Trabalho Completo Restaurante Fellini

Restaurante Fellini

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: maryaclaudino 23 setembro 2013

Palavras: 1322 | Páginas: 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalhador ganha com horário flexível.

Trabalho do 1º semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Economia e modelo de gestão, relações interpessoais, tecnologia e desenvolvimento humano, ética, Política.

E sociedade.

Orientador: Prof. Joenice Dias, Ulysses Januzzi, Elisete zampronio Henry Nonaka, Márcia Bastos.

MARIA SARDINHA CLAUDINO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4

2.1 TÍTULOS NÍVEL 1 – Economia e Modelos de Gestão....................................... 5

2.1.1 Título Nível 3 – Economia e Modelos de Gestão........................................... .5

2.1.1.1 Título nível 4 – Relações Interpessoais........................................................6

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Tecnologia e Desenvolvimento........................................7

4 CONCLUSAO...........................................................................................................8

5REFERENCIAS......................................................................................................9

3

1 INTRODUÇÃO:

Vim através de este trabalho avaliar e aprender quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar com horário flexível sendo que hoje em dia já se e usado para funcionários públicos e privados desde que se tenha ciência de que por estarem em casa às obrigações e datas sempre devem estar em primeiro lugar, é o profissionalismo sempre.

4

2 DESENVOLVIMENTO:

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL.

Economia e Modelos de Gestão.

1) Quais as vantagens que a empresa teria se contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

A satisfação pessoal aumentou dando assim crescimento na produtividade da empresa e um ambiente com mais responsabilidade, que a pontualidade deu lugar a superação de metas e que a satisfação reflete na qualidade de serviço.

“A” legislação trabalhista não dispõe de nenhum dispositivo que disciplina a jornada de trabalho flexível ou também conhecida como jornada móvel e estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

A jornada flexível ou jornada móvel é resultado da flexibilização da relação capital e trabalho através da parceria entre empregador e empregado, a qual permite que o empregado cumpra sua jornada contratual, dentro de um horário previamente estabelecido, ou seja, considerando um limite inicial e final de horário de trabalho.

A apuração da jornada de trabalho, para fins de pagamento de horas extras ou desconto de faltas, deve-se levar em consideração, principalmente, os acordos e convenções coletivas de trabalho que normalmente ditam normas específicas para as respectivas categorias profissionais e regiões de abrangência. “Evitar o controle e possibilitar a diminuição de atrasos ou saídas antecipadas (absenteísmo).”

2) Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Que eu assim poderia ter tempo para resolver problemas pessoais que na maioria das vezes e durante o expediente e também por em prática alguns cursos ou reciclagens, que aumentaria a renda e produtividade, e assim teria vantagem de comprometimento entre empregado e empresa.

3) agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos, abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade.

Antigamente as pessoas se preocupavam mais em bater o ponto da sua jornada de trabalho mais a flexibilização e mais vantajosas para as empresas altamente competitivas explorando mais a criatividade do colaborador sendo mais responsável e comprometido dando mais gosto a tudo que faz sem ter que ficar se preocupando em bater o ponto.

4) Por fim faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos:

A informação nos dois textos sobre o Home Office se trata da aceitação e a responsabilidade a outra se trata de uma reversão da carga horária de trabalho feita em casa.

Em minha opinião não se trata da falta de responsabilidade dos funcionários e sim a perda significativa da concorrência com o gmail, pois o Yahoo vem perdendo mercado por falta de inovação tecnológica, pois a cada dia tem um novo programa e isso sempre leva as pessoas a conhecimentos novos.

5

Relações Interpessoais

1) Cite e explique os elementos do processo de grupo?

Papéis: Que se desenvolvem no grupo cada membro tem sua função

Normas: Que são as regras de comportamento geradas pelo grupo

Status: Uma posição social definida pelas pessoas a um grupo ou membro do grupo

Coesão: Com sua soma de forças, mantêm o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.

