Trabalho Completo Estágio

Estágio

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: artep974 30 maio 2013

Palavras: 4581 | Páginas: 19

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - GESTÃO

5º SEMESTRE – CURSO DE PEDAGOGIA

Estamos iniciando mais um período importante do Curso de Pedagogia, na qual através do Estágio Obrigatório, teremos a oportunidade de INTEGRAR, todo o estudo fundamentado em referenciais teóricos, com a observação em campo (in loco).

A Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório no 5º semestre contempla atividades ligadas ao trabalho realizado pelo Pedagogo no campo da GESTÃO ESCOLAR, e da PESQUISA.

A finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia, período de observação. Tempo em que o estagiário busca compreender como o pedagogo participa da gestão dos espaços educativos, de forma concreta: sua representatividade/participação no Conselho Escolar, Direção da Escola, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Organização de Projetos em instituições que ofertam educação formal e não-formal. Ainda a relação que esse profissional estabelece com o professor (docente), em sala de aula, relação com os demais funcionários da instituição, com a comunidade escolar, com os pais dos alunos, entre outros. No contexto o estágio favorece a observação e diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação de proposta de intervenção junto aos professores, comunidade, pais, alunos, ou o indicado pela equipe diretiva da escola.

As etapas previstas são sintetizadas da seguinte forma:

• Etapa 1: Observação e Caracterização da Instituição, na qual o(a) aluno(a) estagiário(a) deverá observar e analisar os elementos que caracterizam e constituem a escola.

• Etapa 2: Análise e Diagnóstico da Realidade do Trabalho Pedagógico na qual o(a) aluno(a) deverá analisar teoricamente como está organizada a realidade da instituição. Quais níveis e modalidades de ensino a instituição oferta.

• Etapa 3: Elaboração de um Planejamento Educativo na qual o(a) acadêmico(a), irá planejar um trabalho pedagógico direcionado para atender alguma necessidade da escola relacionada as atividades desenvolvidas pelo pedagogo; atividade essa escolhida ou determinada pela equipe pedagógica ou direção da Instituição.

• Etapa 4: Execução do Planejamento Educativo e Intervenção no seguimento escolhido, autorizado ou determinado pela equipe que coordena o trabalho na instituição.

Em resumo:

Figura 1. Etapas gerais do Estágio Curricular Obrigatório - Gestão nos Espaços Educativos

1. Natureza do estágio

O Estágio Curricular Obrigatório, enfocando a Gestão nos Espaços Educativos, realiza-se durante o 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção.

1.1 Dos objetivos

O Estágio Curricular Obrigatório I - Gestão nos Espaços Educativos tem por objetivo:

Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do Pedagogo.

Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano;

Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas;

Compreender a instituição como um todo, bem como as formas de gestão dos espaços na qual o estágio pode ser realizado, a partir de observação e da análise de seu Projeto Político Pedagógico;

Compreender a função e atuação do Pedagogo nos espaços de Educação Formal e Não-Formal;

Adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor;

1.2 Da estrutura, duração e desenvolvimento do estágio:

Todas as etapas previstas deverão ser desenvolvidas em uma Instituição da rede pública ou privada. A instituição deve atender o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização do estágio a instituição deverá obrigatoriamente estar devidamente autorizada e credenciada, pelos órgãos competentes e conveniadas com a UNOPAR.

A Instituição escolhida pelo acadêmico para o desenvolvimento do estágio, deverá, realizar junto à UNOPAR o seu Convênio. Sem o Convênio de Estágio entre a Instituição e a Unopar, o(a) aluno(a) ficará impedido de realizar seu estágio, ou o estágio realizado não será validado pela UNOPAR..

A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório – Gestão em Espaços Educativos, contempla um total de 100 horas (cem horas), de acompanhamento ao trabalho do Pedagogo - somando-se:

- 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo - realizadas na Instituição;

- 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

Sendo o estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não integralização da carga horária de 100 horas a ser cumprida durante o 5º semestre do curso, implica em reprovação na disciplina do referido semestre.

O estágio pode ser realizado individualmente ou em dupla, sendo que o Relatório Final é individual e deve ser inserido no Portfolio do aluno, cumprindo datas previstas pela Coordenação do Curso; sob orientação do Tutor Eletrônico.

