Trabalho Completo RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4)

RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4)

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: MunichFernanda 13 outubro 2013

Palavras: 1319 | Páginas: 6

RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS DE LITERATURA INFANTIL (aula 1-2-3-4)

AULA 01:

1. Sobre a literatura infantil, é correto afirmar sobre sua finalidade:

Resposta correta: Tem tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio entre leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto de nossa disciplina que a escola é um espaço privilegiado para a formação do indivíduo e afirma que os estudos literários possibilitam o exercício da mente, a percepção do real, a formação da consciência de si e do outro, entre outros objetivos. Nesse sentido, pode-se compreender que o espaço da escola tem a finalidade de:

Resposta correta: Ser favorável às reflexões das transformações sociais, pois permite ao indivíduo seu autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura que caracteriza a sociedade a que ele pertence.

3. A autora Nelly Novaes Coelho apresenta comparações entre valores tradicionais e valores novos presentes nas produções literárias, como um importante confronto de ideias que pode auxiliar os futuros e jovens professores a se situar criticamente em relação à realidade histórico/social/cultural. Sobre os valores tradicionais, pode-se afirmar que:

Resposta correta: I e II estão corretas.

4. Sobre a contribuição da Psicologia Experimental para a literatura infantil, é correto afirmar que:

Resposta correta: Auxiliou, ao definir que as crianças apresentam diferentes estágios de desenvolvimento (da infância até a adolescência) e que, portanto, a linguagem de suas produções deveria respeitar essas fases de desenvolvimento.

5. A autora Nelly Novaes Coelho determina alguns princípios orientadores que podem ser úteis para a escolha de livros adequados a uma categoria de leitor, pois é possível incluir as crianças em determinadas categorias quando se leva em consideração as fases do desenvolvimento infantil, seus interesses, seu desenvolvimento global e o próprio conhecimento sobre o sistema da escrita (o que diferencia um leitor que se orienta pelas gravuras de outro que consegue ler as palavras de forma convencional). Sobre as categorias de leitor, pode-se afirmar que:

Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.

6. A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho, na página 43, “torna-se fácil compreender porque a literatura foi usada, desde as origens, como instrumento de transmissão de valores”, é correto afirmar que:

Resposta Correta: A linguagem literária baseia-se na representação e na imaginação e é um meio ideal para auxiliar a criança a desenvolver suas potencialidades naturais e o amadurecimento de sua personalidade da infância até a fase adulta.

Aula 2

1. A literatura infantil é considerada pedagógica quando:

Resposta Correta: Serve como instrumento manipulado por uma intenção educativa.

2. Com relação à perspectiva da literatura infantil enquanto arte, é correto afirmar que:

Resposta Correta: O que a caracteriza é a diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência de mundo de seu leitor.

3. A autora Nelly Novaes Coelho defende que a literatura infantil contribui para a formação da consciência de mundo. Sobre a finalidade da consciência, é correto afirmar que:

Resposta Correta: A consciência nasce quando é possível ao indivíduo estabelecer uma relação entre o eu e o outro, e desta resulta o conhecimento.

4. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que o ato da leitura cumpre um papel fundamental para a formação da consciência de mundo. Nesse sentido, pode-se considerar que a leitura serve para:

Resposta Correta: Contribuir para que a criança possa estabelecer relações entre o universo literário e seu mundo interior.

5. A autora de nosso livro-texto, Nelly Novaes Coelho, apresenta que há diferentes perspectivas sobre a distinção entre a literatura realista ou fantasista. É correto afirmar que a autora acredita que:

Resposta Correta: Ambas possuem suas contribuições, por isso não podemos eleger uma como melhor ou pior que a outra, pois apenas são diferentes.

6. A Psicanálise, postulada por Sigmund Freud, nos auxilia na compreensão sobre a formação da personalidade infantil. Por isso, quando a literatura infantil se vale dos contos de fadas, é correto afirmar que:

Resposta correta: É possível à criança incorporar valores que dizem respeito à vida real e à imaginária, oferecendo a oportunidade de refletir sobre aspectos de sua própria vida.

