Trabalho Completo SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: LARYSSA23 27 setembro 2013

Palavras: 1937 | Páginas: 8

A respeito dos fatores críticos para a sustentabilidade, é INCORRETO o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. O consumo na sociedade industrial provoca impactos financeiros não somente aos consumidores, mas também gera impactos econômicos devido às tecnologias que representam altos custos.

b. Quando um caminhão carregado de combustível provoca um acidente, derramando o produto, que infiltra no solo, estamos diante de um exemplo de degradação ambiental.

c. Muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, sendo que este último depende do consumo crescente de energia, podendo levar ao. esgotamento dos recursos naturais.

d. A distribuição de renda deve ser sempre realizada de forma desigual, uma vez que o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades também é desigual entre os trabalhadores. Correto

e. As necessidades dos consumidores de baixa renda e das camadas sociais menos favorecidas devem ser repensadas pelas indústrias quanto ao desenvolvimento sustentável.

Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa INCORRETA. Nesse caso, é: a distribuição de renda deve ser sempre realizada de forma desigual, uma vez que o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades também é desigual entre os trabalhadores.

Comentário resposta correta: Parabéns! A distribuição de renda deve ser realizada de forma igualitária e justa, reduzindo a desigualdade social, pois impactará na melhoria da qualidade de vida.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group, que se compõe de mais de 300 empresas, apresentou-se no Fórum Mundial de Sustentabilidade, que se realizou em Manaus, em março de 2011. Na questão da sustentabilidade, argumentou que cada empresa precisa ser “uma força para o bem, para fazer o certo, não somente uma máquina de fazer dinheiro” e que não se pode “depender dos governos para resolver os problemas do mundo”. Ele assumiu que em suas empresas, quatro companhias aéreas e uma de trens, há alguns negócios “sujos” quando se trata de emissão de carbono. Afirmou que, ao direcionar lucros gerados nesses negócios para tornar o mundo sustentável, já custeou desenvolvimento de tecnologia inovadora com a finalidade de produzir, a partir de algas, combustíveis para aviação. Tem como meta conseguir que, em cinco anos, boa parte da frota da empresa esteja operando com biocombustível. “As pessoas que não se focam somente em ganhar dinheiro, mas que gostam de criar coisas, são as que fazem a diferença em nosso mundo”. Ele acredita que é daí que vêm grandes avanços também para a economia verde e em temas ligados à sustentabilidade.

(Adaptado de CASTRO, Paulo. Sustentabilidade também é criar coisas. 25 mar. 2011. Disponível em: http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Sustentabilidade_e_tambem_criar_coisas. Acesso em: 9/04/2011).

A partir das informações contidas no texto, é INCORRETO concluir que:

Escolher uma resposta.

a. Parece haver preocupação do Grupo Virgin em direcionar os lucros para tornar o mundo sustentável, por meio de novas tecnologias.

b. O redirecionamento do modelo de gestão exige investimentos nos novas tecnologias e pesquisas para o desenvolvimento de matérias-prima sustentáveis.

c. Fica claro que Sir Richard Branson consegue desenvolver o networking da sustentabilidade ao buscar recursos financeiros fora de suas empresas. Correto

d. As empresas do Virgin Group estão a caminho da sustentabilidade, mas não se pode afirmar que elas detenham a sustentabilidade empresarial.

e. Sir Richard Branson pode ser considerado um líder da sustentabilidade, porque consegue estimular pessoas em busca de inovação.

Resposta correta: Fica claro que Sir Richard Branson consegue desenvolver o networking da sustentabilidade ao buscar recursos financeiros fora de suas empresas.

Comentário resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que se identifique a resposta INCORRETA. Nesse caso, pelas informações do texto, não é possível concluir o que a frase afirma. Segundo o texto, o Grupo Virgin parece direcionar o lucro para tornar o mundo sustentável.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos EUA, está em fase final de reforma e planeja estar neutro de emissões de carbono até 2020. Em decorrência disso, algumas importantes mudanças vão acontecer: 1) redução do consumo de energia, por meio de equipamentos de iluminação ecoeficiente; 2) valorização da luz natural do sol para redução do uso de lâmpadas artificiais; 3) reciclagem de 90% dos materiais de construção e demolição originados das obras; 4) reciclagem e compostagem com restos de comida; 5) redução do desperdício por meio de "estações de hidratação" para reuso das garrafas de água dos usuários do aeroporto; 6) redução do consumo de água com instalação de novos encanamentos, possibilitando 40% menos água; 7) venda de alimentação verde pelos comerciantes de alimentos do aeroporto; 8) uso de materiais reciclados para fazer o piso e tintas de baixa emissão; 9) acesso por meio de passarela de pedestres para conectar os usuários com o sistema de metrô; 10) uso de biodiesel nos ônibus prestadores de serviço; 11) descontos para usuários que alugarem carros ecoeficientes; 12) aquisição de créditos de carbono pelos passageiros para neutralizar a emissão de suas viagens, pois os combustíveis das aeronaves são grandes causadores das emissões de gases de efeito estufa.

(Baseado em Ecycle: Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/350-conheca-as-inovacoes-do-aeroporto-mais-sustentavel-do-mundo.html. Acesso em: 18/04/2011).

A partir dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do Capítulo 4 do Livro-texto e das informações acerca do Aeroporto Internacional de São Francisco, avalie as afirmativas a seguir.

