Trabalho Completo Normas Da Abnt

Normas Da Abnt

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: Paulo 13 outubro 2011

Palavras: 963 | Páginas: 4

...

odologia da Pesquisa - Página 62 - Capítulo 2 - Editora Papirrus 2010 - 16ª Edição

Pesquisa documental: Segundo Pádua, é aquela realizada a partir de documentos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos (não fraudados), tem sido largamente utilizada nas ciências sociais, na investigação histórica, a fim de descrever/comparar fatos sociais estabelecendo suas características ou tendências, além das fontes primárias, os documentos propriamente ditos, utilizam-se as fontes chamadas secundária, com dados estatísticos, elaborados por institutos especializados e considerados confiáveis para a realização da pesquisa.

Pádua - Metodologia da Pesquisa - Página 68 e 69 - Capítulo 2 - Editora Papirrus 2010 - 16ª Edição

Pesquisa bibliográfica: Segundo Lakatos, é o tipo de pesquisa na qual o pesquisador busca em fontes impressas ou eletrônicas (CD e/ou internet), ou na literatura cinza, as informações que necessita para desenvolver uma determinada teoria.

Marconi e Lakatos - Metodologia do trabalho científico - página 49 - cap. 1 - Editora Atlas-20100-7ª edição. Revista Ampliada.

3) O que é ficha de citações?

ficha de resumo?

ficha de esboço?

ficha de comentário analítico?

4) Qual a estrutura do artigo?

Segundo Lakatos:

Pré-texto = Título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords.

Texto = Introdução, corpo do trabalho (ou desenvolvimento), método, resultado, conclusões.

Pós-texto = Referências, anexos.

Marconi e Lakatos - Metodologia do trabalho científico – página 87 - cap. 7 - Editora Atlas-20100-7ª edição. Revista Ampliada.

5) Fale sobre os métodos de abordagem de uma pesquisa.

- método indutivo;

- método dedutivo;

- método hipotético-dedutivo;

- método dialético.

6) Quais os métodos de procedimento de uma pesquisa?

7) O que é um artigo científico?

Segundo Lakatos, é um trabalho realizado a partir de uma teoria formulada e desenvolvida pelo autor. Pode ser escrito Mem um só tópico ou subdivido em partes, em função de uma ou mais variáveis que gravitam em torno da teoria formulada ou que influem sobre a mesma.

Marconi e Lakatos - Metodologia do trabalho científico - página 27 - cap. 1 - Editora Atlas-20100-7ª edição. Revista Ampliada.

8) Quais as normas para referências e citações e qual a mais utilizada no Brasil?

Segundo Júnior, há duas formas citadas hoje no Brasil para a apresentação de referências bibliográficas e trabalhos acadêmicos: ABNT e Chicago, sendo a primeira a mais utilizada.

Ferrarezi Júnior; Celso - Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese (Celso Ferrarezi Júnior – São Paulo: Contexto. 2011. Página 127.

9) Descreva como se faz o planejamento de uma pesquisa.

Segundo Pádua, o desenvolvimento da pesquisa envolve quatro momentos marcantes, cada um com seus desdobramentos e especificidades:

Etapa I – O projeto de pesquisa

Etapa II – A coleta de dados

Etapa III – A análise dos dados

Etapa IV – A elaboração escrita

Pádua, Elizabete Matallo Marchesini – Metodologia da pesquisa: Abordagem técnica-prática. Página 38. Editora Papirus. 2010. 16ª edição.

10) Diferencie pesquisa quantitativa e qualitativa.

Segundo Júnior, quantitativa é a quantificação que se faz dos dados obtidos na qual o número dos sujeitos participantes, as médias e as percentagens resultantes serão dispostas sobre a forma de tabelas e gráficos. Qualitativa é a análise que se faz dos conteúdos resultantes da coleta dos dados. Para isso, o pesquisador pode se valer dos métodos fenomenológicos ou hermenêuticos

Martins Júnior, Joaquim – Como escrever trabalhos de conclusão de curso. Página 82 e 13. Capítulo 2. Editora Vozes. 2009. 3ª edição.

ANEXOS