Aula 3

1. Sobre os diferentes tipos de narrador, é correto afirmar, em relação ao confessional ou intimista:

Resposta correta: É um eu-narrador que expõe as próprias experiências pessoais ou as de outros por ele testemunhadas.

2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que, dependendo do ângulo de visão adotado, o narrador ocupa uma de cinco posições possíveis. Nesse sentido, pode-se compreender que o foco confessional ou intimista:

Resposta correta: Diz respeito a um narrador com o foco no eu que está dentro dos fatos narrados, e é por meio desse fator que a narrativa flui. É característico das narrativas confessionais ou dos grandes conflitos psicológicos ou das biografias. Por vezes, tem o caráter testemunhal, ou seja, o foco está dentro dos fatos narrados, mas apenas como observador interno objetivo.

3. A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.74) define que "a palavra 'personagem' é oriunda de termo latino persona, ae, nome com que os romanos designavam as máscaras usadas pelos atores gregos em suas apresentações teatrais". Sobre a definição de personagem nas narrativas, é correto afirmar:

Resposta correta: I e II estão corretas.

4. Sobre o espaço, conforme apontado pela autora Nelly Novaes Coelho, é correto afirmar que:

Resposta correta: Diz respeito ao ambiente, cenário, cena, mundo exterior, entre outros locais na narrativa.

5. A autora Nelly Novaes Coelho distingue que há diferentes técnicas ou processos na linguagem narrativa. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Resposta correta: II, III e IV estão corretas.

6. A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.90) – “por vezes, tais ‘apelos’ assumem um caráter coercitivo: o narrador a cada momento exige silêncio, bons modos, atenção etc.” – é correto afirmar que:

Resposta correta: O apelo exprime a ideia de autoritarismo do adulto exercido sobre as crianças.

Aula 4:

1. Sobre as diferentes peculiaridades temáticas e formais que caracterizam a produção literária infantil/juvenil contemporânea, é correto afirmar que a efabulação:

Resposta correta: Tende a se iniciar de imediato com o motivo principal ou com circunstâncias que levam diretamente à situação problemática.

2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que as produções destinadas às crianças e jovens contemplam diferentes personagens. Nesse sentido, pode-se compreender que as personagens coletivas ganham representação pelo fato de que:

Resposta correta: As soluções para os problemas que precisam ser enfrentados no decorrer da efabulação não são dadas, em geral, por uma só personagem, mas resultam da colaboração de todas.

3. A autora Nelly Novaes Coelho esclarece que o ato de narrar está em crescente valorização nas produções literárias destinadas às crianças e aos jovens. Sobre o ato de narrar, pode-se afirmar que:

Resposta correta: I e V estão corretas.

4. Sobre o espaço, apontado como variável pela autora Nelly Novaes Coelho, é correto afirmar que:

Resposta correta: Aparece como simples cenário, situando as personagens ou a efabulação, ou como participante do dinamismo da ação.

5. A autora Nelly Novaes Coelho apresenta linhas ou tendências de criação da literatura infantil/juvenil contemporânea, dentre elas a Linha do Realismo Cotidiano, que se desdobra em Realismo crítico, lúdico, humanitário, histórico ou memorialista e mágico. Sobre as características da Linha do Realismo Cotidiano, pode-se afirmar que:

Resposta Correta: I, II e III estão corretas.

6. A autora Nelly Novaes Coelho destaca, como uma das características estilísticas/estruturais da literatura infantil/juvenil, a valorização da visualidade, ou seja, de desenhos, ilustrações, diagramações, entre outros aspectos. É correto afirmar sobre a Linha da Narrativa por imagens que:

Resposta Correta: São obras que, sem apoio do texto narrativo ou com brevíssimas falas, apresentam excelentes estratégias para as crianças reconhecerem seres e coisas que se misturam no mundo que as rodeia e aprenderem a nomeá-las oralmente.