Trabalho Completo Estagio

Estagio

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: jojokeke 09 maio 2013

Palavras: 1186 | Páginas: 5

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - GESTÃO

5º SEMESTRE – CURSO DE PEDAGOGIA

Estamos iniciando mais um período importante do Curso de Pedagogia, na qual através do Estágio Obrigatório, teremos a oportunidade de INTEGRAR, todo o estudo fundamentado em referenciais teóricos, com a observação em campo (in loco).

A Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório no 5º semestre contempla atividades ligadas ao trabalho realizado pelo Pedagogo no campo da GESTÃO ESCOLAR, e da PESQUISA.

A finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia, período de observação. Tempo em que o estagiário busca compreender como o pedagogo participa da gestão dos espaços educativos, de forma concreta: sua representatividade/participação no Conselho Escolar, Direção da Escola, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Organização de Projetos em instituições que ofertam educação formal e não-formal. Ainda a relação que esse profissional estabelece com o professor (docente), em sala de aula, relação com os demais funcionários da instituição, com a comunidade escolar, com os pais dos alunos, entre outros. No contexto o estágio favorece a observação e diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação de proposta de intervenção junto aos professores, comunidade, pais, alunos, ou o indicado pela equipe diretiva da escola.

As etapas previstas são sintetizadas da seguinte forma:

• Etapa 1: Observação e Caracterização da Instituição, na qual o(a) aluno(a) estagiário(a) deverá observar e analisar os elementos que caracterizam e constituem a escola.

• Etapa 2: Análise e Diagnóstico da Realidade do Trabalho Pedagógico na qual o(a) aluno(a) deverá analisar teoricamente como está organizada a realidade da instituição. Quais níveis e modalidades de ensino a instituição oferta.

• Etapa 3: Elaboração de um Planejamento Educativo na qual o(a) acadêmico(a), irá planejar um trabalho pedagógico direcionado para atender alguma necessidade da escola relacionada as atividades desenvolvidas pelo pedagogo; atividade essa escolhida ou determinada pela equipe pedagógica ou direção da Instituição.

• Etapa 4: Execução do Planejamento Educativo e Intervenção no seguimento escolhido, autorizado ou determinado pela equipe que coordena o trabalho na instituição.

Em resumo:

Figura 1. Etapas gerais do Estágio Curricular Obrigatório - Gestão nos Espaços Educativos

1. Natureza do estágio

O Estágio Curricular Obrigatório, enfocando a Gestão nos Espaços Educativos, realiza-se durante o 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção.

1.1 Dos objetivos

O Estágio Curricular Obrigatório I - Gestão nos Espaços Educativos tem por objetivo:

Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do Pedagogo.

Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano;

Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas;

Compreender a instituição como um todo, bem como as formas de gestão dos espaços na qual o estágio pode ser realizado, a partir de observação e da análise de seu Projeto Político Pedagógico;

Compreender a função e atuação do Pedagogo nos espaços de Educação Formal e Não-Formal;

Adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor;

1.2 Da estrutura, duração e desenvolvimento do estágio:

Todas as etapas previstas deverão ser desenvolvidas em uma Instituição da rede pública ou privada. A instituição deve atender o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização do estágio a instituição deverá obrigatoriamente estar devidamente autorizada e credenciada, pelos órgãos competentes e conveniadas com a UNOPAR.

A Instituição escolhida pelo acadêmico para o desenvolvimento do estágio, deverá, realizar junto à UNOPAR o seu Convênio. Sem o Convênio de Estágio entre a Instituição e a Unopar, o(a) aluno(a) ficará impedido de realizar seu estágio, ou o estágio realizado não será validado pela UNOPAR..

A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório – Gestão em Espaços Educativos, contempla um total de 100 horas (cem horas), de acompanhamento ao trabalho do Pedagogo - somando-se:

- 52 horas totais em atividades voltadas ao trabalho do pedagogo - realizadas na Instituição;

- 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

Sendo o estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não integralização da carga horária de 100 horas a ser cumprida durante o 5º semestre do curso, implica em reprovação na disciplina do referido semestre.

O estágio pode ser realizado individualmente ou em dupla, sendo que o Relatório Final é individual e deve ser inserido no Portfolio do aluno, cumprindo datas previstas pela Coordenação do Curso; sob orientação do Tutor Eletrônico.

O(A) aluno(a) deverá organizar e postar, nos prazos previstos, toda a documentação referente ao estágio com carimbo da Instituição, Assinatura do Diretor da Instituição e do Tutor de Sala.

4. Deveres do Estagiário perante a Instituição

O(A) aluno(a) representa a UNOPAR Virtual. Por essa razão, ele(a) deve:

Dirigir-se à direção da escola ou responsável solicitando permissão para desenvolver as atividades do plano de estágio;

Vestir-se adequadamente e com roupas condizentes com o local de estagio;

Ser discreto, ouvindo atentamente e manifestar-se em momentos propícios ou quando solicitados;

Respeitar rigorosamente horários e regras estabelecidas pela escola em que está estagiando, cumprir e respeitar as regras do Plano de Estágio Curricular;

Apresentar postura ética em relação às informações e às atividades da escola, evitando comentários;

Desenvolver todas as atividades programadas, respeitando os prazos estabelecidos e registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas no campo de estágio, conforme as orientações especificadas no Manual do Estagiário;

No caso de a Instituição, já ser conveniada à UNOPAR, o aluno estagiário(a), deverá realizar o Cadastro de Estágio;

No caso de a Instituição, não estar conveniada à UNOPAR, o aluno estagiário(a), deverá solicitar ao Polo que providencie a tramitação do Convênio. Após a realização do Convênio, o aluno deverá realizar o Cadastro de Estágio.

Para maiores informações acesse o link: http://www2.unopar.br/sites/estagios/fluxograma_ead.htm#fluxo_obrigatorio;

O aluno deve preencher adequadamente a Ficha de Acompanhamento de Estágio, especificando todas as atividades a serem realizadas.

Todas as atividades realizadas na Instituição, devem ser assinadas pelo Supervisor de Campo. As demais atividades deverão ser acompanhadas e assinadas pelo Tutor de Sala.

Ao final do semestre letivo, todos os documentos especificados a seguir deverão ser entregues ao Tutor de Sala no prazo estabelecido:

• Carta Aceite;

• Ficha de Acompanhamento;

• Ficha da Avaliação da Intervenção.

O(A) aluno(a) deverá encaminhar as suas dúvidas na Sala do Tutor e no Fórum de discussão.

1.4 Das Disposições Gerais

A realização do Estágio Curricular não acarreta em vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo ser obrigatoriamente cumpridos conforme os termos estabelecidos no Convênio de Estágio entre a UNOPAR e a instituição escolhida. O horário de estágio e a jornada a serem cumpridas devem ser compatíveis com o horário das Instituições Educacionais na qual o estágio é realizado, não podendo ultrapassar um total de 6 (seis) horas diárias.

Caso haja necessidade de mudança de instituição, somente poderá ser realizada, mediante autorização da coordenação do curso. Para isso, é necessário encaminhar e-mail, solicitando a troca de instituição e apresentar uma justificativa plausível, para ser analisada.

Em resumo:

Figura 2. Principais elementos para Procedimentos da Realização do Estágio.

Figura 2. Principais elementos que viabilizam os Procedimentos referentes a Realização do Estágio.