O(A) aluno(a) deverá organizar e postar, nos prazos previstos, toda a documentação referente ao estágio com carimbo da Instituição, Assinatura do Diretor da Instituição e do Tutor de Sala.

4. Deveres do Estagiário perante a Instituição

O(A) aluno(a) representa a UNOPAR Virtual. Por essa razão, ele(a) deve:

Dirigir-se à direção da escola ou responsável solicitando permissão para desenvolver as atividades do plano de estágio;

Vestir-se adequadamente e com roupas condizentes com o local de estagio;

Ser discreto, ouvindo atentamente e manifestar-se em momentos propícios ou quando solicitados;

Respeitar rigorosamente horários e regras estabelecidas pela escola em que está estagiando, cumprir e respeitar as regras do Plano de Estágio Curricular;

Apresentar postura ética em relação às informações e às atividades da escola, evitando comentários;

Desenvolver todas as atividades programadas, respeitando os prazos estabelecidos e registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas no campo de estágio, conforme as orientações especificadas no Manual do Estagiário;

No caso de a Instituição, já ser conveniada à UNOPAR, o aluno estagiário(a), deverá realizar o Cadastro de Estágio;

No caso de a Instituição, não estar conveniada à UNOPAR, o aluno estagiário(a), deverá solicitar ao Polo que providencie a tramitação do Convênio. Após a realização do Convênio, o aluno deverá realizar o Cadastro de Estágio.

Para maiores informações acesse o link: http://www2.unopar.br/sites/estagios/fluxograma_ead.htm#fluxo_obrigatorio;

O aluno deve preencher adequadamente a Ficha de Acompanhamento de Estágio, especificando todas as atividades a serem realizadas.

Todas as atividades realizadas na Instituição, devem ser assinadas pelo Supervisor de Campo. As demais atividades deverão ser acompanhadas e assinadas pelo Tutor de Sala.

Ao final do semestre letivo, todos os documentos especificados a seguir deverão ser entregues ao Tutor de Sala no prazo estabelecido:

• Carta Aceite;

• Ficha de Acompanhamento;

• Ficha da Avaliação da Intervenção.

O(A) aluno(a) deverá encaminhar as suas dúvidas na Sala do Tutor e no Fórum de discussão.

1.4 Das Disposições Gerais

A realização do Estágio Curricular não acarreta em vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo ser obrigatoriamente cumpridos conforme os termos estabelecidos no Convênio de Estágio entre a UNOPAR e a instituição escolhida. O horário de estágio e a jornada a serem cumpridas devem ser compatíveis com o horário das Instituições Educacionais na qual o estágio é realizado, não podendo ultrapassar um total de 6 (seis) horas diárias.

Caso haja necessidade de mudança de instituição, somente poderá ser realizada, mediante autorização da coordenação do curso. Para isso, é necessário encaminhar e-mail, solicitando a troca de instituição e apresentar uma justificativa plausível, para ser analisada.

Em resumo:

Figura 2. Principais elementos para Procedimentos da Realização do Estágio.

Figura 2. Principais elementos que viabilizam os Procedimentos referentes a Realização do Estágio.

INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DO ESTAGIO

A seguir apresentamos as atividades e carga horária que devem ser cumpridas no Estágio Curricular Obrigatório referente a Gestão nos Espaços Educativos no 5º semestre. Antes de ler o passo a passo descrito apresentamos um esquema geral (sob forma de lembrete) do estágio para que você se organize.

PASSO 1 - APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA INSTITUIÇÃO

Carga horária: 04 horas

Carta de Aceite + Carta de Apresentação

• O acadêmico deverá antecipadamente, agendar horário para ser atendido na Instituição que atende Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresentando-se de forma adequada e ética. O acadêmico deverá apresentar à equipe gestora da Instituição a Carta Aceite e a Carta de Apresentação.

• O acadêmico deverá solicitar que o(a) Diretor(a) assine e devolva a Carta de Aceite. Caso o(a) diretor(a) não esteja presente, solicite a quem atender que encaminhe ao diretor, pois somente ele pode assinar esse documento.

• A Carta de Apresentação, deve ser entregue à profissional, membro da equipe gestora da escola (supervisor, diretor, pedagogo, coordenador ou outro), na qual o estágio irá ser realizado. Esse documento deverá ficar arquivado na Instituição, onde se realiza o estágio como comprovação do Convênio.

