Trabalho Completo Logistica

Logistica

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Jeferson 24 novembro 2011

Palavras: 741 | Páginas: 3

...

al. (2000).

A preocupação com o todo levou o Global Supply Chain Forum (Fórum global da cadeia de suprimentos) a definir o Supply Chain Management [(SCM) (1998)] como a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros (LAMBERT, 1999 apud BIGATON E ESCRIVÃO FILHO, 2004).

Em face dessas mudanças, em 1998, o CLM passou a definir a Logística como a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo de armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem a ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes (LAMBERT, 1999 apud BIGATON E ESCRIVÃO FILHO,2004).

Para Faria e Costa (2007), o conceito de logística integrada consiste em aprimorar o serviço prestado ao cliente de forma que cada um dos processos e atividades logísticas não perca desempenho e o custo logístico total apurado se mantenha, ou até diminua.

Estrategicamente, quando uma empresa decide por balancear seus custos totais e o nível do serviço, deve determinar critérios de desempenho que o sistema necessitará manter, pois se alguma atividade ou processo perde desempenho, a integração logística se torna inviável. Faria e Costa (2007) afirmam que o atendimento da satisfação de um cliente cada vez mais exigente quanto ao nível de serviço normalmente gera aumento nos custos logísticos.

As operações logísticas estão diretamente relacionadas com o marketing e as vendas dos produtos fabricados por uma empresa. Se faltar produto ao consumidor no local onde ele está acostumado a comprar, a venda não acontece, diminui a satisfação do cliente o que implica perdas nas finanças da companhia.

Bowersox e Closs (2001) relacionam a responsabilidade operacional da Logística com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no local onde são requisitados, ao menor custo possível.

Na visão dos autores, os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma nação industrial e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos canais de marketing por meio do processo logístico.

Dessa maneira, a Logística torna-se responsável por uma das maiores parcelas do custo final dos produtos, superada apenas pelos materiais consumidos na produção ou pelo custo dos produtos vendidos no atacado ou no varejo (BOWERSOX; CLOSS, 2001)

Na base do moderno conceito de logística integrada, as empresas devem integrar suas operações internas como compras, gerenciamento de estoques, produção e distribuição (OLIVEIRA, 2008).

Bowersox e Closs (2001) reconhecem nessa integração um pré-requisito para o êxito dos negócios, mas defendem a necessidade de expandir essa abordagem integrada para incorporar clientes e fornecedores imediatos.