Trabalho Completo Organização Dos Espaços Educativos Educação Infantil

Organização Dos Espaços Educativos Educação Infantil

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Língua Portuguesa

Enviado por: gracigomes 21 setembro 2013

Palavras: 1877 | Páginas: 8

Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

La vem a Primavera exibindo suas flores .

“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.

JUSTIFICATIVA:

As plantas são importantes para o homem e animais, por esse motivo, é necessário despertar em nossas crianças o amor à natureza e a necessidade de preservá-la.

Todos nós compreendemos a importância de se trabalhar questões ambientais com os nossos alunos. Não apenas como conteúdo didático, mas como elemento integrante da formação social do educando, neste sentido este projeto parte das experiências vivenciadas durante a primavera com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVO :

Despertar o interesse pela preservação da natureza.

-Interessar-se por arte, respeitar todas as criações, compartilhar idéias.

-Utilizar a literatura como recurso para a manifestação artística, intelectual e cognitivo através de pinturas, e desenvolver brincadeiras .

-Desenvolver habilidades manuais, estimular a criatividade e a percepção; treinar a coordenação. Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, texturas.

-Interagir o tema com as matérias:

Ensino da Lingua Portuguesa

Conhecer e reconhecer o alfabeto;

Identificar os desenhos e as palavras.

Ensino das Artes

trabalhar pintura , recorte e colagem

Trabalhar cores , explorar formas

Ensino da Educação Física Escolar

Brincadeira Cabo de Guerra , expressar coordenação motora, e expressão corporal com o tema da canção “A Linda Rosa Juvenil” (Pequerruchos)

METODOLOGIA:

Vídeo “ A Linda Rosa Juvenil” do grupo Os Pequerruchos, disponivél em www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s.

Ensino da Lingua Portuguesa

Trabalhar as escrita usando as palavras;

Trabalhar a oralidade usando a música;

Ensino das Artes

Conhecer cores e formas geométricas referente a musica

conhecer a semelhança e diferença das texturas das

Ensino da Educação Física

Trabalhar expressão corporal através da brincadeira

Expressar sentimentos e coordenação motora através de gestos da brincadeira(bater palmas, pular de alegria)

DESENVOLVIMENTO6

Para dar início a atividade o professor usará um video " A Linda Rosa Juvenil" do grupo Pequerrucho. As crianças assistirão esse video onde mostrara (..que a rosa vivia sempre feliz , com muitas cores , e sempre a cantar.....) e após o termino , expor a importância das flores na natureza e seu desenvolvimento ,conhecer as diferentes formas , cores e texturas . o que ela significa para todos nóis , os alunos serão divididos em três(3) grupos , onde cada grupo irá realizar as atividades que serão aplicadas em sala, e em seguida será realizado rodízio dos grupos , onde o objetivo é que todos os grupos passem nos demais espaços relativo ao tema .

O tempo para realizar cada atividade é de 50 minutos, , e o intervalo para o rodízio dos grupos é de 10 minutos .

1º Espaço : Ensino da Lingua Portuguesa :

Receberão os materiais para desempenharem a atividade , lápis de cor , lápis preto, borracha , e a folha de atividade .

Na atividade será trabalhado a palavra “PRIMAVERA”

terá que identificar qual letra começa a palavra primavera , o quantidade de letras , numero de sílabas , preencher o quadradinhos com cada sílaba da palavra.

Por fim observando a palavra “ Primavera” deverão identificar e escrever qual nome podemos falar.

2º Espaço : Ensino da Educação Física

Brincadeira cabo de guerra “ o Cravo e a Rosa” .

Material, Corda, pedaço de pano ou fita, vareta

Divida os participantes em duas equipes, sendo a equipe “Cravo” e a equipe “Rosa” , procurando equilibrá-las em número e força. Marque o centro da corda com um pedaço de pano ou fita de modo, posicionando-o sobre uma marcação no chão que pode ser feita com uma vareta ou giz.

Com os integrantes enfileirados a, cada equipe deverá puxar uma das pontas da corda. Não se esqueça de deixar um espaço de cerca de 1,5 metro de corda livre no meio. O primeiro time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.

3º Espaço : Ensino das Artes

Receberão os materiais para realizar a atividade , papel crepom amarelo , cola , lã verde e gliter verde.

Folha para elaborarem a atividade

Os alunos receberão um desenho de uma flor de girassol ,eles deverão cortar papel crepom amarelo em vários pedacinhos , logo em seguida com as pontas dos dedos , formarão bolinha , em seguida irão colar nas pétalas da flor , amassar os pedacinho trabalharão recorte de papel crepom amarelo para colarem o miolo da flor também receberão um pedaço de lã verde e irão colar ao redor do cabo e das folhas , preencher as folhas com gliter verde.

AVALIAÇÃO:

A Avaliação ocorrera em todos os momentos .

REFERÊNCIAS:

Livro “ Avaliação e ação docente” autora(s) Sandra Regina dos Reis Rampazzo ; Cristina Bonafini Steine; Edilaine Vagula – Editora Pearson.

Livro “ Ensino da Língua Portuguesa” autora, Juliana Fogaça Sanches Simm – Editora Pearson,

Livro “ Ensino da Educação Física Escolar” autor , Orlando Mendes Fogaça Junior – Editora Pearson;

Livro “ Ensino das Artes nos anos iniciais” autora, Laura Célia Sant’ Ana Cabral Cava – Editora Pearson.

