Trabalho Completo PROJETO MULTIDISCIPLINAR

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: NadiaPassos 01 julho 2013

Palavras: 2277 | Páginas: 10

NÁDIA NAZARÉ DOURADO PASSOS RA 382149

GERSON DO NASCIMENTO CUNHA RA 370124

ANDREZA SILVA DE SÁ RA 363342

DJALMA RIBEIRO DE SOUZA RA 380671

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Irecê, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Maria Arley Lobo.

IRECÊ/BA

2013

RESUMO

Este trabalho visa mostrar o desenvolvimento da Loja A Brasileira, uma das maiores lojas varejistas que trabalha com foco em vendas de produtos para as classes populares do Brasil, através de sua loja estrategicamente localizada no centro do munícipio de Irecê, região metropolitana do interior, localizada há 500 quilômetros da capital da Bahia.

O trabalho está subdividido em estudo teórico sobre projetos na área de Recursos Humanos, incluindo assuntos sobre Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Psicologia organizacional e Relações sindicais e Negociações Trabalhistas.

Mostraremos neste trabalho, todos os resultados alcançados após a aplicação de projetos direcionados na organização, seus colaboradores e seus clientes. Estaremos descrevendo ainda, de maneira simples as principais conclusões e também os problemas encontrados na organização escolhida pela equipe assim como possíveis soluções com o objetivo de melhorar seu o desempenho.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 6

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 0

4. SITUAÇÃO GERAL 0

5. OBJETIVOS 0

6. METODOLOGIA 0

7. ANÁLISE E INTERPREÇÃO DE DADOS 0

CONSIDERAÇÕES FINAIS 0

REFERÊNCIAS 0

ANEXOS 0

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do presente trabalho tem como objetivo demonstrar o processo que envolve o departamento de Recursos Humanos da empresa escolhida, a Loja A Brasileira Ltda., através de uma análise de reconhecimento do seu papel na organização, pela forma clara dos processos descritivos, ao ponto de atingir todos os requisitos solicitados pelo PMA - Projeto Multidisciplinar de Auto-Aprendizagem

Com o objetivo de esclarecer todos os requisitos da área de Recursos Humanos, demonstra-se que a empresa está ligada através do nível de avaliação de competências do trabalho e responsabilidade pela infra-estrutura oferecida aos colaboradores, para que os mesmos possam desempenhar suas funções, logo na sua contratação

A empresa Loja A Brasileira, em seu propósito, considera de extrema importância, proporcionar aos seus clientes satisfação e um atendimento de excelência, assim como um ambiente satisfatório, com isso torna-se uma empresa de qualidade, e tem como objetivo mostrar que é possível atuar no mercado de trabalho.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Por meio de uma pesquisa efetuada pelo grupo de estudo, foi possível realizar um diagnóstico organizacional na Loja A Brasileira, no setor de gestão empresarial, que é responsável pelo controle de processo de vendas, metas, qualidade da empresa, entre outros. O diagnóstico tem como objetivo detectar possíveis fatores limitantes da eficácia da empresa, analisando a estrutura da organização visando o reconhecimento de suas potencialidades e dificuldades, os pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças, discutindo e sugerindo alternativas de ações e implantação de soluções sanando seus problemas, para o melhor desempenho da empresa.

Através das questões mencionadas, justifica-se a importância de se realizar esse diagnóstico organizacional para ter uma ampla visão das melhorias a serem realizadas na empresa, visando o aumento qualitativo e quantitativo em seu desempenho promovendo satisfação para os seus clientes.

O diagnóstico é uma ferramenta essencial na administração estratégica para o desenvolvimento e crescimento da empresa, onde através dele é possível analisar e solucionar problemas de administração estratégica, melhorando os resultados e criando situações para o alcance da qualidade e do sucesso.

É indispensável para os futuros gestores em recursos humanos o aprendizado sobre diagnóstico que é necessário para o entendimento organizacional e estratégico da empresa, o que justifica este trabalho.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Utilizando os conceitos de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, este projeto realizou uma análise detalhada da empresa, buscando com a implantação desses recursos, melhorar o funcionamento organizacional da empresa.

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

Há algum tempo a área de recursos humanos passou de um simples departamento de pessoal, para uma organização em constantes mudanças, oferecendo sustentação em sua implantação.

Alguns desafios da gestão de pessoas são sobre o profissional completo, que colabore inteiramente com a empresa, capaz de ter uma visão ampla, olhar pra fora da empresa. Segundo CHIAVENATO (2011), este tipo de gestão tem como base três aspectos fundamentais:

1. As pessoas como seres humanos;

2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;

3. As pessoas como parceiras da organização.

A importância desde conceito no mercado de trabalho hoje esta em evidencia, e está ligado à gestão de mudanças, sugerindo uma ideia de inovação constante, considerando conceitos de uma moderna gestão de pessoas.

