Trabalho Completo Processos Historicos Da Educação

Processos Historicos Da Educação

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: silmaramk 24 abril 2013

Palavras: 9191 | Páginas: 37

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:09:32

Partindo do entendimento que educar é tornar a pessoa consciente e levando em consideração as citações de Carlos Rodrigues Brandão, retiradas do livro O que é educação:

“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).

“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).

Analise as afirmações:

1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político.

2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização.

3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa.

4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

As afirmações verdadeiras estão contempladas em:

1,3 e 4 apenas

1 e 4 apenas

1, 2. 3 e 4

1, 2 e 3 apenas

2, 3 e 4 apenas

2ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:19

Considerando os estudos realizados sobre a História da Educação, podemos afirmar que:

I - Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, mas nem todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.

II - Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.

III - Na sociedade moderna não existe uma visão de mundo definida. A modernidade é marcada pela ênfase no indivíduo, isto é, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira, exercendo poder.

IV - Nas comunidades medievais não existiam escolas instituídas. O trabalho era escravo e o método escolar era tradicional e voltado para a formação da elite.

As afirmativas incorretas estão contidas em:

II e IV apenas

I, II, III e IV

III e IV apenas

I, III e IV apenas

I e III apenas

2ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:19

Leia os três textos a seguir:

Texto 1. O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada

povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é importante também resgatar a história da

educação, para que possamos abranger a época moderna.

Texto 2. Na sociedade romana, o homem vivia em processo rudimentar de transformação. O indivíduo não tinha a necessidade de compreender a razão, o sentido e a finalidade das mudanças que ocorriam naquele tempo.

Texto 3. A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade uma linha progressista ou não de desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta.

Apenas o texto 3 está correto.

Os textos 2 e 3 estão corretos.

Os textos 1, 2 e 3 estão corretos.

Os textos 1 e 2 estão corretos.

Os textos 1 e 3 estão corretos.

3ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:54

Em relação à Antiguidade Oriental, leia as afirmativas a seguir e assinale a incorreta:

Nossa cultura ocidental e, consequentemente, nossa educação são tributárias da herança greco-romana e da tradição judaico-cristã.

Nas civilizações orientais não havia propriamente uma reflexão predominantemente pedagógica.

Duas grandes cidades da Antiguidade Oriental foram Atenas e Esparta.

Os documentos bíblicos têm inestimável interesse histórico e não somente nos fazem conhecer os valores morais e compreender as raízes judaíco-cristãs da cultura ocidental.

Os valores da tradição, da não violência, da meditação, ligaram sobretudo à religião através dos textos sagrados.

4ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:06

“Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Sócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado. Esse laço entre o herói e a criança, entre o exemplo e o futuro cidadão, é o mestre que o tece”.

(Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil, p.95)

De acordo com a citação acima, leia as afirmativas a seguir:

I - Na antiguidade romana, a família era nuclear, composta por pai, mãe e filhos e o modelo familiar era patriarcal.

II - A educação romana sempre ficou a cargo da família e dos mestres. O Estado não se interessou pelo desenvolvimento da educação.

III - Em Roma, a reflexão filosófica não mereceu atenção de modo sistemático. Os romanos adotaram uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano, para a ação política e não para a contemplação e teorização do mundo.

IV - O Processo educacional romano foi lento, com métodos penosos de memorização, entremeados com castigos. Por se tratar de uma sociedade escravista que desvalorizava o trabalho manual, continuou sendo privilegiada a formação intelectual da elite dominante.

As afirmativas corretas estão contidas em:

I, II e IV

I e II

III e IV

III e II

I, II, III e IV

5ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:34

Leia com atenção os textos abaixo que se referem ao período arcaico que vai dos séculos VIII a VI a.C, que marcou inúmeras transformações nas relações sociais e políticas na Grécia:

TEXTO 1- Na Grécia, a invenção da Moeda desempenha um papel revolucionário. Muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda é um artifício racional, uma convenção humana, uma noção abstrata de valor.

TEXTO 2 - A pólis se faz pela autonomia da palavra: não mais a palavra mágica dos mitos, concedida pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação.

TEXTO 3 - Decorre dessas transformações uma nova concepção de virtude, diferente da virtude do guerreiro belo e bom. Se antes a virtude era ética, aristocrática, agora é política, voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder.

