Trabalho Completo TEXTO

TEXTO

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: LucasOliveira 25 agosto 2013

Palavras: 1459 | Páginas: 6

Questões para Acientífica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo. Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

b. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentáveis, sejam residenciais, comerciais e industriais

c. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

d. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

e. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

Question 2

Notas: 1

(Feevale 2007)

Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

Escolher uma resposta.

a. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas.

b. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas.

c. clorofluorcarbono (CFC) - dióxido de carbono (CO₂) – químicas

d. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

e. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas.

Question 3

Notas: 1

imagem2

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.

"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)

Analise as seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.

II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.

III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. Somente I e II.

b. Nenhuma das alternativas.

c. Somente I e III.

d. I, II e III.

e. Exclusivamente II e III.

Question 4

Notas: 1

A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir.

A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro.

Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dos trabalhos coletivos e do monitoramento das ações.

(Adaptado do site http://objetivosdomilenio.org.br/casos/

Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?

Escolher uma resposta.

a. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

b. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

c. Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

d. Erradicar a miséria e a fome.

e. Desenvolver a educação básica e conscientização.

Question 5

Notas: 1

A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso (N₂O) gerado nas unidades de produção de ácido nítrico de dois de seus complexos industriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio de créditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663 créditos de carbono (CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesse processo no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos de carbono em projetos de melhoria do desempenho ambiental das suas unidades produtivas.

(Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011. Disponível em: http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2011.)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa incorreta a respeito dos créditos de carbono:

Escolher uma resposta.

a. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases que contribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto.

b. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresas ambientalmente responsáveis que conseguem reduzir a emissão de gases do efeito estufa no ambiente.

c. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono, o que é permitido pelo Protocolo de Kyoto.

d. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e em eficiência energética.

e. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Vale poderá revertê-los em benefício de projetos sociais ou melhoria do desempenho ambiental.

Question 6

Notas: 1

Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera.

O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece.

A existência de certa quantidade de gases de efeito estufa é benéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos – ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a manter a superfície da Terra a uma temperatura mais agradável – por volta de 15ºC. No entanto, por conta das concentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na era moderna, estamos elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosas mudanças climáticas. O CO2, em geral, é considerado o principal culpado, pois responde por 80% do total das emissões de gases-estufa.

Quando queimamos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, seja em carros, fábricas ou usinas elétricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quando produzimos cimento, liberamos CO2 na natureza. (GORE, Albert. Uma verdade inconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri: Manole, 2006, p. 28).

De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se pode deduzir que:

Escolher uma resposta.

a. O efeito estufa é um processo natural, mas com o aquecimento global provoca desequilíbrio no planeta.

b. Todos os gases-estufa absorvem a radiação infravermelha e contribuem para o aquecimento da superfície da Terra.

c. Os gases do efeito estufa não são totalmente prejudiciais à sociedade humana e ao planeta.

d. O efeito estufa decorre principalmente da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares e mudanças climáticas.

e. O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global.

Anhangueracompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1