Trabalho Completo Poluição Ambiental

Poluição Ambiental

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Geografia

Enviado por: regiane27 14 abril 2013

Palavras: 476 | Páginas: 2

Poluição Ambiental

Poluição ambiental é qualquer tipo de ação ou obra humana que possa provocar a degradação do meio-ambiente.

A poluição ambiental possui várias; podendo ser poluição atmosférica ou aquática, podendo ser oceânica ou fluvial. A poluição atmosférica pode ser agravada pela falta de áreas verdes, como é bastante comum em grandes cidadese pela falta de controle sobre emissões de poluentes pelas indústrias e pelos escapamentos de automóveis. Ela causa nas cidades uma espécie de neblima denominada "smog".

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica causa diversos fenômenos:

1- Inversão Térmica

É um fenômeno que pode ser chamado também de efeito tampa e que geralmente ocorre no inverno onde há uma alteração na circulação vertical do ar. Ele ocorre nas grandes cidades em decorrência do acúmulo de poluentes na atmosfera.

As camadas inferiores, que são mais quentes e por isso menos densas que as frias, tendem a subir, causando a inversão térmica.

Forma-se sobre a camada de ar frio, lugar mais próximo ao sol, uma espécie de teto composto de ar quente.

Em algumas situações extremas esse teto pode estar a apenas 100m do solo. Nesse período o ar fica estagnado, sem a formação de ventos ou correntes ascendentes na atmosfera.

As inversões térmicas causam uma série de alterações fisiológicas no Homem, como irritação dos olhos e das vias respirátorias.

2- Ilha de calor

Com a presença dos enormes edifícios na parte central das cidades ocorre a limitação da ação dos ventos, com isso, provocando a formação de verdadeiras "ilhas de calor".

As "ilhas de calor" causam um aumento no índice de chuvas.

3- Efeito Estufa

O efeito estufa é um dos mais preucupantes problemas ambientais de atualidade. Tal problema gera o aquecimento da Terra, a destruição florestal, a desertificação, desequelíbrios climáticos e o derretimento das camadas polares.

O dióxido de carbono exerce o efeito estufa sobre as radiações de calor emitidas pela Terra, interceptando-as e remetendo-as de volta.

Essa ação é idêntica à dos vidros de um carro exposto ao sol. Eles permitem que os raios solares atravessem mas não permite que o calor se dissipe, deixando o carro cada vez mais quente.

4- A Camada de Ozônio

A camada de ozônio tem uma função importantíssima. Essa camada barra os agressivos raios ultra-violeta do sol.

Mas o CFC, um gás largamente utilizado nas indústrias da atualidade, nos motores de geladeira e que compõe os sprays, degenera a camada. Essa degeneração forma buracos na camada e a área afetada passa a não mais filtrar os raios nocivos.

Esses raios têm uma ação devastadora nos seres vivos. Eles podem causar lesões graves de pele, podendo até causar o câncer, e o envelhecimento precoce.

Atualmente essa camada já se encontra em péssimo estado e com um enorme buraco sobre os Estados Unidos.

5- Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas constituem uma séria agressão a meio ambiente. São chuvas que vêm carregadas de ácido nítrico e ácido sulfúrico, dois ácidos que possuem alto grau de corrosão.

Essas chuvas podem causar diversos prejuízos à humanidade pois podem corroer