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Loja a Brasileira Ltda, situada à Rua Augusto Pereira Nunes, 101, centro da cidade de Irecê, interior da Bahia, sociedade limitada, no ramo de vendas, voltado para atender as necessidades dos clientes de toda a região.

Uma empresa de origem familiar, conta hoje com um quadro de 200 colaboradores comprometidos com o desenvolvimento e sucesso da empresa.

3.1 HISTÓRIA

A Empresa analisada foi fundada em 2003, pelo casal Sr. José Carvalho e Srª Maria Machado, moradores da cidade de Irecê, interior da Bahia, situada ha 500 quilômetros da capital baiana. A Loja A Brasileira se destacou logo no mesmo ano, devido carência na cidade de lojas desse segmento de vendas de produtos como os artigos de decoração, mas principalmente pelas vendas de aparelhos de telefones e eletroeletrônicos. Com o crescimento das vendas, dona Maria, observou um risco no bom atendimento na loja, e iniciou assim o processo de recrutamento de funcionários. Com amplo atendimento, e aumento significativo das vendas, A Loja A Brasileira, se manteve em destaque no comércio local, até os dias de hoje. A empresa cresceu, com o olhar inovador, responsável e compromisso com a satisfação dos seus clientes e colaboradores.

3.2 MISSÃO, VALORES E PRINCÍPIOS:

Missão: Ser uma Empresa de constante atuação no mercado, sempre inovadora que visa sempre o a qualidade no atendimento e satisfação do cliente.

Valores: As pessoas são a força e a vitalidade de nossa organização.

Princípios:

1. Respeitar o ser humano;

2. Ser responsável pela satisfação e felicidade do cliente;

3. Trocar experiências na busca do aprendizado;

4. Demonstrar preocupação com o próximo;

5. Mostrar utilidade para a sociedade;

6. Ser sempre harmonioso para manter a ordem;

7. Beneficiar através da honestidade.

3.3 PRODUTOS E SERVIÇOS:

A Loja A Brasileira possui um mix de produtos formados por vários setores, onde podemos comprar brinquedos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, relógios, acessórios para decoração, telefones e aparelhos celulares, produtos diversos para saúde e beleza, entre outros. A empresa também oferece Serviços de Entrega em topo o País. Tudo com qualidade e pelo menor preço e ótima forma de pagamento.

Outro serviço disponível é a Garantia A Brasileira, que protege o seu produto por 12 ou 24 meses além do prazo de garantia do fabricante, período em que o produto está mais sujeito a defeitos.

4. SITUAÇÃO GERAL

A Loja A Brasileira, busca estar a frente, diversificando de forma estratégia e pioneira suas vendas. O seu faturamento vem crescendo e oferecendo mais solidez aos negócios e a novas perspectivas de desenvolvimento, conseguindo criar um ambiente de ações que visam ao bem-estar comum, criando valor para clientes, colaboradores.

No inicio de sua implantação, a Loja A Brasileira era composta de dois funcionários, que eram os seus fundadores e proprietários. No final de 2010, a Loja, já tinha nova sede, mais ampla e com espaço para maior disponibilidade de mercadorias para atender a necessidade consumo da população ireceense e com mais de 150 colaboradores. Nos últimos anos, a empresa acelerou o processo de expansão, de forma hoje dispõe em seu quadro mais de 200 colaboradores diretos e indiretos.

5. OBJETIVOS

6. METODOLOGIA

O grupo de trabalho, escolheu e decidiu desenvolver este projeto com a Loja A Brasileira, por ser uma empresa que cresceu rapidamente no mercado e possui um quadro de colaboradores amplo para a realidade do município. É uma empresa que se preocupa em vender produtos de qualidade, oferecendo um bom atendimento, para que seus clientes sintam-se bem enquanto adquirem produtos que atendam suas necessidades.

Por avaliarmos que a Loja A Brasileira, trata-se da maior loja do comércio da cidade, entendemos que uma organização não pode se desenvolver e se destacar sem a peça fundamental do funcionamento da empresa, que é o seu colaborador. Ao percebermos isso, resolvemos realizar uma pesquisa de clima organizacional com todos os colaboradores da empresa para avaliarmos a estrutura e orientarmos as adequações pertinentes ao setor de RH.

A pesquise de clima organizacional, auxilia na avaliação do grau de satisfação dos colaboradores sobre os diferentes aspectos da realidade da organização: como o modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, relacionamento, identificação com a empresa, benefícios, salários e outros.

Tivemos acesso á bastantes materiais e coletamos os dados suficientes para elaboração deste projeto. Realizar este trabalho foi muito gratificante pois concluímos que a empresa deve sempre buscar melhor atendimento aos seus clientes, fornecer sempre produtos de qualidade, mas também deve promover satisfação e qualidade de vida aos seus colaboradores, que são os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento de uma organização.

7. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

Nome fantasia da empresa: Loja A Brasileira

Ramo de atividade: Varejo de eletrodomésticos.

Produtos comercializados: Eletroeletrônicos, Brinquedos, DVD´s, Saúde e Beleza, Informática, Utilidades Domésticas, Telefonia, Esporte & Lazer, Cama, Mesa e Banho.

Principais fornecedores: Os principais fornecedores da Loja A Brasileira são: Arno, Britânia, CCE, Consul, Dako, Epson, HP, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Tramontina, Wahl, Walita.

Público alvo: Classe Baixa e Média.

7.1 GESTÃO DE PESSOAS

Todos os colaboradores são informados sobre sua posição, objetivos e funções. No período de seleção, não são expostas de maneira detalhada as expectativas de crescimento e plano de carreira, o que demonstra que a empresa não oferece essa vantagem ao colaborador.

A área de Recursos Humanos é um pouco limitada no cotidiano da empresa. Os colaboradores são avaliados diariamente pelos seus lideres. Existe um programa de avaliação dos colaborados, porém não há um momento onde são colocados todos os problemas e soluções, para que seja apresentado feedbacks para o desenvolvimento adequado de cada colaborador.

7.2 RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

A Loja A Brasileira trabalha com horas extras, que são pagas ao colaborador quando o mesmo ultrapassa sua jornada de trabalho. Porém, a empresa necessita participar e promover maios reuniões com o sindicato, para definir acordos para o bem-estar do colaborador.

7.3 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A organização conta com o apoio da CIPA e do departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, visando a saúde dos colaboradores. Por se tratar de uma loja de varejo, não são grandes os riscos e não há necessidade de usar Equipamentos de Proteção Individual.

O problema mais importante detectado, é que a empresa não oferece plano de saúde aos seus colaboradores, mesmo havendo a necessidade de um cuidado com as equipes de colaboradores que trabalham muito tempo em pé e alguns fazem esforços, correndo o risco de terem dores e ficar em uma posição desconfortável ou inadequada durante alguma tarefa.

7.4 TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

A Loja A Brasileira, não possui um plano de cargos e salários, dificultando ao colaborador a oportunidade de fazer seu papel dentro da organização e buscar a cada dia uma posição melhor, de acordo com seus requisitos, apesar de cumprirem suas tarefas com total dedicação e responsabilidade.

O Contrato de Trabalho deixa exposta a jornada de trabalho e de como as horas excedentes serão pagas ao colaborador.

Os colaboradores da empresa, não recebem qualquer tipo de beneficio aditivo ao salário mensal, tais como gratificações, vale transporte e alimentação ou comissões por metas.

Ao fazer um desligamento, a organização se preocupa em cumprir com todos os ritos legais desse processo, e sempre assistida pelos órgãos competentes, para que não haja problemas futuros para a empresa.

7.5 TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Quando necessário, a empresa busca um recrutamento externo, na qual utiliza de um banco de currículos e consultorias de agências de emprego.

Dentro do processo de seleção, são aplicados testes psicológicos e testes para avaliar o potencial dos candidatos, como: teste de raciocínio lógico, conhecimentos gerais, português, matemática, questões pessoais e uma redação.

E de uma etapa a outra, um número de candidatos são eliminados e a lista dos aprovados para a fase seguinte deverá ser afixada em local pré-determinado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar de Auto-Aprendizagem foi de extrema importância para o Grupo que adquiriu bastante conhecimento, pois mostrou de maneira clara como interage e funciona o Setor de Recursos Humanos de uma empresa.

A empresa LOJA A BRASILEIRA, tem como estratégia de crescimento a qualidade na venda de produtos, atendimento de excelência, tendo uma preocupação com a satisfação do cliente. Mas para isso, é necessário estar atento, com o colaborador que se dedica a executar essa função. A empresa possui uma boa relação com sua equipe de trabalho, mas ainda falta o compromisso com o bem estar, com o reconhecimento financeiro e psicológico que contribui diretamente na qualidade de vida de cada um dos seus colaboradores. A valorização do profissional merece destaque e atenção em toda organização.

Sendo assim, é importante destacar que existindo na empresa o Setor de RH, funcionando corretamente, torna-se mais fácil o contato com seu colaborador, assim como identificar as falhas que promovem insatisfação na equipe. Sugerimos que além da Loja A Brasileira, toda empresa mantenha sua equipe de trabalho motivada, pois o colaborador é peça fundamental dentro de uma organização.

REFERÊNCIAS

LIMA, Francisco Meton Marques. Elementos de direito do trabalho. 13. Ed. São Paulo: LTr, 2010.

LACOMBE, F. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. 6. Ed. São Paulo: LTr, 2010.

SALIBA, Tuffi Messias. Curso básico de segurança e higiene ocupacional. 3. Ed. São Paulo: LTr, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.