2) Qual a diferença entre grupos formais e informais?

Grupos formais são criados ou estabelecidos pela própria organização para a realização de tarefas especificas para o alcance das metas e da missão da empresa.

Ex: grupos funcionais permanentes, grupo de administração, grupos temporários comissão e comitês.

Grupos informais são criados pelos próprios integrantes do grupo por meio da integração entre eles cujo propósito nem sempre estão ligados aos da organização.

Ex: Grupo de amizade, grupos de interesse. 3) Explique como as equipes se desenvolvem.

Todos sabem o que o outro pensa de uma forma construtiva a colaboração entre eles e muito boa, trabalham como um time, assim um pode contar sempre com o outro, os líderes sempre atuam em conjunto assim favorecendo a criatividade e aumentando o comprometimento de todos. 4) Qual a diferença entre grupo e equipe?

Equipe: Os membros são voltados para o mesmo objetivo com papéis e funções definidas e uma série de fatores positivos com criatividade, habilidades e trocas de experiências.

Grupo: É um conjunto de pessoas com objetivos comuns que na maioria das vezes, reúnem-se por afinidades entre si e compartilhamos mesmos valores e interesses.

Tecnologia e desenvolvimento humano

Podemos dizer atualmente vivemos na Sociedade da Informação de uma forma geral, quais as principais características da Sociedade da informação?

É a busca constante do conhecimento e do desenvolvimento o aproveitamento do conhecimento, utilização da informação, os avanços tecnológicos evoluam a tendência de mercado pelos mesmos também cresce, porém não causam mais tamanha euforia, nem o deslumbramento dos homens como ocorreu no passado.

No texto podemos observar que através do “FLEXIPLACE o funcionário trabalha três dias na IBM e dois em casa”. Em sua opinião você acredita que a sociedade da informação incentiva e facilita questão das empresas permitirem o funcionário trabalhar em casa? Por quê?

Sim, pois ira estimular a criatividade do funcionário e lhe dar maior responsabilidade somente em cargos que exige do funcionário uma carga mais dura e criativa, porem isto hoje já existe em funcionalismo publico.

Cite e comente a definição de tecnologia da informação?

6

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.

Você acredita que a tecnologia da informação incentiva e facilita a questão das empresas permitirem o funcionário trabalhar em casa? Comente.

As empresas buscam racionalização e reordenação da produção, de forma a adequá-la às novas exigências do mercado de consumo. Já o trabalhador busca de um modo geral, a melhora na qualidade de vida: como a empresa deixou de ser o “centro de sua vida”, ele passa a buscar uma real diminuição do tempo de trabalho para ter mais tempo livre para organizar-se segundo a sua conveniência.

7

3 CONCLUSÃO:

Os estudos apontam que o horário flexível de trabalho permite que o empregado produza mais e com melhor qualidade. O sentimento de pressão é drasticamente diminuído e, além disso, o trabalhador pode escolher qual o melhor horário de seu dia para executar suas tarefas. Há pessoas que produzem mais à noite, ou na parte da manhã, etc. Também é possível escolher os horários necessários para uma consulta médica, por exemplo, ou praticar uma atividade física. Com isso, a saúde do trabalhador também é preservada. Sem dúvida, as vantagens são inúmeras. Contudo, há desvantagens, também. Se a pessoa não souber administrar seu próprio tempo, sua produção, ao contrário de tudo o que foi dito, pode piorar. O caso de pessoas que trabalham em casa é ainda mais delicado.

A importância e uso do trabalho em grupo aumentaram muito a partir do momento em que surgiu o movimento em favor da Qualidade Total, a grande vitória dessas experiências é a mudança no comportamento antes individualista dos participantes da equipe.

8

REFERÊNCIAS

www.Admistradores.com.br

Relações interpessoais Pearson Nádia Brunetta e Regina Ribeiro.

Tecnologia e desenvolvimento humano Pearson André Prado Peretti, Nádia Brunetta, Livini Andrea Werner.

9

10

11