Trabalho Completo Engenharia De Controle E Automação Fisica 2 Atps

Engenharia De Controle E Automação Fisica 2 Atps

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: francasantos1 25 abril 2013

Palavras: 897 | Páginas: 4

Engenharia de Controle e Automação

3° semestre Física II

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

_ Favorecer a aprendizagem.

_ Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

_ Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

_ Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizados.

_ Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

_ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

_ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

_ Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTOR:

Mauro Vanderlei de

Amorim – Faculdade Anhanguera de Jundiaí

ETAPA - 1

Aula-tema: Carga Elétrica e Força Elétrica (Lei de Coulomb)

Charles Augustin de Coulomb Esta etapa é importante para que você aprenda a identificar a grandeza fundamental da eletrostática que é a carga elétrica. As atividades abaixo deverão ser realizadas individualmente.

PASSOS

Passo - 1

Um dos itens básicos de segurança em uma residência é a instalação de pára-raios. Devido a sua geometria pontiaguda, favorece o fenômeno da indução eletrostática.

Descreva como podemos carregar eletricamente um corpo por indução, observando as etapas apresentadas na ilustração abaixo.

R: Quando encostamos um pólo negativo os elétrons se ordenam

Quando retiramo-los se desordenam

E se encostarmos um pólo negativo no outro eles se repelem

Passo - 2

Considerando o ambiente elétrico do planeta, podemos estimar uma carga negativa no planeta terra de aproximadamente - 500.000 C. Calcule o número de elétrons nessa situação.

R: R= 500.000 e

Passo - 3

Calcule a força elétrica entre dois corpos puntiformes de mesma carga - 5X10-6 C e separados por uma distância de 10 km. Admita que o meio entre eles seja o vácuo.

R:

F=1 . e = - 5X10-6

C. 1.602X10-19

4πεor 0.1X102

F= -8.01X1019

ETAPA - 2

Aula-tema: Campo Elétrico

Esta atividade, que deve ser feita individualmente, é importante para você fixar os conceitos de campo elétrico e força elétrica relacionando com os fenômenos cotidianos. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo - 1

Sabendo que a carga distribuída no planeta terra é de aproximadamente - 500.000 C e considerando o planeta como uma partícula, calcule o campo elétrico a uma distância de 15m. Adote o meio como sendo o vácuo.

R:

E= F = -500.000c = 15m

qo qo

qo-500.000=15m

qo= 15

500.000

Qo= 0.033

Passo - 2

Na figura abaixo, represente as cargas elétricas negativas e as linhas de força do campo elétrico considerando-o como uma esfera perfeita.

R:

ETAPA - 3

Aula-tema: Lei de Gauss

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos relacionados com a Lei de Gauss, que descreve uma relação geral entre o fluxo elétrico resultante de uma superfície fechada e a carga no interior da superfície. A Lei de Gauss é de importância fundamental no estudo dos campos eletrostáticos

PASSOS

Passo

1

Calcule a densidade linear de cargas a uma distância de 0,5m de um fio infinito carregado que apresenta ao seu redor, um campo elétrico de 7,5 x 104 V/m.

R:

Passo 2

Calcule a densidade superficial média de carga sobre a superfície da Terra, considerando o planeta como uma esfera e a carga distribuída de aproximadamente 5 x 105

C.

R:

ETAPA – 4

Aula-tema: Potencial Elétrico

Esta atividade é importante para que você fixe o conceito de potencial elétrico, que é uma função escalar da posição e assim, descrever alguns fenômenos eletrostáticos. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo - 1

Determine a diferença de potencial entre a cabeça e os pés de uma pessoa de 1,70m, sabendo que o campo elétrico médio em torno do planeta terra é de 100 V/m.

R:

Passo - 2

Um próton é liberado de repouso em um campo elétrico uniforme de 9,0 x 104 V/m dirigido ao longo do eixo x positivo e orientado da placa positiva para a negativa. Considere que o deslocamento foi de 0,3 m na direção do campo elétrico.

Calcule variação no potencial elétrico no deslocamento de 0,3 m.

R: