Trabalho Completo Responsabilidade Social E Meio Ambiente - Projeto: Escolas Mais Sustentáveis

Responsabilidade Social E Meio Ambiente - Projeto: Escolas Mais Sustentáveis

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: Sidney07 15 março 2013

Palavras: 1175 | Páginas: 5

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ATIVIDADE COLABORATIVA

ANÁPOLIS GOIÁS

2012

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ATIVIDADE COLABORATIVA

Trabalho de Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado como exigência parcial para a obtenção da nota do segundo período no curso de Bacharel em Ciência da Computação, na faculdade Anhanguera de Anápolis.

ANÁPOLIS GOIÁS

2012

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentamos um projeto de sustentabilidade pedido na aula tema sete, inovação e sustentabilidade do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde tivemos que elaborar um projeto de sustentabilidade, descrevendo como pretendíamos alcançar esse objetivo como seria feita a viabilização dos recursos financeiros, materiais e de mão de obra de voluntários.

AULA TEMA 07: INOVAÇÕES EM SUSTENTABILIDADE

PROJETO: ESCOLAS MAIS SUSTENTÁVEIS

Esse e um projeto que em geral visa implantar práticas sustentáveis nas escolas, para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários poderão Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e individualmente, agir coerentemente com essas atitudes práticas e os alunos também pode desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula já a comunidade do entorno pode ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação.

A equipe responsável pela implementação e continuidade do projeto serão os próprios professores das escolas a parte administrativa faz o levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola água, energia, materiais e alimentos e resíduos gerados pela escola para que tudo possa ser repensado para implantação de uma forma de utilização sustentável, a comunidade do entorno pode participar do envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores sócias e a realização de interferências na paisagem um exemplo clássico seria evitar jogar lixo nas ruas, a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade.

O tempo estimado do projeto seria relevante, pois esse projeto visa ensinar os alunos e uma escola sempre tem novos alunos o material necessário seria contas de luz e água com isso poderia analisar o quanto os gastos foram reduzidos, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em geral, material para estudo dos alunos visando melhor o aprendizado deles.

A parte de desenvolvimento do projeto seria em primeiro lugar planejamento de equipe que seria reunir os funcionários e iniciar uma conversa sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental propor a formação de grupos que avaliarão como a escola lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutenção de áreas verdes ou livres de construção seria de estrema importância que a composição das equipes esteja acordada por todos, assim haverá motivação e interesse. Depois da formação dos grupos seria necessário dividir as tarefas para isso precisaria ser feito um diagnóstico inicial do que será preciso implantar e modificar visando melhorar o e alcançar um estilo mais sustentável de administração, com base nesse diagnóstico inicial vamos dividir os grupos de forma a facilitar o trabalho de cada funcionário, por exemplo, as cozinheiras poderiam ajudar na economia de água na hora de lavarem os talheres, bom isso e só um pequeno exemplo mais poderia ser feito muito mais por cada funcionário.

Esse projeto tem muitas metas algumas são bem simples e fáceis de serem aplicadas outras já são mais complicadas mais isso não impede que elas sejam realizadas uma seria no que se diz a respeito do consumo de energia seria preciso incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio, efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers entre diversas outras atividades que poderia ser feito para melhorar o consumo de energia. Já no consumo da água poderia ser feitos grandes avanços como providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas verdes. Os resíduos poderiam ser separados e coletado de forma seletiva caso o serviço seja disponibilizado pela prefeitura municipal ou pelo estado caso não haja coleta seletiva pelo serviço público, deve-se buscar parcerias com cooperativas de catadores. Além disso, é possível substituir, sempre que possível, sulfite, cartolina, isopor por papel reciclado e trocar o cimento pela terra prensada na construção de alguns equipamentos, como bancos no jardim.

Para melhorar o aprendizado dos alunos e aprimorar o conhecimento deles precisaria ser feita a definição de conteúdos disciplinares que serão ensinados para os alunos no levantamento dos conteúdos pedagógicos que podem receber o apoio do projeto ao seres trabalhados em sala, como exemplo, os combustíveis renováveis e não-renováveis, os tipos de poluição, a importância da água para a vida na terra e vários outros temas podem ser sugerido pelos alunos fazendo assim uma interatividade entre a visão dos alunos e a visão dos professores. Com o conhecimento em mãos os alunos poderiam ainda alertar os pais sobre o assunto que e de extrema importância a sociedade atual isso poderia servir também como convite para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o início. Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reduções nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos diferentes locais da escola.

Para a manutenção permanente das ações tem que ser feito um acompanhamento do andamento das mudanças, anotando os resultados e as pendências também pode ser feita reuniões dos envolvidos para fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas e sempre se lembra de reforçar os princípios do projeto sempre que julgar necessário e procure levar em consideração novas sugestões e soluções propostas por alunos, educadores ou famílias são importantes ter em mente que essa manutenção deve ser permanente e não apenas parte isolada do projeto.

CONCLUSÃO

A conclusão que tiramos desse projeto e essencial pois vemos que algumas praticas dependem somente de força de vontade e prazer em realizar aquilo que e necessário para ajudar de alguma forma o meio ambiente a ser sustentável, se todas as pessoas do planeta fizessem a sua parte não estaríamos hoje com tantos problemas ambientais, esse projeto foi um pequena ação mais pode ser muito lucrativo para todos ser for bem aplicado na vida real.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Foram utilizados sites do Google, disponível em <http://www.google.com.br>, e o site do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera, disponível em <http://graduacao.aeduvirtual.com.br>, acessados em 22 de novembro de 2012, e o livro Sustentabilidade na Prática PLT: 413. Autor: Maria E. E. Editora: Anhanguera Publicações.