• O estagiário deverá conversar com os profissionais da instituição formalmente ou em entrevista agendada anteriormente e, solicitar informações relevantes sobre a realização das atividades de estágio. Nesse momento, as atividades realizadas pelo pedagogo da escola serão as atividades a serem destacadas. Essas atividades estarão relacionadas ao trabalho do Supervisor Escolar e Orientador Educacional.

PASSO 2

O(a) aluno estagiário (a) deverá realizar no primeiro momento Estágio de Observação na Instituição. A carga horária diária não poderá ultrapassar 6 (seis) horas diárias.

O(a) aluno estagiário (a) deverá combinar com a equipe pedagógica os dias e horários para que fique agendado a fim de evitar atrasos.

O(a) aluno estagiário (a) deverá observar todas a organização do trabalho, a rotina geral da Instituição e o Projeto Político Pedagógico com o objetivo de compreender o funcionamento da instituição.

Esta carga horária divide-se em duas atividades conforme segue:

PASSO 2 - ATIVIDADE 1

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Carga horária: 24 Horas

Observação e Caracterização dos espaços de atuação do Pedagogo - escola.

• Momento de caracterizar a escola na qual o aluno irá realizar o estágio,

• Conheça todos os níveis e modalidades de ensino que a instituição oferece;

• Na observação, participe junto com o Pedagogo da instituição (Coordenador ou Supervisor Escolar, ou Orientador Educacional) e aproveite para conhecer:

• Quais são as atribuições do Pedagogo na instituição: o que faz, em que esferas atua, que atividades planeja, realiza e avalia, diante da rotina da instituição

• Como o Pedagogo participa da gestão da instituição, em quais atividades se torna mediador, organizador, etc.

• Como é organizado o trabalho do pedagogo com os demais participantes da comunidade escolar: diretor, professores, funcionários, alunos, pais, comunidade escolar em geral.

• Na observação do espaço físico da instituição (salas de aula, sala da equipe pedagógica (pedagogos: orientação, supervisão ou outra) biblioteca, laboratórios, sala de vídeo (se tiver), quadras, refeitório, banheiros, solário, área administrativa, secretaria, sala de professores, outros) observe as possibilidades de acessibilidade – locomoção e participação do aluno com necessidades educativas especiais.

• Para concluir essa atividade de observação considere como é a organização e o funcionamento da instituição (horários, rotina da instituição, exigências, entre outros);

O(a) aluno estagiário (a) deverá conhecer o espaço físico, administrativo e pedagógico da instituição de forma geral (salas de aula, sala de apoio, biblioteca, laboratórios, banheiros, área administrativa, secretaria, sala da direção, sala do pedagogo, sala de professores, quadra de esporte, e demais espaços na qual o aluno e profissionais da escola tenham acesso ), perfil da comunidade atendida.

Ainda deverá observar como se organiza:

a) Organização do espaço/tempo - Dinâmica da rotina escolar – Valorização de Regras comportamentais, cumprimento de Calendário, Organização de turmas, Horário semanal de aulas, Intervalo – recreio, Distribuição das aulas - Disciplinas seguindo os Níveis e Modalidades de Ensino – Educação infantil, Ensino Fundamental – Ensino Médio – Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos,

b) Organização da Hora Atividade do professor para estudo, planejamento e reflexão do processo de ensino e aprendizagem, espaço adequado, falta de professores, de materiais, merenda, entre outros.

c) A forma como a biblioteca pode ser utilizada pelos alunos da escola, é uma pergunta que merece reflexão, pois os profissionais da escola, cada um valorizando a especificidade de seu trabalho, deve estimular o aluno a freqüentar a biblioteca e, dela utilizar com curiosidade, o grande acervo disponibilizado ao aluno.

2) O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como ocorre a gestão administrativa e pedagógica da Instituição verificando como são aplicados ou aproveitados os recursos que a instituição recebe ou dispõe; Observação da democratização das Relações de Poder, inclusive através da efetivação da Eleição de Diretores através de participação da comunidade escolar, não mais um cargo a ser preenchido por indicação. Valorização das Instâncias Colegiadas – Conselho Escolar, Fortalecimento do Grêmio Estudantil, Associação de Professores, Mestres e Funcionários,

O(a) aluno estagiário (a) deverá, durante e após a observação, registrar todas as informações coletadas no Roteiro de Observação da Instituição (ver Anexo 1).

