Trabalho Completo Tcc De Engenharia

Tcc De Engenharia

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: eduardocintra14 23 abril 2013

Palavras: 851 | Páginas: 4

INTRODUÇÃO

Sempre foi de grande interesse de toda grande organização se destacar dentre o mercado consumidor sendo um fator essencial para isso oferecer produtos de qualidade. Para manter um cliente satisfeito é preciso que a empresa sempre buscando melhoria continua em seu processo, seja na fabricação ou determinado produto, buscando sempre minimizar os erros e eliminar desperdícios.

Diante da concorrência das empresas no mercado globalizado elas estão buscando alternativas para reduzir os custos e se tornarem mais competitivas e atrativas, tendo que diversificar cada vez mais seus produtos com novas tecnologias e baixo custo. Assim apresentam-se fatores que contribuem para a competitividade no mercado a de ser manter as entregas nos prazos planejados hoje o Just in Time (JIT), que visa também a eliminar todo e qualquer desperdício atendendo a demanda no tempo necessário. A globalização trouxe ao mercado ser muito mais criterioso detalhista e menos tolerante com seus clientes e fornecedores, onde qualidade e preço adquiriram papel de se juntarem cada vez mais em busca da maior em sua concorrência. A capacidade de agregar valores a um determinado produto com baixo custo e atrativo ao mercado, assim junto à redução do lead time a produção em lotes menores e maiores quantidades de modelos, passou a ser fundamental para uma empresa se manter competitiva no mercado com foco direto aos clientes.

Assuntos e referências de como alcançar um bom nível de desempenho e desenvolvimento são poucas empresas que sabem identificar em tempo as perdas e tomar decisões e em seguida já agir em ações corretivas em seus processos fabris.

A proposta de melhoria no SETUP e melhoria contínua do processo de fabricação é mais um meio para se obter sucesso, essas melhorias favorecem para destravar os processos e melhorar a produção de forma que se obtenha grandes ganhos em relação a produtividade do produto. Hoje em dia e fundamental ganharmos produtividade para sobrevivência das grandes e pequenas empresas, assim aplicando ferramentas capazes de minimizarmos estas perdas, iremos ver que existe sim soluções cabíveis hoje no mercado para sobrevivência das empresas. A ferramenta SETUP e um dos grandes alicerces e pilar para que as empresas consigam tornar sua produção cada vez mais eficiente na certeza da melhoria do desempenho da produção. A redução do tempo de SETUP tem como foco minimizar o tempo ocioso e desperdício na troca de ferramentas ou ate mesmo do processo, a fim de elevar a produtividade e redução de gastos durante determinada operação. Assim em conjunto a diminuição dos lotes de produção a redução do tempo de SETUP vai ao encontro do que a de mais moderno em relação às tecnologias de produção, onde este caminho e fundamental para manutenção da competitividade das empresas.

A redução do tempo de SETUP na indústria hoje tem como parâmetro vários tópicos de se identificar as causas raízes de um problema, tais como, desperdícios na produção, tempos improdutivos no processo e na operação, assim aumentando a segurança nas trocas, também definir a estrutura do projeto como, passo a passo das atividades será o caminho do sucesso trabalho.

Neste trabalho também será aplicado alguns outros conceitos relacionados à engenharia econômica, pois nela que iremos demonstrar transparecer e promover grandes cálculos de viabilidade, diretamente ligado às informações e detalhes colhidos para efeito do calculo e informações do processo para eficiência e conclusão do projeto.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso de aplicação da metodologia do processo de SETUP, na recirculação que ocorre o processo de uma operação de trocas de ferramentas onde se encontra o gargalo da produção. Além disso, visa explicitar a preparação para aplicação desta solução na empresa.

A escolha desse tema foi a justificativa devido à importância para a organização que estão em busca de maneiras mais adequada para o aumento da competitividade e melhorias continua do processo, e me levou a mostrar a importância de se conhecer e responder às necessidades do mercado ou mesmo reduzir os custos dos produtos, Sendo que o tempo gasto para o processo de SETUP atualmente na empresa é muito alto.

Pelo fato da dificuldade de se conseguir ganhos com a redução nas compras dos itens para a fabricação e tentarmos repassar algum aumento nestes produtos por parte dos fornecedores a um determinado cliente, reduzir o lead time interno, é uma forma de reduzir os custos dos produtos, com uma maior exigência por pontualidade, qualidade e diversificação, é possível relacionar analogias a ferramenta SETUP para que possa fazer significativas diferenças no processo industrial. A participação como membro da equipe nesta área foi um grande incentivo para escolha deste tema e aplicação direta.

Foram seguidos alguns passos para elaboração da metodologia deste trabalho de conclusão de curso:

- Foram realizadas pesquisas com artigos e informações contidas na empresa, feito estudos ligas a produção. Coleta de dados sobre a empresa e sobre o tema na intranet da organização.

- A participação de autores de livros exposto neste trabalho foi essencial, pois permitiu uma coleta fidedigna dos dados e informações presentes neste estudo. Também permitiu que fosse passada uma visão correta de todo processo.