Trabalho Completo Gex - Comportamento Organizacional Atividade 03

Gex - Comportamento Organizacional Atividade 03

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: scranchi 03 outubro 2013

Palavras: 1007 | Páginas: 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A pena de morte é certa ou errada? E a criação de cotas mínimas reservadas para minorias raciais entre os universitários? É bom ou ruim uma pessoa gostar de poder? As respostas a essas perguntas envolvem critérios de:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Valor

Resposta Correta: d.

Valor

Feedback da resposta: Alternativa correta: ValorOs valores representam convicções básicas que respondem a um modo específico de conduta que ocorre por meio de julgamento pessoal, apoiando-se no que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A Timberland, empresa de calçados e acessórios, estimula seus funcionários a realizarem atendimento à comunidade, pagando 40 horas por ano de trabalho voluntário para cada um. Em New Hampshire os funcionários distribuem cestas de alimentos aos menos favorecidos. O atendimento à comunidade é um VALOR importante desta organização, o que faz gerar em seu corpo organizacional:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Atitudes positivas.

Resposta Correta: b.

Atitudes positivas.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Atitudes positivas.

A Timberland ao estimular este tipo de comportamento junto aos seus funcionários, desenvolve neles atitudes positivas em relação aos serviços para a comunidade. Como o atendimento à comunidade é um valor importante nesta organização, os executivos que dela fazem parte, acreditam que o trabalho voluntário seja uma força poderosa na modelagem de atitudes.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Executivos da indústria de cigarros mudaram em relação a respeito do hábito de fumar. Durante anos, argumentaram que o cigarro não viciava e desafiaram evidências científicas dos riscos à saúde causados por este comportamento. Processos movidos contra a indústria do tabaco trouxeram à tona documentos que atestavam que essas empresas sabiam dos riscos e intencionalmente vendiam seus produtos, principalmente a menores de idade. Os executivos acabaram admitindo que o hábito de fumar é uma das causas do câncer, e que os esforços de marketing que faziam, era justamente pesquisar e estimular o fumo entre os adolescentes. Um dos executivos declarou na época: “É imoral, antiético e ilegal vender tais produtos a menores de idade”. Este caso, em relação aos executivos, ilustra:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A mudança de atitude.

Resposta Correta: b.

A mudança de atitude.

Feedback da resposta: Alternativa correta:A mudança de atitude.

Atitudes são afirmações avaliadoras que fazemos de forma favorável ou não em relação a alguém ou alguma coisa. Então refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Não são a mesma coisa que valores, mas ambos se inter-relacionam. Valor é estável e atitude não. Por exemplo, quando as propagandas querem mudar as suas atitudes em relação a algum produto. O caso dos executivos da indústria do tabaco evidencia a “mudança de atitudes” deles, ou seja, passaram a considerar o cigarro como malefício, principalmente em relação ao uso indiscriminado de jovens menores de idade. Certamente o fator motivacional que os levou a esta mudança de atitude foi a exposição pública, processos movidos e talvez até o peso na consciência.

• Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

Jane formou-se contadora no ano de 2005, em uma grande e reconhecida Universidade. Após inúmeras entrevistas com recrutadores, ainda no campus da universidade, foi contratada por uma das maiores empresas de contabilidade do país. Jane ficou muito feliz com a oferta que recebera, pelo trabalho desafiador em uma empresa de prestígio e também pela excelente oportunidade em obter valiosas experiências profissionais, e o maior salário que qualquer de seus colegas havia recebido. Jane era a melhor aluna de sua turma, era ambiciosa, articulada e esperava-se que ela recebesse este tipo de oferta do mercado. Após 12 meses de ingresso na empresa, seu empregador estava muito satisfeito com o seu desempenho, o que o fez ofertar-lhe mais benefícios referentes à prêmios e bonificações. Entretanto, a motivação de Jane caiu dramaticamente, pois nesta mesma época a empresa contratou um recém-formado, da mesma universidade de Jane, sem a mesma experiência que ela acumulou em um ano, e ainda por cima com um salário 15% maior do que o dela. Jane além de enfurecida teve seu estado de ânimo minimizado ao máximo, levando-a a pensar em buscar um outro emprego. A situação de Jane serve para ilustrar a:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Teoria Motivacional de Herzberg.

Resposta Correta: e.

Teoria da Equidade.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Teoria da Equidade.

Funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e o dos outros. O funcionário daí percebe o que se recebe do trabalho em relação ao que se dá a ele, e aí se compara esta relação com a relação de outros funcionários relevantes. Quando este tipo de comparação traz ao funcionário a percepção de que estas relações são iguais, afirma-se que há um estado de equidade, pois se compreende a situação como justa, ou seja, a justiça prevalece. Quando se percebe que as relações são desiguais, experimenta-se uma tensão de equidade. A Teoria da Equidade demonstra que para a maioria dos funcionários, a motivação é influenciada pelas recompensas relativas e/ou absolutas. O caso de Jane nos demonstra a Teoria da Equidade (tensão da equidade), pois a funcionária percebe a situação como injusta e desigual, o que gera falta de motivação em continuar no trabalho e na empresa em si.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Algumas vezes, ao tentar resolver uma questão de uma prova, parece-nos que o assunto é totalmente desconhecido; até que, depois de um pouco mais de atenção, conseguimos subitamente compreender o que está sendo solicitado. A solução do problema já estava presente, porém não havíamos relacionado adequadamente os itens para que pudéssemos compreender a questão e fornecer a resposta adequada. O mesmo ocorre no nível de nosso comportamento: muitas vezes, nos surpreendemos com algumas reações emocionais, como a ansiedade, o medo, sem que saibamos a origem desse sentimento naquela ocasião. Porém, quando observamos com maior cuidado o que está ocorrendo à nossa volta, repentinamente, conseguimos estabelecer um elo. Esses exemplos nos remetem ao conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Insight

Resposta Correta: b.

Insight

Feedback da resposta: Alternativa correta, Insight, que é a nossa capacidade de captar subitamente a relação que já existia entre dois estímulos e que não havíamos notado ainda.

Quarta-feira, 2 de Outubro de 2013 15h10min07s BRT