Vídeo “ A Linda Rosa Juvenil” do grupo Os Pequerruchos, disponivél em www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s.

docemagiaemensinar.blogspot.com/2009/09/projeto-primavera.html

www.ecofuturo.org.br/

-----------------------

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA

Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Plano de Aula para o 2° ano do ensino fundamental

Ao se planejar e organizar o espaço escolar é imprescindível considerar o aspecto da diversidade presente na escola que deve procurar atender as diferenças dos educandos promovendo a liberdade de expressão e de movimento, autonomia, cooperação e interação, itens indispensáveis a formação da criança.

A forma como os espaços estão organizados comunicam as ideias e as concepções que permeiam o pensamento de quem os idealizou, projetou ou organizou, e podem libertar a alma, o pensamento para o desenvolvimento ou embotá-lo. (SILVIA PERRONE, 2011)

Refletindo sobre o espaço escolar devemos pensar e agir para o bem da escola para que seja rica em possibilidades de interações humanas e que se permita a troca de saberes e o livre expressar das ideias, concepções e visões de mundo contidas nos sujeitos que a habitam.

“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.

Turma do 2° ano do ensino fundamental apliquei as disciplinas de:

- Artes:

- Educação Física:

- Português:

Aula de Artes – 2 aulas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde e à saúde coletiva. Os alunos foram nomeando as partes do corpo. A escrita através de sílabas recortadas e coladas permite associar a escrita com a leitura. Facilitar a decodificação.

CONTEÚDOS

Noção Corporal

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Compreender sua autonomia física; Aumentar suas possibilidades de desenvolvimento motor e psicomotor; Aprender a observar, imaginar, ordenar, interpretar; Desenvolver capacidades de aprendizagem de formas significativa e funcional.

MATERIAIS UTILIZADOS

Tesouras, Recortes em EVA com partes do corpo humano, Recortes de revista de pessoas. Recortes de palavras cortadas em silabas, folha Sulfite.

AVALIAÇÃO

A avaliação foi concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento da criança é focalizado em seus múltiplos aspectos, desenvolvimento este, que é pessoal e cujo ritmo deve ser respeitado; O processo de avaliação deverá implicar na aceitação do educado com suas possibilidades de realização, sem a preocupação de enquadrá-lo em modelos rígidos pré-estabelecidos;

Inicialmente mostra-se um cartaz onde aparece o corpo humano, suas partes e até o esqueleto. Mantém-se diálogo com as crianças permitindo que as mesmas façam suas perguntas; Com partes do corpo recortadas em EVA, pedi que as crianças montassem seu corpo humano na folha sulfite que foi distribuída a elas. Cada criança colou as partes montando o corpo, depois distribui as silabas para que elas nomeassem as partes do corpo. A aula foi bem divertida e todos participaram.

Aula de Educação Física – 1 aula

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os Alunos executaram atividades lúdicas, vivenciando noção de espaço, lateralidade, identificação de cores e espaço físicos dentro da sala de aula. Participaram das atividades demonstrando iniciativa e companheirismo

CONTEÚDOS

Grupo 1 - Vivo ou morto – Os alunos estarão reunidos com o professor na quadra, e ao sinal de comando do mesmos agacharão (morto) ou levantarão (vivo)

Grupo 2 - Pique Tá em Dupla – Os alunos estarão de mãos dadas formando duplas. Os pegadores que estarão na mesma formação. A dupla que for pega passará a função de pegador.

Grupo 3 - Identificação de Cores – Os alunos estarão reunidos num lado da sala, enquanto que bambolês com cores diferenciadas estarão do outro lado. O professor falará uma cor e os alunos correrão e, direção ao bambolê correspondente.

Grupo 4 - Pique Tá Com Bola de Meia – O aluno pegador estará de posse de uma bola de meia e tentará pegar um outro aluno encostando a bola de meia e conseqüentemente lhe passando a função de pegador. Caso necessário há possibilidade de aumentar o número de pegadores.

Grupo 5 - Chicotinho Queimado – Os alunos estarão sentados em círculo no meio da quadra. Um aluno estará fora do círculo de posse de uma bola com a finalidade de deixar a bola atrás de um dos colegas do círculo. Este aluno escolhido pegará a bola e tentará pegar o outro aluno antes que ele sente em seu lugar.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Integrar o aluno ao meio social, adquirir hábitos de relações interpessoais, desenvolver a comunicação verbal e não-verbal, descobrir e vivenciar atividades lúdicas, desenvolver adaptação emocional, desenvolver consciência corporal e dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do aluno

MATERIAIS UTILIZADOS

Bambolês, Bola e Bola de meia.

AVALIAÇÃO

A turma foi divida em grupos e cada grupo participou de uma brincadeira, no final foram distribuídos pirulitos para todos pela bela participação.

Aula de Português – 2 aulas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer as características do gênero textual “cantiga”.

CONTEÚDOS

Linguagem Oral e Escrita

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Cantiga

MATERIAIS UTILIZADOS

Cartolina, letras musicais de cantiga de roda; Cd; revistas, cola e tesoura.

AVALIAÇÃO

Os alunos devem conhecer algumas cantigas que os pais cantam para eles.

Conversei com os alunos sobre o gênero textual “cantiga”.

Pedi que trouxesse de casa alguma cantiga escrita ou em CD para apresentarem aos demais colegas.

Escutem as músicas trazidas ( no CD) e, em seguida, brincamos juntos com cada cantiga de roda trazida para sala de aula.

Demos outros exemplos de cantigas que conhecíamos.

Pedi aos alunos que elaborem cartazes com as letras das cantigas trazidas.

Dividi os alunos em grupos a fim de que ilustrem os cartazes com recorte e colagem de figuras de revista.

Expomos as criações em murais da sala de aula.

REFERÊNCIAS

Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2012.

Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2012.

TEXTO: A importância da organização do espaço escolar no processo educativo. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2012.

Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2012.

-----------------------

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA