Trabalho Completo Escalas

Escalas

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Categoria: Ciências

Enviado por: Paulo 14 outubro 2011

Palavras: 1574 | Páginas: 7

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am iguais então? Na teoria não, mas na pratica sim!! Todas elas têm a mesma importância, em um solo todas elas podem ser encaixadas perfeitamente, porque como vimos -em matéria de notas- não há diferença entre elas.

É muito importante deixar isso bem claro, porque muitos alunos e amigos tinham uma visão burocrática da escala, por exemplo sobre escala maior e escala menor, na verdade, na pratica não existe escala maior ou menor, ora todas as escalas são iguais, porque haveria de existir escala maior ou menor, o quê na verdade seria correto dizer é que existe escala com desenho maior e desenho menor!! Note que todas os desenhos se encaixam entre si, a idéia seria; onde termina uma escala já é o começo da outra, então elas têm uma seqüência lógica, o que é claro, facilita o estudo de visualização. No assunto campo harmônico foi dito que escalas e acordes estão juntos, embutidos em uma coisa só, por exemplo, a escala Eólia começa em A, que acorde, maior ou menor casaria com a escala?

AM ou Am, visualizando, você verá que é o Am porque não há "sustenidos" nesse acorde, portanto a Eólia têm um desenho menor, mas isso não quer dizer que é uma escala menor porque na Jônio por exemplo, se encaixa um acorde de CM, então ela seria uma escala com desenho maior, mas na Eólia, assim como na Jônio, nós temos as mesmas notas, então não há diferença em nenhuma das duas, você poderá usar qualquer escala, em qualquer base, é claro com certos critérios que serão citados aqui. No campo harmônico os graus são relacionados as escalas sendo:

Primeiro grau: Jônio

Segundo grau: Dórico

Terceiro grau: Frígio

Quarto grau: Lídio

Quinto grau: Mixolidio

Sexto grau: Eólia

Sétimo grau: Lôcrio

Será muito mais fácil primeiro a leitura da seção "campo harmônico" para compreensão desta. Agora você tem que sempre pensar nas escalas como uma unidade, temos os desenhos mas todo o bloco é importante. O que vai acontecer muito com escalas, é a mudança de região, mas tudo é feito matematicamente, nós temos o campo harmônico original, onde seria a área de estudo e onde você não encontrará sustenidos, mas veja por exemplo, o campo harmônico de G.

G é claro está no primeiro grau que é da escala Jônio, então faça a escala Jônio sair da nota G na 6 corda, e pronto você fez a transposição correta! E as outras escalas vão andar proporcionalmente! no campo já estarão escritas as posições, mas você pode fazer isso usando a lógica, onde termina uma, começa a outra e assim por diante! As escalas não mudam de ordem, elas mudam de região, tudo matematicamente, sempre depois da Jônio virá a Dórico e depois da Dórico, Frígio e assim por diante! Por isso é muito importante decorar as escalas muito bem, para ter opções, e para não "bitolarmos" em um desenho, as trilhas por exemplo são nada mais nada menos que forma prontas de duas ou mais escalas juntas e são importantes para conhecer novas formas.

As Pentatônicas são um resumo dos Modos Gregos, "Penta" significa 5, elas são as 5 tônicas dos Modos Gregos, e cada Modo Grego têm a sua Pentatônica correspondente, e só dar uma olhada nos desenhos, e para usa-las é a mesma coisa, elas acompanham os Modos. Existe um truque para solar em "Blues", que seria o seguinte: o "Blues" têm uma sonoridade muito característica, para seguir adiante temos que entender a sonoridade, o quê torna o "Blues" tão peculiar.

O "Blues" basicamente é construído por acordes maiores, mais especificamente é só pegar os acordes do Primeiro/Quarto/Quinto graus, esses graus são todos maiores, e em qualquer campo harmônico tocando essa seqüência, você terá uma "cadência Blues"!