Atividade 3- Investigação, Análise e Diagnóstico da realidade escolar

• Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano;

• Solicite ao Supervisor de Campo (a pessoa que recebe e acompanha o estagiário na escola), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Instituição. Caso a Instituição não possua um Projeto Político Pedagógico solicite outro documento utilizado pela instituição para organizar o trabalho pedagógico (ver Anexo 03).

• Em seguida, faça a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) ou outro documento da instituição, conforme o Roteiro de Análise do Projeto Político Pedagógico (ver Anexo 2).

• O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como é organizado o trabalho dos profissionais da instituição (diretor, pedagogo, professores e funcionários em geral); Elaboração ou Realimentação do Projeto Político Pedagógico – Proposta Curricular – Implementação da Proposta Curricular da escola de acordo com as políticas educacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, Conselho de Classe, Projetos. Planejamento – Plano de Trabalho Docente – Projetos, Plano de Aula, Diário de Classe - Assessoramento ao professor no planejamento, quanto a seleção de conteúdos em consonância com os objetivos expressos no Projeto Político Pedagógico. Avaliação, Recuperação Concomitante, Conselho de Classe, nível de aprovação, reprovação, evasão. Investigação sobre questões ligadas ao Ensino e Dificuldade de Aprendizagem. Formação Continuada aos professores e demais profissionais do espaço educativo, com o objetivo de contribuir para minimização da Discriminação, Preconceito, Exclusão e Respeito à Diversidade, Respeito a Inclusão.

• Após analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) seguindo os itens especificados no Roteiro de Análise do Projeto Político Pedagógico (Anexo 2), você deverá elaborar um texto que apresente, obrigatoriamente, os seguintes itens:

• Introdução expondo o nome da Instituição, a data de inauguração, endereço, números de turmas e alunos atendidos, características gerais do perfil da comunidade atendida;

• Apresentar os dados do P.P.P. deixando claro no texto qual a filosofia da Instituição ou sua linha teórica/pedagógica, seus objetivos e sintetizando os projetos de atendimento às crianças e a comunidade escolar que a instituição desenvolve.

• Trazer no seu texto contribuições teóricas de outros autores, indicando qual a análise teórica e metodológica que você faz do P.P.P. Ou seja, você deve fundamentar teoricamente a análise sustentando-se em outros autores.

• Para a elaboração dessa análise do P.P.P. é interessante que você copie alguns trechos que achar interessantes do P.P.P. para colocar no corpo do seu texto. Não se esqueça de referendar corretamente os dados colhidos no P.P.P.

• Elaborar as Considerações Finais contrapondo (ou não), as informações contidas no P.P.P. com as informações obtidas durante o período de observação.

PASSO 4

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCATIVO – Proposta de Intervenção

Carga Horária: 16 horas

Nesta etapa, o(a) aluno acadêmico (a) deverá planejar a sua proposta de intervenção de acordo com as sugestões da equipe pedagógica da instituição. Antes de planejar a intervenção o estagiário (a), deverá:

• Conversar com o Pedagogo da instituição, buscando algumas sugestões de atividade a ser planejada e realizada como forma de intervenção. Verificar sugestão de conteúdos à serem trabalhados junto aos profissionais da escola, de acordo com as necessidades. Combinar com o pedagogo(a) o tema a ser explorado no planejamento de modo a atender os conteúdos propostos, que esteja de acordo com o interesse da instituição. Apresentamos algumas sugestões: Violência na escola, Grêmio Estudantil, Família na escola, Bullyng, Diversidade, Relacionamento Interpessoal, Avaliação, Conselho de Classe, Conselho Escolar, entre outros. A proposta poderá ser indicada para suprir alguma necessidade relacionada ao trabalho do pedagogo ou professores da instituição, ou ainda aos alunos de determinada turma da instituição. Elaborar um Projeto de Intervenção com carga horária de 8 horas (oito horas), tendo carga horária diária de 4 horas.

• Planejar junto com o pedagogo, a rotina de atividades para cada dia da intervenção (2 planos de 4 horas cada um), contemplando os diferentes eixos de trabalho do pedagogo ligado a GESTÃO, previstos pelo P.P.P. da Instituição, ou o trabalho sugerido pelo(a) pedagogo(a).