Assinale a alternativa correta.

Está correto o texto 3 apenas.

Estão corretos os textos 1 e 3 apenas.

Estão corretos os textos 2 e 3 apenas.

Estão corretos os textos 2 e 3 apenas.

Estão corretos os textos 1, 2 e 3.

5ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:43

Leia os textos a seguir:

I. A partir do século IV a.C, foram criadas escolas elementares particulares, que se disseminaram no século seguinte. Nessas escolas, dos sete aos doze anos, aprendia-se demoradamente a ler, escrever e contar. Os mestres das escolas romanas eram simples e mal pagos e, para desempenhar seu ofício, ajeitavam-se em qualquer espaço: uma tenda, um edifício público, a entrada de um templo. As crianças escreviam com estiletes em tabuinhas enceradas, aprendendo tudo de cor, muitas vezes ameaçadas por castigo.

II. Pode-se considerar Quintiliano o teórico da pedagogia romana. Ele nasceu na Espanha, no século II d.C., foi professor de retórica em Roma, o primeiro docente pago pelo Estado, quando Vespasiano era imperador.

III. Educação era privilégio de poucas crianças romanas. Apenas os meninos de famílias abastadas tinham esse privilégio. Ensinava-se o latim e o grego, cálculos, literatura e retórica. As meninas tinham que aprender os deveres domésticos com suas mães. As pessoas provenientes de famílias humildes raramente eram alfabetizadas.

Estão corretos os textos:

I, II e III

Apenas I e III

Apenas II e III

Apenas I e II

Apenas I

6ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:15

Renascimento significa a ação de renascer, isto é, nascer de novo. Conforme explica Aranha, leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos, entre os séculos XV e XVI. O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando à procura de uma nova imagem do homem e da cultura, em contraposição com as concepções predominantemente teológicas da Idade Média.

Quais as principais mudanças nesse período?

1. Secularização do saber.

2. Criação, na literatura, de temas voltados para a imaginação, o coração, o cotidiano burguês.

3. O desenvolvimento das ciências naturais, históricas e sociais.

4. O deslocamento do centro de gravitação da vida até então situado nas coisas divinas, para o próprio homem.

As afirmativas corretas estão contempladas em:

1 e 4 apenas.

1, 2 e 4 apenas.

2, 3 e 4 apenas.

1, 2, 3 e 4.

1, 3 e 4 apenas.

6ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:05:24

Francis Wolff, citado por Maria Lúcia Aranha, distingue três sentidos da barbárie, conforme três concepções de civilização:

I - Civilização como processo de abrandamento dos costumes, de refinamento nos modos de distinguir as funções naturais como comer, e também a polidez no trato com o outro. Bárbaros seriam os brutos grosseiros que ignoram as boas maneiras, a civilidade.

II - Civilização é tudo aquilo que, nos costumes, em especial nas relações com outros homens e outras sociedades é constitutivo da humanidade; em oposição se supõe bestial uma luta impiedosa pela vida.

III - Civilização como patrimônio das ciências, letras e artes, enfim, pelo estágio de desenvolvimento da cultura humana. Os bárbaros seriam os insensíveis à beleza e ao saber.

Estão corretos:

Os textos II e III apenas.

Os textos I e III apenas.

Os textos I e II apenas.

O texto III apenas.

Os textos I, II e III.

7ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:42

Pestalozzi, Froebel e Herbart foram pedagogos e exerceram uma influência significativa no séc. XIX com repercussão até os nossos dias. Com base nos estudos do capítulo “O final do percurso – Idade Moderna e Idade Contemporânea” e na leitura obrigatória indicada, associe a primeira coluna com a segunda.

01. Pestalozzi ( ) Fundou uma escola em que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões. Com avançada concepção, que aliava formação geral e profissional, tentou reeducá-los recorrendo a trabalhos de fiação e tecelagem.

02. Froebel ( ) Uma visão mística marca seu pensamento e sua obra. Sua principal contribuição pedagógica resulta da atenção para com as crianças na fase anterior ao ensino elementar, ou seja, a educação da primeira infância.

03. Herbart

( ) Desenvolveu uma pedagogia social e ética com finalidade de formar o caráter moral por meio do esclarecimento da vontade, que se alcança pela instrução. Como é possível perceber, para ele, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais (querer e pensar).

A sequência correta está contida em:

3 2 1

1 3 2

1 2 3

3 1 2

2 1 3

8ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:08

Os principais pedagogos, cujas ideias fertilizaram o século XIX, foram o suíço-alemão Pestalozzi e os alemães Froebel e Herbart, além deles outros filósofos anteciparam a crítica à escola tradicional.

Com relação a Pestalozzi é correto afirmar:

embora suas atividades tenham se iniciado no século XVIII, elas só amadureceram no final do século XX;

Pestalozzi sempre se interessou pela educação elementar, sobretudo das crianças pobres;

Pestalozzi fundou, em 1774, uma escola em Neuhof que cuidava da educação de crianças provenientes da burguesia;

Pestalozzi é considerado um dos defensores da escola para a elite.

como bom discípulo de Platão, estava convencido da inocência e bondade humanas, por isso é tarefa do mestre compreender o espírito infantil, a fim de estimular o desenvolvimento espontâneo do aluno;

9ª AA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:14

Em relação à concepção de criança, pode-se afirmar que:

1. Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.

2. A ideia de infância, inexistente até o fim da Idade Média, foi se constituindo até começar a ser reconhecida.

3. Na Idade Média, crianças e adultos não se distinguiam quanto ao modo de se vestirem; somente enquanto bebês, logo após essa fase, meninos e meninas eram vestidos como os adultos.

As afirmativas corretas estão contempladas em:

1 e 2 apenas;

1 e 3 apenas;

1, 2 e 3 estão corretas;

3 apenas.

2 e 3 apenas;

1ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:07:31

“Os homens fazem sua própria historia, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”

(Karl Marx, O 18 Brumário)

A partir da reflexão de Karl Marx e tendo como referencial os estudos realizados nesta primeira etapa, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro também.

( ) A História ocupa um lugar singular nas chamadas ciências humanas, porque ao mesmo tempo em que possui princípios teórico-metodológicos específicos, relaciona-se com outras ciências e consegue em um diálogo constante, utilizando pressupostos que auxiliam no esclarecimento de seus objetos e dos problemas de que ocupa.

( ) Durante sua trajetória os homens registram suas experiências das mais diversas formas. Estamos, o tempo todo, cercados de registro das experiências e vivências, por meio de fotografias, vestuário, festas, remédios caseiros, os “causos” contados pelos mais velhos, discursos políticos, dentre tantos outros exemplos.

( ) O fenômeno educacional se desenrola no tempo e faz parte da história. Nesse sentido, a História da Educação não é uma mera disciplina, mas uma abordagem científica de um recorte da realidade a ser investigado, estudado.

A alternativa que contém a sequência correta é :

V, V, V, F

V, V, F, V

V, V, F, F

V, F, V, F

V, V, V, V

2ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:13

Tendo como referencial os estudos realizados até agora sobre a Educação Primitiva, leia as proposições abaixo, assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ao estudarmos a História da Educação, percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente;

( ) A educação primitiva baseava-se na transmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade;

( ) Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. A escola era a aldeia, tal qual certas tribos indígenas brasileiras que, ainda hoje, conservam o método de educação primitiva, muitas na condição de ágrafas.

( ) O modelo de educação tribal é baseado numa educação difusa, sendo administrada por todos os elementos do clã.

A seguência correta encontra-se em:

F F F F

V V V F

F V V V

V V V V

F F V V

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:25

Vocês viram que nas comunidades tribais, o “primitivo” imita os deuses, ou seja, cada um repete o que os deuses fizeram no início dos tempos.

Com base nesta informação, assinale as alternativas abaixo, marcando V, para as que forem verdadeiras e F, para as que forem falsas.

As sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Para eles, a natureza está sobrecarregada de deuses, e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida.

As danças antes da guerra, representam uma antecipação mágica que visa garantir o sucesso do confronto.

Desta forma a semente brota da terra, as mulheres se tornam fecundas, as árvores dão frutos, o dia sucede a noite e assim por diante.

Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, o que promove a separação do grupo e a inovação de comportamentos desejáveis.