A particularidade do "Blues" vem de um efeito harmônico muito interessante, o "Blues" então é criado basicamente por acordes maiores, o quê caracteriza se um acorde é maior ou menor (consulte formação de acordes) seria o intervalo de terça, e temos a terça maior para acordes maiores e a terça menor para acordes menores, para ter um efeito "Blues", é tocado junto com o acorde maior a terça menor desse acorde, por exemplo, vamos pegar a tônica de um "Blues" em um campo harmônico natural, o de estudo, a tônica do "Blues" estaria no primeiro grau, C, o acorde de CM é formado pela terça maior que é a nota E, toque junto a nota Eb, que é a terça menor, pronto esse é o efeito "Blues"( Blue Note). Note que na Penta Blues a nota a mais que ela tem é exatamente o Eb!!

Mas ainda não é só isso, o que os guitarristas de "Blues" fazem é mais radical; por exemplo: um "Blues" no campo harmônico natural seria basicamente CM/FM/GM, você de cara pode solar em, Modos gregos, Pentatônicas e Penta blues na posição original sem problemas, vai ficar bem legal.

Mas para ter o efeito "Blues" realmente, pegue somente a Pentâtonica e a Penta blues e faça elas andarem 1 ton e ½ à frente da posição original!!!! Ai sim você estará solando com a sonoridade "Blues"! mas o quê foi feito na verdade?

A idéia "Blues" é você tocar em cima de acordes maiores a terça menor da tônica do "Blues" certo? Agora vejamos, o ton do "Blues" natural é C, que escala faz parte desse ton? A escala Jônio, que é claro uma escala com desenho maior, andando todos os desenhos 1 ton e ½ a frente, que escala está agora em C? Seria a Eólia que é uma escala com desenho menor!!!! Ou seja a idéia básica, que era tocar em cima de um acorde maior a terça menor se estendeu para onde havia uma escala com desenho maior há agora uma com desenho menor! demais!

O quê é muito importante dizer é que quando você desloca as escalas 1 ton e ½ à frente, só use Pentas e Penta blues e esse efeito é só para "Blues"! Ou para músicas que usem o primeiro/ quato e quinto graus do campo harmônico.Então veja que linha de raciocínio simples que você pode seguir agora! Imagine um "Blues" em E. A tônica de um "Blues" é sempre um acorde do primeiro grau!! ENTÃO ESTE SERIA O CAMPO HARMÔNICO DE E. Um Blues nessa tonalidade seria formado basicamente por, E/A/B, (primeiro grau/quarto e quinto) a tônica do "Blues" é sempre o acorde do primeiro grau.

Você poderia usar a Jônio saindo de E, Modos gregos /Pentatônicas, e poderia também usar a Penta da Eólia em E, o que daria o efeito "Blues"! É o mesmo raciocínio para todos os campos! LEMBRANDO QUE, QUANDO VOCÊ PEGA A PENTA DA EÓLIA E ANDA 1TON E ½ A FRENTE, TODOS OS OUTROS DESENHOS ANDARAM PROPORCIONALMENTE! A IDEIA DE PEGAR A EÓLIA E SÓ PARA FACILITAR O RACIOCINIO.

Conclusão

Todos os desenhos de escalas são importantes. As escalas são formadas pelas mesmas notas, sendo a Jônio, Lídio e Mixolídio, desenhos "maiores" e, a Eólia, Dórico, Frígio, desenhos "menores". Lócrio desenho meio diminuto ou 5+. Efeito "Blues" é conseguido pelo deslocamento das Pentatônicas, Penta blues 1 ton e ½ a frente. Faça um estudo para decorar seqüências de acordes de diversos campos harmônicos, assim você poderá identificar mais rapidamente que campo está sendo usado por determinada musica.

"Midis" para treinar os Modos Gregos

Escolha em baixo os modos em que você quer ouvir a sua construção:

Modos Gregos |

Mixiolídio | Eólia | Lôcrio/Jônio |

Dórico | Frígio/Lídio | |

Pentatônicas |

Penta 1 Mixiolídio | Penta 2 Eólia | Penta 3 Lôcrio/Jônio |

Penta 4 Dórico | Penta 5 Frígio/Lídio | |

Tablaturas

Escolha em baixo os modos em que você quer ver a sua tablatura

Modos Gregos |

Mixiolídio | Eólia | Lôcrio/Jônio |

Dórico | Frígio/Lídio | |

Pentatônicas |

Penta 1 Mixiolidio | Penta 2 Eólia | Penta 3 Lôcrio/Jônio |

Penta 4 Dórico | Penta 5 Frígio/Lídio | |