Trabalho Completo Sociologia

Sociologia

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: eriiikkaa 25 agosto 2013

Palavras: 1067 | Páginas: 5

(ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:

Resposta correta: abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa correspondem à Europa, Japão e aos Estados Unidos, que figuram entre as maiores economias mundiais, o que contribui para as maiores taxas de consumo per capita de recursos naturais, e exercem forte influência na atual ordem econômica mundial.

(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.

Resposta correta: Apenas os itens I e III estão certos.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta: a violência é um dos principais problemas das metrópoles brasileiras, e um dos fatores que contribuiu para a aglomeração de pessoas nos grandes centros urbanos foi o êxodo rural e a busca por melhores condições de vida nessas regiões, o que torna verdadeira as afirmativas I e III. Já a afirmação II é falsa, pois a metropolização não resulta me um efetivo processo civilizador, muito pelo contrário, muitas vezes este fenômeno traz mais prejuízos e impactos à sua população residente do que vantagens.

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado umanova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Resposta correta

A educação ambiental abrange propostas que propiciam condições para uma maior integração dos indivíduos com o meio ambiente e a adoção de uma visão global e crítica acerca das questões ambientais, centradas em:

Resposta correta

FATEC - Adaptado) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente:

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

III. A maior parte dos resíduos pode ser recuperada ou reciclada. A maior parte da produção brasileira é composta por produtos reciclados.

Está correto apenas o que se afirma em:

Resposta correta: I.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que apenas a afirmação I é válida, visto que o intenso tráfego de navios petroleiros causa níveis elevadíssimos de poluição dos oceanos por petróleo, devido a ocorrência de vazamentos. As afirmações II e III são falsas, pois a poluição do ar provoca um aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, e não sua diminuição, contribuindo para a elevação do aquecimento global, e, embora grande parte dos resíduos possa ser recuperado ou reciclado, a maior parte da produção brasileira não é composta por produtos reciclados.

(IBMEC - Adaptado) Em uma demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92 e a Rio+20, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

I. A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países desenvolvidos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países em desenvolvimento;

II. As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países desenvolvidos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, e da eliminação do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo;

III. O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta.

Assinale a alternativa que indica a resposta Correta:

Resposta correta: III.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta está correta, já que apenas a afirmação III é válida, pois o aquecimento global, resultado do aumento da atividade do efeito estufa, corresponde a um dos grandes problemas ambientais globais atuais, senão o maior. As afirmativas I e II são falsas, porque a crise ambiental afeta a todos os países, já que o meio ambiente é sistêmico, dinâmico e interligado. Já com relação à afirmação II, apesar de alguns países desenvolvidos estarem empreendendo esforços para superar os problemas ambientais, isso não ocorre de forma geral em todos estes países, principalmente em relação à modificação da matriz energética e à eliminação do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo.

(UFAL - Adaptado) Os combustíveis fósseis representam as fontes de energia mais consumidas há mais de um século. Atualmente, as estatísticas revelam que cerca de 1/6 da população mundial é responsável por mais da metade do consumo energético global. Estes dados:

Escolher uma resposta.

REsposta

(UFPI - Adaptado). Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso Planeta, e é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

Escolher uma resposta.

(ENADE 2007 – Adaptado). A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais, para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, já que estes são fundamentalmente problemas humanos, considerando-se tanto as suas origens como as suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados por Organizações Não Governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais

PORQUE

só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, através da elaboração de políticas públicas.

Sobre estas afirmações conclui-se que:

REsposta