Trabalho Completo Planejamento, Programação e Controle De Produção

Planejamento, Programação e Controle De Produção

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Maria 30 dezembro 2011

Palavras: 1851 | Páginas: 8

...

ponsáveis pelo oferecimento dos serviços especializados, sejam de organizações como bancos, hospitais, escolas, comércio em geral e outros, ou de profissionais liberais, como advogados, contabilistas e outros. Elas representam uma participação menor no Produto Nacional Bruto, mas sobrepujam de longe a quantidade de primárias e secundárias.

RESPOSTA: LETRA C

QUESTÃO 5 Tema 2

Por meio da inter-relação com a área de engenharia industrial é que o PCP consegue programar materiais e matérias-primas a serem obtidos no mercado fornecedor, pelo órgão de compras, e estocados pela área encarregada dos suprimentos. Esse intercâmbio é feito de maneira que a área de engenharia industrial permita prover as áreas produtivas de tudo o que é necessário para atingir os objetivos constantes do planejamento.

a) Informação correta. Basta apenas acrescentar que a área de engenharia também programa o funcionamento das máquinas, fornecendo boletins de operações para atuação do controle quanto à qualidade e à flexibilidade.

b) Informação parcialmente correta. A área de engenharia industrial trata dos materiais e matérias-primas apenas quando é responsável também pelos suprimentos e compras. Neste caso, cabe a esse setor fornecer e receber do PCP informações que permitam o planejamento e o acompanhamento das atividades produtivas rumo aos objetivos desenhados.

c) Informação incorreta. Quem programa o funcionamento de máquinas e equipamentos é o PCP, baseando-se em boletins de operações fornecidos pela engenharia industrial. A inter-relação do PCP com a área de suprimentos e compras é que permite a este programar a aquisição e estocagem de materiais e matérias-primas.

RESPOSTA: LETRA C

QUESTÃO 8 Tema 3

Ainda em relação a projeto de produção, aquele que fornecerá à empresa uma visão ampla de todo o conjunto do sistema de produção da empresa, pode-se afirmar que:

a) Ele define como o sistema de produção funciona e quais as suas dimensões, possuindo validade de curto prazo. A cada mudança, como a aquisição de novas máquinas ou novas tecnologias, um novo projeto deverá ser elaborado.

b) Ele define como o sistema de produção funciona e quais as suas dimensões, sendo definitivo e permanente, uma vez que todas as mudanças e atualizações do sistema produtivo devem constar desse projeto. Caso contrário, haveria paralisações e interrupções no processo produtivo.

c) Ele define como o sistema de produção funciona e quais as suas dimensões, sendo relativamente permanente, sofrendo poucas modificações no curso do processo produtivo. Se houver alterações nesse processo, o projeto de produção também sofrerá ajustes.

RESPOSTA: LETRA C

QUESTÃO 7 Tema 4

A capacidade de produção é um dos fatores determinantes do plano de produção, pois constitui o potencial produtivo da empresa, podendo ser fator vantajoso ou restritivo, dependendo de suas condições ao longo do tempo. Por isso, o plano de produção deverá sempre se voltar para o volume máximo de produção possível, já

que o volume ideal - que seria o nível adequado de atividades que permita o máximo de lucratividade com o mínimo de custos - é inalcançável.

a) Concordo plenamente com esse trecho. Tanto a primeira parte está correta quanto a segunda, já que a capacidade de produção se torna um fator determinante quando está em seu potencial máximo de atividades.

b) Concordo apenas com a primeira parte do trecho, que diz respeito à capacidade de produção como fator determinante, com vantagens e restrições. Já a segunda parte está errada, pois nem sempre o volume máximo de produtividade corresponde ao ideal, e o plano de produção tem de lidar com esses dados muito bem, na direção de atingir os objetivos propostos.

c) Concordo apenas com a segunda parte do trecho apresentado. A primeira parte está equivocada, já que a capacidade de produção é um fator imutável ao longo do processo produtivo e não um fator determinante que oscilaria ao sabor das circunstâncias.

RESPOSTA: LETRA B

QUESTÃO 4 Tema 5

No âmbito do plano de produção, para realizar plenamente o PCP existem dois pré-requisitos essenciais. O primeiro diz respeito ao roteiro da produção, que irá mostrar como o produto será montado e como as peças serão fabricadas. O segundo trata do planejamento global da produção, que consiste na busca de um programa que concilie as perspectivas de vendas com a capacidade produtiva da fábrica.

a) Pode-se considerar que todas as informações contidas nesse trecho estão corretas. O plano de produção representa aquilo que a empresa pretende produzir dentro de um determinado espaço de tempo. E, realmente, irá fazê-lo, compatibilizando previsão de vendas com capacidade produtiva.

b) Pode-se considerar esse trecho parcialmente verdadeiro. Embora o plano de produção tenha como missão harmonizar todo o sistema produtivo com as expectativas de vendas, ele não trata da forma como o produto será montado, nem cuida especificamente dos tipos de peças a serem fabricadas. Isso virá no estágio da programação da produção.

c) Pode-se considerar esse trecho como totalmente equivocado. Não existe um roteiro de produção, mas sim um plano global de produção que irá se ocupar de todos os detalhes, tais como recursos empresariais disponíveis, matérias-primas à disposição no mercado fornecedor, maquinário e estoque de produtos acabados. Sem isso, ele fi caria incompleto, podendo pôr em risco o sistema produtivo, provocando ociosidade ou sobrecarga.

RESPOSTA: LETRA A

QUESTÃO 8

Entre os diversos tipos de sistemas de emissão de ordens aplicados, salienta-se:

I. Sistema do produto - ideal para a produção contínua, pois emite ordens em fluxos permanentes, para que o produto passe por todas as baterias de máquinas seqüencialmente.

II. Sistema do estoque-base - ideal para a produção sob encomenda, pois se baseia em uma produção que não sofre alterações, ou

seja, a fabricação de um único produto, de cada vez, para atender ao pedido específico.

III. Sistema de lotes componentes - ideal apenas para a produção em lotes, não servindo

para a produção contínua, pois exige muita burocracia e fluxo diário e permanente de ordens.

IV. Sistema de carga - ideal para a produção contínua, pois as ordens são emitidas a cada carga de trabalho, de cada máquina, em um fluxo ininterrupto.

a) Todas as descrições dos sistemas estão corretas.

b) Somente a II e a III estão corretas, e, na I, o correto seria “ideal para a produção em lotes” e, na IV, o correto seria “ideal para a produção sob encomenda”.

c) Todas estão erradas. O correto seria, respectivamente, “ideal para a produção sob encomenda”, “ideal para a produção contínua ou repetitiva”, “ideal para a produção em lotes ou produção contínua” e “ideal para produção sob encomenda ou produtos não repetitivos”.

RESPOSTA: LETRA C