I) A inovação parece ser a única alternativa para o desenvolvimento sustentável.

II) A sustentabilidade pode ser percebida como um modelo de negócios voltado para inovações sustentáveis nas dimensões organizacionais e humanas dentro e fora da empresa.

III) O desafio do SFO parece ser o atendimento às necessidades dos usuários e do planeta, frente às necessidades de mudanças globais.

IV) Nesse processo de adequação à nova ordem global, o SFO fortalecerá a imagem organizacional.

V) Provavelmente o SFO irá contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e buscará obter algum selo de certificação de sustentabilidade.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. I, III, IV e V, somente. Errado

b. I, III e V, somente.

c. Todas.

d. I, II e IV, somente

e. II, IV e V, somente.

Comentário resposta errada: Retome o Capítulo 4 do Livro-texto para melhor compreender o modelo de cinco estágios das empresas rumo à sustentabilidade.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 4

Notas: 1

Um argumento justifica uma afirmação. Os seguintes argumentos, utilizados no Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, são verdadeiros, EXCETO o que se expressa em:

Escolher uma resposta.

a. Existe uma única alternativa com potencial para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: a nanotecnologia, que consiste em utilizar agentes biológicos no desenvolvimento de novas tecnologias.

b. Fazer o que é certo da forma correta contribui para o desenvolvimento sustentável, mas é necessário que as organizações demonstrem ética e transparência nos resultados de suas ações.

c. Uma sociedade com prosperidade é aquela que, independentemente de cor, raça, crença e status social, atinge requisitos em direção ao desenvolvimento sustentável.

d. A educação é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável, pois a mudança de paradigmas decorre do processo de formação e transformação do ser humano para uma cultura de sustentabilidade.

e. Cada geração recebe como herança os benefícios e limitações oriundas da geração anterior; por isso, é importante refletir que aquilo que a sociedade transforma hoje pode ser irreversível no futuro.

Comentário da resposta errada: Escolha outra alternativa. Leia novamente o Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA e os Conceitos Fundamentais para compreender o que é nanotecnologia e o futuro do desenvolvimento sustentável.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 5

Notas: 1

(CREMESP – 2011) Leia o texto a seguir, a respeito da tecnologia desenvolvida pela Motorola.

Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde” que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricante taiwanesa Asus: trata-se do Eco Book, que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e, para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização, basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (Tecnologia da Informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Além da pesquisa da Gartner, há um estudo realizado nos EUA pela Comunidade do Vale do Silício. Ele aponta que a inovação “verde” permitirá adotar mais máquinas com o mesmo consumo de energia elétrica, e reduzir os custos de orçamento. Russel Hancock, executivo-chefe da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, acredita que as tecnologias “verdes” também conquistarão espaço pelo fato de que, atualmente, conta pontos junto ao consumidor ter uma imagem de empresa sustentável.

O estudo da Comunidade chegou às mãos do presidente da Apple, Steve Jobs, e o fez render-se às propostas do “ecologicamente correto” – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente, na produção de seus iPods e laptops. Preocupado em não perder espaço, Jobs lançou a nova linha do Macbook Pro com estrutura de vidro e alumínio, tudo reciclável. E a RITI Coffee Printer chegou à sofisticação de criar uma impressora que, em vez de tinta, se vale de borra de café ou de chá no processo de impressão. Basta que se coloque a folha de papel no local indicado e se despeje a borra de café no cartucho – o equipamento não é ligado em tomada e sua energia provém de ação mecânica transformada em energia elétrica a partir de um gerador. Se pensarmos em quantos cafezinhos são tomados diariamente em grandes empresas, dá para satisfazer perfeitamente a demanda da impressora.

(Luciana Sgarbi, Revista Época, 22.09.2009. Adaptado.)

Leia o trecho: Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É correto afirmar que a frase inicial do texto pode ser interpretada como:

Escolher uma resposta.

a. a criação de um equipamento eletrônico com estrutura de vidro que evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

b. a união das empresas Motorola e RITI Coffee Printer para criar um novo celular com fibra de bambu.

c. a necessidade de maiores investimentos em tecnologia verde na indústria de eletrônicos

d. o compromisso firmado entre a empresa Apple e consultoria Gartner Group para criar celulares sem o uso de carbono. Errado

e. a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

Comentário da resposta errada: Não foi desta vez! Leia novamente o Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, para melhor compreender a respeito das tecnologias limpas.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 6

Notas: 1

Segundo o Livro-texto, são parâmetros (modelos, medidas) da sustentabilidade empresarial:

I. recriação de tecnologias e necessidades;

II. inclusão social;

III. melhoria da qualidade de vida;

IV. perenização dos recursos naturais;

V. busca da ecoeficiência.

Escolha a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. III, IV e V, apenas.

b. II, IV e V, apenas.

c. I, II, III, IV e V. Correto

d. I, II e V, apenas.

e. I, III, IV e V, apenas.

Resposta correta: I, II, III, IV e V.

Comentário resposta correta: Parabéns! Para alcançar a sustentabilidade, uma empresa precisa ter como parâmetros: a recriação de tecnologias e necessidades (I) da empresa e de todos os stakeholders; inclusão social (II) das minorias; melhoria da qualidade de vida (III) de todos os stakeholders; perenização dos recursos naturais (IV); e a busca da ecoeficiência (V), produzindo mais e melhor com menos recursos naturais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.