Desta forma são constituídas comunidades estáveis, no sentido de que nelas as mudanças acontecem muito lentamente.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:12

Após a leitura do capítulo indicado, assinale abaixo a alternativa que não corresponde ao que foi estudado sobre as Comunidades Tribais:

de maneira geral, as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males, na natureza mágica dos instrumentos, das danças e dos desenhos;

as crianças indígenas desenvolvem habilidades e aprendem os mitos dos ancestrais por meio da educação difusa, no convívio com os adultos da tribo;

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Também as atividades das mulheres adquirem um caráter social;

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém heterogêneas as relações entre o grupo;

os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu próprio ritmo;

2ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:00:59

Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. Por diversos motivos é muito tranquilo caracterizar, de forma geral, as sociedades primitivas porque as tribos possuem muitas características similares. Além do que, quando se faz tais comparações toma-se o cuidado em relação ao etnocentrismo.

II. A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. No exercício do poder, em nenhum momento, as pessoas especiais abusam de privilégios para estabelecer a relação mando-obediência.

III. As esferas do social e do político não se separam e o poder não constitui uma instancia à parte, como acontece nas sociedades em que o Estado foi instituído.

As afirmativas corretas estão contempladas em:

III, apenas;

II e III apenas;

I , II e III;

II , apenas;

I e II apenas;

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:07

Tendo como referencial os estudos realizados até agora sobre a Educação Primitiva, leia as proposições abaixo, assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ao estudarmos a História da Educação, percebemos que, em linhas gerais, a educação primitiva se pautava pelo modelo escolar, como acontece atualmente;

( ) A educação primitiva baseava-se na transmissão oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade;

( ) Era uma educação pragmática, voltada para o aprendizado de atividades, habilidades e comportamentos necessários à sobrevivência da criança e do jovem, sendo única e igual para todos. A escola era a aldeia, tal qual certas tribos indígenas brasileiras que, ainda hoje, conservam o método de educação primitiva, muitas na condição de ágrafas.

( ) O modelo de educação tribal é baseado numa educação difusa, sendo administrada por todos os elementos do clã.

A seguência correta encontra-se em:

F F F F

F F V V

F V V V

V V V V

V V V F

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:02

Após a leitura do capítulo indicado, assinale abaixo a alternativa que não corresponde ao que foi estudado sobre as Comunidades Tribais:

as crianças indígenas desenvolvem habilidades e aprendem os mitos dos ancestrais por meio da educação difusa, no convívio com os adultos da tribo;

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém heterogêneas as relações entre o grupo;

de maneira geral, as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males, na natureza mágica dos instrumentos, das danças e dos desenhos;

a organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Também as atividades das mulheres adquirem um caráter social;

os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu próprio ritmo;

3ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:20

A Grécia antiga pode ser considerada como o berço da pedagogia. Nesse contexto, a palavra paidagogo, significa aquele que conduz a criança, no caso o escravo que conduz a criança à escola. Com o passar do tempo, o sentido se amplia para designar toda a teoria da educação. Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A formação grega estava centrada na formação integral, embora em alguns momentos a ênfase se deslocasse ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual de acordo com a época e o lugar.

( ) A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição, a Paideia.

( ) Com o surgimento da polis, surgiram as primeiras escolas, visando atender à demanda pro-educação. Embora a ampliação representasse uma "democratização", a educação ainda permanecia elitizada.

( ) Nas cidades gregas, a transmissão da cultura era prerrogativa exclusiva das famílias.

A sequência correta encontra-se em:

V V V F

V V V V

F V V F

F F F V

V F F F

4ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:07:36

“A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na Grécia, quando o homem se liberta dos desígnios divinos e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o Iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Esses pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos, a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

V V V V

F V V V

V V F F

V V V F

F F F V

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:07

Segundo o historiador grego Tucíclides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade.

De acordo com esta informação, assinale nas alternativas abaixo F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras.

Dos 16 aos 18 anos, a educação assumiu uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.

A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.

Segundo o legislador Sólon, “as crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação, e entregar-se à filosofia, à caça e à frequência aos ginásios.

O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, muito valorizado e o mestre de letras era uma pessoa da elite, muito bem remunerado e tinha o mesmo prestígio do instrutor físico.

A educação se iniciava aos 7 anos de idade.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:15

Conforme os estudos realizados, você pôde verificar que o povo grego se constituiu da seguinte forma:

• Civilização micênica

• Tempos homéricos

• Período arcaico

• Período clássico

• Período helenístico

Assinale nas alternativas abaixo, aquela que apresenta as características que pertencem ao Período Arcaico.

Neste período várias lutas denunciavam a crise social e política que resultou do conflito entre a aristocracia rural e os setores populares representados pelos comerciantes em ascensão.

Período que registrou a decadência política.

Representa o apogeu da civilização grega. A esplêndida produção nas artes, literatura e filosofia delineou definitivamente o que viria a ser a herança cultural do mundo ocidental.

Predominava ainda a concepção mítica do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas eram influenciadas pelo sobrenatural, pela interferência divina.

A figura do guerreiro adquiriu importância cada vez maior, formando-se uma aristocracia militar cujos chefes mais destacados viviam nos castelos de Tirinto e Micenas.

4ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:33

“A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na Grécia, quando o homem se liberta dos desígnios divinos e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o Iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Esses pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos, a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

V V V F

V V V V

F F F V

F V V V

V V F F

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:54

Segundo o historiador grego Tucíclides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade.

De acordo com esta informação, assinale nas alternativas abaixo F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras.

Dos 16 aos 18 anos, a educação assumiu uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.

A educação se iniciava aos 7 anos de idade.

O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, muito valorizado e o mestre de letras era uma pessoa da elite, muito bem remunerado e tinha o mesmo prestígio do instrutor físico.

A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.

Segundo o legislador Sólon, “as crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação, e entregar-se à filosofia, à caça e à frequência aos ginásios.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:29

Conforme os estudos realizados, você pôde verificar que o povo grego se constituiu da seguinte forma:

• Civilização micênica

• Tempos homéricos

• Período arcaico

• Período clássico

• Período helenístico

Assinale nas alternativas abaixo, aquela que apresenta as características que pertencem ao Período Arcaico.

Representa o apogeu da civilização grega. A esplêndida produção nas artes, literatura e filosofia delineou definitivamente o que viria a ser a herança cultural do mundo ocidental.

Predominava ainda a concepção mítica do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas eram influenciadas pelo sobrenatural, pela interferência divina.

Neste período várias lutas denunciavam a crise social e política que resultou do conflito entre a aristocracia rural e os setores populares representados pelos comerciantes em ascensão.

A figura do guerreiro adquiriu importância cada vez maior, formando-se uma aristocracia militar cujos chefes mais destacados viviam nos castelos de Tirinto e Micenas.

Período que registrou a decadência política.

4ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:33

“A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na Grécia, quando o homem se liberta dos desígnios divinos e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o Iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Esses pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos, a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

V V V F

V V V V

F F F V

F V V V

V V F F

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:54

Segundo o historiador grego Tucíclides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade.

De acordo com esta informação, assinale nas alternativas abaixo F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras.

Dos 16 aos 18 anos, a educação assumiu uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.

A educação se iniciava aos 7 anos de idade.

O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, muito valorizado e o mestre de letras era uma pessoa da elite, muito bem remunerado e tinha o mesmo prestígio do instrutor físico.

A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.

Segundo o legislador Sólon, “as crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação, e entregar-se à filosofia, à caça e à frequência aos ginásios.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:04:29

Conforme os estudos realizados, você pôde verificar que o povo grego se constituiu da seguinte forma:

• Civilização micênica

• Tempos homéricos

• Período arcaico

• Período clássico

• Período helenístico

Assinale nas alternativas abaixo, aquela que apresenta as características que pertencem ao Período Arcaico.

Representa o apogeu da civilização grega. A esplêndida produção nas artes, literatura e filosofia delineou definitivamente o que viria a ser a herança cultural do mundo ocidental.

Predominava ainda a concepção mítica do mundo, pela qual se admitia que as ações humanas eram influenciadas pelo sobrenatural, pela interferência divina.

Neste período várias lutas denunciavam a crise social e política que resultou do conflito entre a aristocracia rural e os setores populares representados pelos comerciantes em ascensão.

A figura do guerreiro adquiriu importância cada vez maior, formando-se uma aristocracia militar cujos chefes mais destacados viviam nos castelos de Tirinto e Micenas.

Período que registrou a decadência política.

5ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:24

De acordo com a pedagogia Aristotélica, a educação deve levar em conta o fato do ser humano se encontra em constante devir.

De acordo com esta afirmativa assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

Para explicar o ser, Aristóteles usa dois elementos indissociáveis: a matéria e a forma.

A educação tem como finalidade ajudar o homem a alcançar a plenitude e a realização do seu ser, a atualizar as forças que tem em potência.

Aristóteles enfatiza a ação da vontade, exercitada pela repetição, que conduz ao hábito: só é virtuoso quem tem o hábito da virtude.

Para Aristóteles todo ser tende a atualizar a forma que tem em si como potência, a atingir a perfeição que lhe é própria e o fim a que se destina.

A felicidade consiste em alcançar a plenitude da realização humana, ao desenvolver suas faculdades físicas, morais e intelectuais.

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:05:28

“A Grécia antiga, berço dos jogos Olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na Grécia, quando o homem se liberta dos desígnios divinos e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o Iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Esses pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos, a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

As afirmativas corretas estão contidas em:

V V V F

F V V V

V V F F

F F V V

V V F V

6ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:06:22

Leia os três textos abaixo.

Texto 1

Atenas havia se tornado o centro da vida social, política e cultural da Grécia, em virtude do crescimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares. Atenas viva seu momento de maior florescimento da democracia. "A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar”. Surgia assim, a figura do cidadão.

Texto 2

O surgimento da filosofia na Grécia não é, na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações. A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra e, consequentemente, o mundo para além daquele que o profere.

Texto 3

Na Grécia, a invenção da Moeda desempenha um papel revolucionário. Muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda é um artifício racional, uma convenção humana, uma noção abstrata de valor. A pólis se faz pela autonomia da palavra: não mais a palavra mágica dos mitos, concedida pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. Decorre disso tudo, uma nova concepção de virtude (areté), diferente da virtude do guerreiro belo e bom. Se antes a virtude era ética, aristocrática, agora é política, voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder.

Assinale a alternativa correta.

Apenas os textos 1 e 2 estão corretos.

Apenas os textos 2 e 3 estão corretos.

Apenas os textos 1 e 3 estão corretos.

Os textos 1, 2 e 3 estão corretos.

Apenas o texto 1 está correto.

6ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:53

Leia os três textos abaixo.

Texto 1

Atenas havia se tornado o centro da vida social, política e cultural da Grécia, em virtude do crescimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares. Atenas viva seu momento de maior florescimento da democracia. "A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar”. Surgia assim, a figura do cidadão.

Texto 2

O surgimento da filosofia na Grécia não é, na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações. A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra e, consequentemente, o mundo para além daquele que o profere.

Texto 3

Na Grécia, a invenção da Moeda desempenha um papel revolucionário. Muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda é um artifício racional, uma convenção humana, uma noção abstrata de valor. A pólis se faz pela autonomia da palavra: não mais a palavra mágica dos mitos, concedida pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. Decorre disso tudo, uma nova concepção de virtude (areté), diferente da virtude do guerreiro belo e bom. Se antes a virtude era ética, aristocrática, agora é política, voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder.

Assinale a alternativa correta.

Apenas os textos 1 e 2 estão corretos.

Apenas os textos 2 e 3 estão corretos.

Apenas os textos 1 e 3 estão corretos.

Os textos 1, 2 e 3 estão corretos.

Apenas o texto 1 está correto.

7ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:18:18

Falando da tendência antropocêntrica, o ser humano no centro em relação a todo o universo, encontramos um educador que pode ser considerado o maior educador e pedagogo do século XVII. Ele pensou uma educação à qual teriam acesso tanto os homens como as mulheres, os pobres e os ricos, os inteligentes e os que fossem considerados ineptos. Percebeu a importância da experiência sensível como fonte de conhecimento e, por isso, valorizou a educação dos sentidos.

Estamos falando de.....

John Dewey;

João Amós Comênio;

William James;

Célestin Freinet;

Ovide Decroly;

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:50

Adaptando-se às transformações dos novos tempos, o positivismo interferiu vivamente na concepção de mundo e sobretudo constituiu o pressuposto filosófico das ciências humanas de tendência naturalista, como a sociologia de Durkheim e a psicologia behaviorista.

Diante dessa afirmação, assinale dentre as alternativas abaixo aquela que pertence ao pensamento de Durkheim.

A verdadeira fraternidade é a que nasce do trabalho. Por isso valorizava a atividade manual e a de grupo, por estimularem a cooperação, a iniciativa e a participação.

