

3 - Foi um plano diferente porque eram outros criadores

4 - Os demais planos eram aplicados em momento de economia forte.

5 - O plano é um conjunto de todos os planos anteriores, por isso deu certo