• No Projeto de Intervenção o(a) aluno(a) deverá elaborar e planejar dois Planos de Aula com duração de 4 horas diárias cada, com base na temática proposta, em consonância com as necessidades da instituição. Projeto de Intervenção deverá ser registrado em arquivo próprio e ser entregue com antecedência ao pedagogo para possíveis correções ou alterações.

Nesse momento, seu tutor de sala pode auxiliá-lo. Encaminhe ainda suas dúvidas e seu projeto de intervenção ao seu tutor eletrônico, para que o mesmo possa auxiliá-lo na elaboração.

• O trabalho deverá apresentar fundamentação teórica sobre o tema. Escreva as orientações sobre como o pedagogo, pode utilizar este material contendo: os objetivos a serem atingidos, os conteúdos a serem trabalhados e a forma (descrição) de como deverá ser utilizado;

• Apresente seu projeto e a forma como pretende desenvolvê-lo, para o pedagogo responsável. Não se esqueça! Os profissionais da instituição precisam concordar com o projeto que você pretende apresentar ou executar no espaço educativo.

• A estrutura do Projeto de Intervenção deve acompanhar o seguinte Roteiro:

- Capas de abertura que designará o nome do aluno, espaço na qual realizará a intervenção e título do Projeto de Intervenção;

- Introdução: na qual apresentará a justificativa do Projeto de Intervenção especificando o que pretende alcançar com os participantes e expondo dados gerais sobre o tema combinado com o pedagogo.

- Planos de Aula da Intervenção: parte na qual o(a) aluno estagiário(a) deverá apresentar dois planos de aula respeitando os conteúdos e temática combinados com o pedagogo.

• Primeiro: Apresente, com antecedência, o seu Projeto de Intervenção para o pedagogo, para análise e correção. Ou seja, o pedagogo precisa concordar com o projeto que você pretende executar. Para produzir o seu Projeto de Intervenção há um arquivo disponibilizado denominado “Projeto de Intervenção”. Abra-o e registre seu planejamento a ser entregue na Instituição.

PASSO 5

REALIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO

Carga Horária: 24 horas

Nesta etapa, composta por 24 horas, o(a) aluno acadêmico (a) deverá realizar a intervenção de acordo com o planejado, seguindo a rotina estabelecida pelo pedagogo.

• Esse é um momento muito importante de seu estágio!

• Volte à instituição e realize a intervenção, de acordo com as possibilidades apresentadas pela instituição. Caso seja permitido, aplique o projeto que você elaborou, (com carga horária de 08 horas (oito horas), contendo duas atividades, com duração de 4 horas cada uma, com base na temática proposta, em consonância com as necessidades da instituição) respeitando o parecer do pedagogo responsável;

• Se houver possibilidade apresente a atividade aos pedagogos e professores (atividade não obrigatória). Caso a atividade seja preparada para ser apresentada em sala de aula, solicite ao pedagogo ou professor da série (se houver mais de uma turma, pode trabalhar em apenas uma turma) e realize a aplicação da atividade com os alunos, em sala de aula;

Ainda para efetivação e conclusão das atividades o(a) aluno acadêmico (a) deverá seguir as orientações abaixo:

• Apresentar a Ficha de Avaliação da Intervenção (ver Anexo 3) e entregá-la ao pedagogo para que ele avalie a atividade.

• O(A) aluno(a) deverá entregar ao pedagogo a Ficha de Avaliação a cada dia de intervenção, pois são dois planos de aula.

• Essa ficha deve ser assinada e carimbada pela escola. É importante ressaltar que, o supervisor ou orientador ou coordenador ou diretor da unidade, deve realizar a avaliação, ou seja, para avaliar o aluno estagiário, é necessário ser um profissional graduado e licenciado (pedagogia, letras, ou outra licenciatura);

• Caso não seja possível o profissional da instituição avaliar sua intervenção, solicite a presença do seu tutor de sala. Todas as atividades propostas devem ser relatadas na Ficha de Acompanhamento (ver Anexo 4). A Ficha de Acompanhamento é única e nela devem estar previstas todas as etapas, atividades, carga horária e assinaturas previstas.

• As atividades realizadas fora da instituição (elaboração do Projeto de Intervenção, elaboração do Relatório de Estágio e Amostra de Estágio) deverão constar na Ficha de Acompanhamento e ser assinadas somente pelo Tutor de Sala.

