Trabalho Completo Modelo De Resumo

Modelo De Resumo

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: Tlmk 22 agosto 2013

Palavras: 804 | Páginas: 4

RESUMOS

Os resumos, segundo Marconi e Lakatos (2007), são instrumentos que permitem a um leitor selecionar obras que merecem a leitura de um texto completo. Porém, os resumos têm que conter alguns aspectos essenciais para que possam ter validade: a natureza da pesquisa realizada, os resultados e as conclusões mais importantes, de forma clara e sintetizada.

Para a realização de um resumo é necessário fazer um planejamento sistemático, ou seja, seguir alguns passos para o seu desenvolvimento: proposição, explicação, discussão e demonstração.

Primeiramente, faz-se uma leitura preliminar, para tentar entender o texto, de um modo geral.

Feito isso, o passo seguinte relaciona-se a proposição, uma tentativa de identificar a idéia central e o propósito do autor na escrita do seu texto.

O passo seguinte está relacionado com a explicação, discussão e demonstração. Trata-se de identificar e compreender as idéias, os exemplos, isto é, as partes principais em que o texto se estrutura.

Marconi e Lakatos (2007) mencionam que, conforme o caráter de um trabalho científico, três tipos de resumos são apresentados:

a) indicativo ou descritivo: tipo de resumo que utiliza frases curtas, como se fossem tópicos, cada qual correspondendo a um elemento importante da obra. Como descreve os tópicos principais de um texto, de uma obra original, não dispensa a leitura do texto, para melhor compreensão de um assunto;

b) crítico: tipo de resumo onde são informadas as idéias essenciais do texto, mas permite um julgamento, comentário sobre o trabalho. Pode ser denominado também de resenha;

c) informativo ou analítico: este tipo de resumo contém todas as informações sobre um texto e permite dispensar a leitura do mesmo. É mais amplo que o descritivo e diferente do crítico, pois não permite julgamentos ou comentários por parte do autor do resumo. Neste tipo, é permitido o uso de citações, o que não ocorre com os dois primeiros tipos. Como é um resumo mais amplo, deve ser escrito com frases coerentes, que permitam uma seqüência de idéias e não apenas enumeração de tópicos como no resumo descritivo. Utiliza-se preferencialmente a forma impessoal.

No resumo informativo salientam-se os objetivos e o assunto, os métodos, os resultados e as conclusões. Ao final, colocam-se as palavras-chave, logo abaixo do resumo. Geralmente, em trabalhos acadêmicos, os professores acabam não solicitando essas palavras-chave.

Para os trabalhos de conclusão de curso (TCC), a estruturação do resumo diferencia-se um pouco dos apresentados em trabalhos acadêmicos. É também a apresentação sintética das partes essenciais do texto, mas este texto está relacionado diretamente com uma pesquisa, não utilizando a forma de tópicos como nos resumos descritivos e nem emitindo julgamentos, como nos resumos críticos. Não permite, tal qual nos resumos informativos, citar frases ou partes de textos de autores. Limita-se a um parágrafo e nele, deve trazer as seguintes informações: objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais e conclusões pertinentes. Também pode ser mencionado o espaço e tempo em que se realizou a pesquisa.

Após o resumo, serão mencionadas logo abaixo, as palavras-chave ou descritores, que são as palavras essenciais do texto do resumo, num mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave.

RESUMOS UTILIZADOS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS – GRADUAÇÃO - TCC

O resumo deve seguir algumas especificidades:

a) incluir obrigatoriamente um resumo em português no caso de trabalhos em língua estrangeira;

b) ser redigido em um único parágrafo;

c) ter, para trabalhos acadêmicos (dissertações, teses e outros) e relatórios técnicos científicos de 150 a 500 palavras, em indicações breves de 50 a 100 palavras e em artigos de periódicos de 100 a 250 palavras;

d) ser redigido com frases completas e não com sequencia de títulos;

e) empregar termos geralmente aceitos e não apenas de uso particular;

f) expressar na primeira frase do resumo o assunto tratado, situando-o no tempo e espaço (caso o título do trabalho não seja suficientemente explícito);

g) usar preferencialmente a terceira pessoa do singular;

h) evitar o uso de citações bibliográficas;

i) ressaltar os objetivos, os métodos, o resultado obtido e as conclusões de trabalho;

j) mencionar os nomes geográficos (municípios, estado, país) ou circunscrição (região, distrito, condado), quando for necessário;

Resumos em línguas estrangeiras:

ABSTRACT (inglês)

Key-words:

RESUMEM (espanhol)

Vocablo-llave:

RÉSUMÉ (francês)

Parole-clef:

RIASSUNTO (italiano)

Parole-chiave:

ZUSAMMENFASSUNG (alemão)

Schlüssel-wörter:

A palavra RESUMO deve ser em negrito, fonte 12, letras maiúsculas, centralizada. Dá-se dois espaços de 1,5 para iniciar o texto. Não é dado o espaço de recuo da margem. O espaço entre as linhas do resumo é simples e a fonte da letra utilizada é 12, sem utilizar o negrito. Terminado o resumo, dá-se novamente dois espaços de 1,5 para colocar as palavras-chave.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Resumos. Rio de Janeiro, 1990.

BLOGOSLAWSKI, Ilson Paulo Ramos; FACHINI, Olímpio; FÁVERI, Helena Justen de. Educar para pesquisa: Normas para a Produção de Textos Científicos. 4. ed. Rio do Sul: UNIDAVI, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007.