Trabalho Completo Etica, Politica E Sociedade

Etica, Politica E Sociedade

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: hebertalmeida 15 maio 2013

Palavras: 1285 | Páginas: 6

Trabalho de metodologia Cientifica

Aluno: Hebert Almeida

COMO FAZER RESUMOS E RESENHAS

RESUMO

Resumir é o ato de sintetizar as ideias mais importantes de um evento. Pode ser feito verbalmente, quando, por exemplo, se narra um filme ou por escrito, quando sintetiza-se um livro, um artigo de jornal ou um relato de pesquisa.

Fazer um resumo significa fazer uma síntese. Para isto é importante extrair as idéias principais do evento a ser resumido. O resumo não pode acrescentar nenhuma idéia nova, ele tem que ser fiel ao texto original, sem acrescentar nenhuma informação ao que foi dito pelo autor do evento que se está resumindo.

Dicas para se fazer um resumo de um texto escrito (livro, artigos, etc)

1) Para fazer o resumo é fundamental que haja uma boa leitura e compreensão do material a ser resumido. Para tanto, sugere-se uma leitura com atenção às ideias principais do autor.

2) Descubra qual é a melhor estratégia para sua compreensão. Destacar (grifar, anotar) as palavras principais, as principais ideias do autor; as frases mais interessantes podem ajudar na hora de elaborar o resumo.

3) Atente-se para que seu resumo responda as seguintes questões:

- Qual a natureza do assunto (pesquisa, romance, texto jornalístico, texto histórico, relato de pesquisa, etc)

- Qual o assunto está sendo discutido pelo autor? objeto que está sendo tratado? (descrever o assunto sumariamente)

- O que o autor pretende demonstrar no seu texto?

- Quais conclusões o texto apresenta

4) Recomenda-se ainda que o resumo seja escrito em um único parágrafo e conter mais ou menos 250 palavras. Estas regras são recomendadas quando se trata de trabalhos científicos.

Contudo, em resumos feitos em aulas ou outros eventos acadêmicos, vale conferir com o solicitante como ele quer a apresentação do resumo, se há um limite de linhas ou de páginas, por exemplo.

5) Todo resumo deve conter a referência da obra consultada.

Quando se trata de um livro por exemplo, a referência deverá conter os nomes dos autores, o título da obra, local de publicação, editora e ano.

Recomenda-se usar as normas da ABNT (Associação brasileira de normas e técnicas) ou outra norma conforme a recomendação do solicitante.

LEMBRE-SE: O resumo não deve apresentar conclusões ou opiniões do leitor.

RESENHA

Resenhar é o ato de resumir e comentar uma obra ou evento. Pode-se resumir uma aula, um filme, um dvd, um texto, um livro, qualquer evento que se queira.

No contexto acadêmico, a maioria das resenhas que utilizamos é denominada como resenha critica informativa, pois contém a informação sobre o material lido e a crítica do resenhista.

A resenha começa com um resumo. Depois acrescentamos um comentário crítico. A crítica pode ser positiva ou negativa.

Quando se fala em resenha é preciso compreender que há uma diferença entre opinião pessoal e resenha crítica: na resenha crítica, os comentários tem que estar baseados em dados técnicos observados na obra. Embora na resenha critica haja opinião pessoal do resenhista, esta opinião tem que estar sustentada em informações técnicas da obra.

Ex. resenha de filmes: crítica e opinião pessoal tem que se basear nos elementos do filme: atores, figurino, maquiagem, enredo, atualidade e impacto da temática, etc. Não é necessário comentar todos os itens, pode-se selecionar o que acha mais interessante. Contudo, a crítica e opinião tem que estar fundamentadas em elementos contidos no filme. Dica; quando se resenha um filme, tem que se tomar o cuidado de não narrar o final do filme, porque isto pode desmotivar o leitor da resenha a assistir o filme em questão.