PASSO 6

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Carga Horária: 24 horas

Nesta etapa, o(a) aluno(a) deverá produzir o seu Relatório de Estágio seguindo as orientações abaixo:

• O(A) aluno acadêmico (a) deverá registrar o seu Relatório de Estágio em um arquivo específico denominado “Relatório de Estágio em Gestão dos Espaços Educativos.

• O(A) aluno acadêmico (a) deverá entregar uma cópia impressa ou em arquivo eletrônico do Relatório de Estágio elaborado para ficar arquivado na instituição.

• Elaborar o Relatório de Estágio seguindo as orientações abaixo:

a) Introdução justificando a importância do tema do seu projeto para Gestão em Espaços Educativos, expondo os objetivos do Estágio no contexto da Gestão.

b) Caracterização da Instituição: nesta parte o aluno deverá apresentar a caracterização da escola apresentando os itens colhidos no Roteiro de Observação da Instituição e no Roteiro de Análise do P.P.P.

c) Referencial Teórico acerca do tema escolhido e combinado junto ao pedagogo. Nesta parte, o(a) aluno(a) deverá realizar e registrar dados teóricos embasados em diferentes autores sobre a temática.

d) Planos de Intervenção que foi elaborado e entregue à instituição. Nesta parte o(a) aluno(a) deverá registrar o que havia planejado para cada dia e ir registrando (relato), ao mesmo tempo, o que foi vivenciado junto aos alunos durante a sua intervenção. É muito importante expor como o planejado foi vivenciado pelo(a) estagiário(a) e também pelos participantes.

e) Considerações Finais – momento de concluir as atividades apontando as aprendizagens que este estágio possibilitou para a sua formação acadêmica e profissional.

PASSO 7

PLANEJAMENTO DA MOSTRA DE ESTÁGIO

Carga Horária: 8 horas

Após a elaboração do Relatório de Estágio, planeje a sua apresentação para a Mostra de Estágio que acontecerá em seu Polo. O(A) aluno(a) deve convidar os principais envolvidos na realização do estágio: equipe pedagógica e administrativa da Instituição de ensino em que realizou a intervenção, pois esse é um momento de reflexão e de retorno à instituição que cedeu seu tempo e espaço para a formação do o(a) aluno(a).

O(A) aluno(a) deverá elaborar uma apresentação expondo as mesmas etapas para a elaboração do Relatório de Estágio: apresentação da escola e sua caracterização, o referencial teórico sobre o tema que foi o centro do seu Plano de Intervenção, os dados gerais do Plano de Intervenção e o que foi vivenciado junto aos alunos e uma reflexão final sobre a importância do estágio para a formação do futuro pedagogo(a). Concluindo a etapa, o(a) aluno estagiário (a) deverá socializar, conforme a data prevista no seu Polo junto ao seu Tutor de Sala, a sua apresentação planejada anteriormente. A finalidade é compartilhar com a turma as experiências vivenciadas durante o estágio.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Todas as atividades propostas devem ser relatadas na FICHA DE ACOMPANHAMENTO.

Caso o estágio seja realizado em dupla, é obrigatória a identificação dos componentes da dupla na ficha de acompanhamento, devendo ser preenchidas duas fichas, uma para cada aluno.

O relatório de estágio deve ser inserido no portfolio de cada aluno.. Nenhum aluno pode deixar de inserir o relatório de estágio em seu portfolio, considerando que o trabalho inserido corresponde à carga horária e à atividade de avaliação relativa ao estágio, sendo, portanto conceituada pelo tutor eletrônico.

ATENÇÃO: O TRABALHO DE ESTÁGIO É CORRIGIDO E CONCEITUADO PELO TUTOR ELETRÔNICO.

ANEXOS DO 5º SEMESTRE

ANEXO 01 - ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola:

Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( )

Horário de funcionamento: Manhã ( ) Tarde ( ) Noite ( )

Séries ofertadas:___________________________________________

Número de alunos: _____________________

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (quantas) _________

Secretaria ( )

Pátio interno ( )

Pátio externo ( )

Quadra coberta ( ) Quadra aberta ( )

Refeitório ( )

Cozinha ( )

Sanitário feminino ( )

Sanitário masculino ( )

Sanitários para professores ( )

Biblioteca ( )

Sala de vídeo e TV ( )

Sala de leitura ( )