Dá atenção prioritária à escrita. Esta começa com a preparação da mão e dos sentidos em geral, de modo que o desenvolvimento da psicomotricidade evite qualquer aprendizagem mecânica.

A educação satisfaz antes de tudo, as necessidades sociais, e toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir, às quais a criança não teria espontaneamente chegado.

Considera normal e benéfica a manifestação do desejo e da vontade, por determinar escolhas conforme as exigências da vida prática.

O conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo, mas está voltado para a experiência.

QUESTÃO: 3 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:43

A partir dos estudos realizados, leia as definições a seguir e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1. Dogmatismo

2. Secularização do saber

3. Antropocêntrico

4. Retórica ( ) Que coloca o ser humano em uma posição de centralidade em relação a todo o universo.

( ) Conjunto de preceitos de caráter incontestável, dos quais não se pode duvidar.

( ) Arte da argumentação, do falar e do discursar: arte da oratória.

( ) Transferência do saber do domínio do clero para as pessoas leigas.

A sequência correta está contida em:

4 3 2 1

2 1 3 4

4 2 1 3

3 4 1 2

3 1 4 2

8ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:04

Leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na idade clássica, as mulheres não tinham acesso à educação formal.

( ) Embora alguns teóricos fossem hostis à educação feminina, outros a estimulavam, por acharem que a mulher era a depositária dos valores da vida doméstica.

( ) As meninas da burguesia começavam a ter acesso à educação apenas quando surgiram as escolas seculares, por ocasião da emancipação das cidades-livres.

( ) Os beneditinos ocuparam-se com a educação da mulher, criando não só escolas para as internas, como para as que não se tornariam religiosas.

A sequência correta está contida em:

V F F V

V V V V

F F V V

F V V V

F F F V

8ª ACQF

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:04

Leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas.

( ) Na idade clássica, as mulheres não tinham acesso à educação formal.

( ) Embora alguns teóricos fossem hostis à educação feminina, outros a estimulavam, por acharem que a mulher era a depositária dos valores da vida doméstica.

( ) As meninas da burguesia começavam a ter acesso à educação apenas quando surgiram as escolas seculares, por ocasião da emancipação das cidades-livres.

( ) Os beneditinos ocuparam-se com a educação da mulher, criando não só escolas para as internas, como para as que não se tornariam religiosas.

A sequência correta está contida em:

V F F V

V V V V

F F V V

F V V V

F F F V

3ª ACQA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:08:05

“Também isso nos une a toda a humanidade: em nenhum momento da história do homem, pode-¬se pensar em SER HUMANO sem se pensar em EDUCAÇÃO”. Neidson Rodrigues

Você teve a oportunidade de estudar a educação de diversos povos e em épocas diferentes. Reflita sobre o texto de Neidson Rodrigues e descreva como foi estudar este tema e o que mais lhe chamou a atenção nos estudos realizados até agora.

RESPOSTA DO ALUNO:

Estudar esse tema significa estudar o ser humano, sem conhecimento, o ser humano se torna um ser sem educação.

"O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança. Mutabilidade, dependência de um processo antes que de um conhecimento estático, eis a única coisa que tem certo sentido como objetivo na educação, no mundo moderno."

8ª ACQA

________________________________________

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:04

“O presente não existe sem o passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos”. (Manuel de Oliveira – cineasta português)

Analise as palavras de Manuel de Oliveira. Em seguida, estabeleça um paralelo entre as palavras do cineasta Manuel de Oliveira e o estudo realizado na primeira quinzena da Etapa 1, do componente "Processos Históricos da Educação".

Para tanto, você deverá construir um texto de no mínimo 05 linhas.

RESPOSTA DO ALUNO:

Vivemos uma época marcada pela globalização e por uma descontrolada circulação de idéias e conceitos e, ao mesmo tempo, por um crescimento de identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas. Uma das funções principais da história da educação é compreender esta lógica de “múltiplas identidades”, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. Pouco importa se as comunidades são “reais” ou “imaginadas”. Não há memória sem imaginação (e vice-versa). Nunca tivemos uma consciência tão nítida de que criamos, e não apenas somos conseqüência, da história. A reflexão histórica, mormente no campo da educação, não serve para “descrever o passado”, mas sim para nos mostrar a quantidade de idéias, de projetos e de experiências. E a inserção pessoal neste retrato histórico nos permite a compreensão critica de quem fomos e de como fomos.