Trabalho Completo Responsabilidades Social E Meio Ambiente

Responsabilidades Social E Meio Ambiente

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: jarom 21 julho 2013

Palavras: 1744 | Páginas: 7

Notas: 1

Um argumento justifica uma afirmação. Os seguintes argumentos, utilizados no Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, são verdadeiros, EXCETO o que se expressa em:

Escolher uma resposta.

a. A educação é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável, pois a mudança de paradigmas decorre do processo de formação e transformação do ser humano para uma cultura de sustentabilidade.

b. Uma sociedade com prosperidade é aquela que, independentemente de cor, raça, crença e status social, atinge requisitos em direção ao desenvolvimento sustentável.

c. Cada geração recebe como herança os benefícios e limitações oriundas da geração anterior; por isso, é importante refletir que aquilo que a sociedade transforma hoje pode ser irreversível no futuro.

d. Existe uma única alternativa com potencial para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: a nanotecnologia, que consiste em utilizar agentes biológicos no desenvolvimento de novas tecnologias.

e. Fazer o que é certo da forma correta contribui para o desenvolvimento sustentável, mas é necessário que as organizações demonstrem ética e transparência nos resultados de suas ações.

Resposta correta: Existe uma única alternativa com potencial para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: a nanotecnologia, que consiste em utilizar agentes biológicos no desenvolvimento de novas tecnologias.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Não há uma única alternativa para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: existem tecnologias em diferentes setores da economia, em diferentes realidades geopolíticas, socioeconômicas, tecnológicas e culturais, que precisam ser percebidas. A nanotecnologia é uma das ciências que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. A nanotecnologia que engloba todo o desenvolvimento tecnológico realizado em escala nanométrica. Um nanômetro representa um milionésimo do milímetro.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Leia o texto a seguir, a respeito da tecnologia desenvolvida pela Motorola.

Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde” que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricante taiwanesa Asus: trata-se do Eco Book, que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e, para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização, basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (Tecnologia da Informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Além da pesquisa da Gartner, há um estudo realizado nos EUA pela Comunidade do Vale do Silício. Ele aponta que a inovação “verde” permitirá adotar mais máquinas com o mesmo consumo de energia elétrica, e reduzir os custos de orçamento. Russel Hancock, executivo-chefe da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, acredita que as tecnologias “verdes” também conquistarão espaço pelo fato de que, atualmente, conta pontos junto ao consumidor ter uma imagem de empresa sustentável.

O estudo da Comunidade chegou às mãos do presidente da Apple, Steve Jobs, e o fez render-se às propostas do “ecologicamente correto” – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente, na produção de seus iPods e laptops. Preocupado em não perder espaço, Jobs lançou a nova linha do Macbook Procom estrutura de vidro e alumínio, tudo reciclável. E a RITI Coffee Printer chegou à sofisticação de criar uma impressora que, em vez de tinta, se vale de borra de café ou de chá no processo de impressão. Basta que se coloque a folha de papel no local indicado e se despeje a borra de café no cartucho – o equipamento não é ligado em tomada e sua energia provém de ação mecânica transformada em energia elétrica a partir de um gerador. Se pensarmos em quantos cafezinhos são tomados diariamente em grandes empresas, dá para satisfazer perfeitamente a demanda da impressora.

(Luciana Sgarbi, Revista Época, 22.09.2009. Adaptado.)

Atente para o primeiro parágrafo: Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É correto afirmar que a frase inicial do texto pode ser interpretada como:

Escolher uma resposta.

a. o compromisso firmado entre a empresa Apple e consultoria Gartner Group para criar celulares sem o uso de carbono.

b. a necessidade de maiores investimentos em tecnologia verde na indústria de eletrônicos

c. a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

d. a criação de um equipamento eletrônico com estrutura de vidro que evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

e. a união das empresas Motorola e RITI Coffee Printer para criar um novo celular com fibra de bambu.

Resposta correta: a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Atualmente, tanto pelas pressões governamentais como da sociedade, as empresas necessitam desenvolver tecnologias verdes, que não agridam o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases nocivos de efeito estufa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:

Escolher uma resposta.

a. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.

b. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.

c. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.

d. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.

e. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

Resposta correta: A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que você assinale a alternativa quemelhor corresponda ao debate entre separação do homem com a natureza. Independentemente de serem países pobres ou ricos, a questão ecológica deve ser uma preocupação central do ser humano enquanto indivíduo, assim como da sociedade humana.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Leia atentamente o texto a seguir, extraído do site do Instituto Brasileiro de Florestas, publicado em 03 jan. 2011. Está disponível em: http://www.ibflorestas.org.br/pt/component/content/article/25-noticias/678-energias-limpas.html. Acesso em: 3 nov. 2012.

Mais do que uma crise energética, o mundo passa, atualmente, por uma verdadeira crise de identidade. Após mais de um século de atividades industriais e agrícolas baseadas na derrubada de florestas e na grande queima de combustíveis fósseis, a natureza já demonstra claramente não suportar mais tais agressões. E deixa claro que a humanidade precisa rever este modelo de desenvolvimento com urgência.

Desde 1980, a concentração de CO2 na atmosfera cresceu em cerca de 30%. Em pouco mais de 150 anos, a temperatura média na Terra subiu 0,8°C. Se nada for feito e as emissões não forem controladas, o planeta pode ficar até 5ºC mais quente até o fim do século.

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) acredita que plantar árvores é fundamental para reverter este quadro, sequestrando carbono e renovando o ar que respiramos. E quanto mais, melhor. No entanto, somente as árvores não são suficientes para garantir o futuro sustentável do planeta. É necessário que as principais matrizes energéticas utilizadas pela sociedade, até então, sejam substituídas por novas fontes de energia, limpas e renováveis, que não liberem – ou liberem o mínimo possível – Gases de Efeito Estufa (GEE’s).

Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), há necessidade de que as matrizes energéticas utilizadas atualmente sejam substituídas por fontes de energias limpas e renováveis. Assinale a alternativa que cita unicamente exemplos de energia limpa.

Escolher uma resposta.

a. Energia solar, energia eólica e hidrelétrica.

b. Energia nuclear, petróleo e energia eólica.

c. Biogás, carvão mineral e energia nuclear.

d. Combustível fóssil, energia solar e energia eólica.

e. Petróleo, energia solar e energia das marés.

Resposta correta: Energia solar, energia eólica e hidrelétrica.

Comentário sobre a resposta correta: Energias limpas têm relação com tecnologias limpas, que são o conjunto de tecnologias desenvolvidas para racionar o uso de recursos naturais, de forma a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, assim como o consumo de energia e os riscos de contaminação e de impacto ambiental. Energia limpa é a que não polui ou polui menos que as energias tradicionais por não liberar gases poluentes e geradores do efeito estufa. Dentre os exemplos citados nas alternativas de resposta, são consideradas fontes de energias limpas: solar, eólica, hidrelétrica, das marés e nuclear. Não são consideradas energias limpas: carvão mineral, petróleo, combustível fóssil.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.