Laboratórios ( ) especificar: ________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Outros (quais) ___________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: _____________________

_______________________________________________________________

Quadro negro ( )

Bebedouros ( )

Mimeógrafo ( )

Copiadora (xerox) ( )

Televisão ( ) quantas __________

Vídeo ( ) quantos ______________

Dvd ( ) quantos ______________

Aparelho de som ( ) quantos ______________

Computador com acesso para os alunos( ) quantos ___________________

Acesso à internet: ( ) sim ( ) não

Acervo bibliográfico adequado ao público infantil (para séries iniciais) - quantidade ( ) sim ( ) não

Outros – especificar (romances, de pesquisa, didáticos outros) _____________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Videoteca adequada ao público infantil (para séries iniciais) - quantidade de vídeos ou dvd ____________________________________________________

Outros vídeos ou dvds – especificar (romances, de pesquisa, didáticos, para didáticos, TV escola, outros) _______________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Materiais para prática de educação física (quais)

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Materiais para prática de educação artística (quais)

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Materiais didáticos (especificar): _____________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Outros (quais) ___________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

______________________________________________________________

3. PROFISSIONAIS

Número de Diretores ___________________________

Tempo de atuação do diretor nesta instituição __________________________

Atribuições do diretor:_____________________________________________

_______________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬________________________________________

_______________________________________________________________

Número de Pedagogos: ___________________________________________

Função que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra) ___________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Tempo de atuação nesta instituição __________________________________

Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição ________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Secretário (a) ( ) sim ( ) não Tempo de atuação nesta instituição ________

Formação______________________________________________________

Número de funcionários administrativos: ______________________________

Atribuições dos funcionários administrativos ___________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Número de funcionários de serviços gerais: ________________________________

Atribuições dos funcionários de serviços gerais: ____________________________

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros funcionários e atribuições: ____________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF: ( ) sim ( ) não. Atribuições: _____________________________________________________

_______________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Conselho Escolar: ( ) sim ( ) não. Atribuições: ______________________

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Grêmio Estudantil: ( ) sim ( ) não. Atribuições: ___________________________

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Outras: ( ) sim ( ) não. Especificar: _______________________________ Atribuições: __________________________________________________________

___________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Corpo docente – número de professores: _____________________________

Formação: ______________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro): número:________________________

Especificar: _____________________________________________________

Função: ________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

ANEXO 02 - ROTEIRO PARA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Utilize ao roteiro abaixo, para análise da proposta pedagógica. Para recolher os dados, consulte o projeto político pedagógico (ou proposta pedagógica). Se a escola não tiver o.documento, faça em forma de entrevista com os pedagogos ou diretores da escola. Se a escola não tiver algum item desse roteiro, coloque a observação que a escola não possui.

1- Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou proposta pedagógica possui sintonia com a LDB, Diretrizes, PCN etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a escola se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da escola....

2- Verificar se a proposta possui clareza conceitual, coerência entre diagnóstico, objetivos, ações.

3- Verificar se há viabilidade de execução da proposta.

4- Organização da escola: horário, turnos, número de alunos, distribuição de séries e turmas.

5- Formas de tratamento e ações para problemas disciplinares, normas de convivência, tratamento a ser dispensado aos pais etc.

6- Projetos desenvolvidos pela escola ou pelos professores.

7- Formas (ou projetos) de inclusão e atendimento a alunos com necessidades especiais.

8- Filosofia e princípios da escola: perfil da comunidade, fins educativos etc.

9- Organização do currículo: por disciplina, por módulo, por tema, por área de conhecimento por projetos ou outras formas; utilização de livros didáticos; propostas de interdisciplinaridade.

10- Atividades propostas: para envolvimento da comunidade, culturais, cívicas, outras...

11- Processo de avaliação: conceito de avaliação expresso na proposta, indicadores, critérios para promoção, usos dos resultados, procedimentos de recuperação, aceleração, acompanhamento individual, encaminhamento dos alunos com dificuldades; planos de adaptação, dependência (se houver), formas de recuperação;

12- Calendário: Total de dias letivos, período de férias e recesso, planejamento, reuniões, reuniões, eventos.

13- Plano de formação continuada para os professores: planos, metas, ações, propostas, recursos, outros.

14- Plano de avaliação da instituição, Avaliação Institucional.

15- Plano de ação da escola: metas, ações a serem alcançadas etc.