Ex. resenha de livros ou artigos: analisar dados técnicos próprios do evento. Pode-se por exemplo, depois do resumo,

- analisar as ilustrações de um livro;

-a linguagem com que o autor apresenta o assunto ( utiliza uma linguagem simples e compreensível ou uma linguagem muito difícil de compreensão, com muitos termos técnicos); - o texto é apresentado como uma revisão histórica ou se baseia em dados contemporâneos;

- o autor consegue concluir as idéias que se propôs;

- quais as implicações do texto;

- que contribuições o texto pode trazer para o leitor

Elementos que devem compor resenhas de livros ou artigos

1) Cabeçalho:

O cabeçalho é composto pelos dados bibliográficos da obra. Identifique a obra ou evento que está resenhando (livro, DVD, disco, filme, etc). No caso de livros ou artigos escritos é necessário que se coloque a referência corretamente, de acordo com a ABNT.

2) Sobre os autores:

Em seguida ao cabeçalho, Recomenda-se que na resenha faça-se um breve resumo sobre os autores da obra resenhada. Por exemplo, quando se trata de um livro ou texto científico, tece-se uma brve biografia do autor, destacando onde atua, obras anteriores, etc..

3) Resumo:

Depois, segue-se o resumo propriamente dito em que se deve resumir ideias principais da obra resenhada.

4) Comentários críticos:

Após o resumo, teça uma avaliação avaliação positiva ou negativa sobre a obra, lembrando de embasar suas críticas e opiniões em elementos técnicos da obra, como exposto anteriormente.

Lembre-se: As críticas ou elogios devem ser sempre dirigidas as ideias do autor e nunca à pessoa do autor

Cuidados com a redação de textos técnicos-científicos:

O estilo de redação de documentos técnico-científicos e acadêmicos apresenta características próprias, e se diferencia do utilizado em outros tipos de composição, como a literária, a jornalística, a publicitária. Devem ser observados alguns princípios básicos para a redação técnico-científica, os quais são especificados a seguir:

- Objetividade

Na linguagem técnicocientifica, o tema precisa ser tratado de maneira direta e simples, obedecendo-se a uma sequência lógica e ordenada na apresentação das ideias e evitando-se o desvio do assunto em considerações irrelevantes.

É importante estar atento e cuidar para que o texto escrito fique compreensível ao leitor e traduza o que o autor realmente pretende dizer.

- Coesão e Coerência

O trabalho deve ter coesão, coerência e progressão na exposição das idéias de modo a facilitar a interpretação de texto. O objetivo inicial deve nortear todo o texto. As explicações e discussões feitas no texto devem se apoiar em dados e provas e não em opiniões que não possam ser confirmadas.

- Clareza e Precisão

A fim de facilitar a leitura e o entendimento do conteúdo que se quer expor, é importante:

a) apresentar as idéias de modo claro, coerente e objetivo, conferindo a devida ênfase às idéias e à unidade ao texto;

b) evitar comentários irrelevantes, acumulações de ideias, repetição de ideias e redundâncias;

c) usar um vocabulário preciso evitando as linguagens rebuscadas e prolixas;

d) usar a nomenclatura técnica aceita no meio científico;

e) Usar preferencialmente a 3ª pessoa do singular. Exemplo: acredita-se; defende-se; argumenta-se que, etc..

MODELO DE COMO FAZER RESENHA DE FILME

a) Sinopse - Em poucas linhas deve-se dar uma idéia geral de toda a história contida no filme.

b) Resumo da história – Deve-se narrar de forma resumida a história narrada no filme, considerando a trama, os personagens e a ideia central do filme. É desejável que não se conte o final do filme para que não desestimule o leitor a assistir o filme. Contudo, quando se trata de uma atividade acadêmica, esta condição não é necessária.

c) Ambientação ou contexto - uma breve descrição dos locais onde se passam o filme: a região geográfica, o período do tempo; o contexto sociopolítico; o local, etc..

d) Personagens – O resenhista deverá destacar e comentar sobre os principais personagens do filme.

e) Curiosidades – Este item fica a critério do resenhista, podendo destacar alguma curiosidade da história, do cenário, dos atores; pode também destacar alguma flaha na gravação que tenha sido identificada.

f) Ficha Técnica - Nome do filme, data de estréia, autor u roteiro, diretor, argumento, atores principais, etc.

g) Depoimento ou comentários - Sua opinião pessoal e comentários sobre o filme, sobre os personagens; relevância do filme, etc.