Trabalho Completo Temperatura De Ebulição

Temperatura De Ebulição

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: kayandem 31 maio 2013

Palavras: 929 | Páginas: 4

I. INTRODUÇÃO

Através deste relatório iremos apresentar os dados obtidos no experimento realizado, no qual observamos o aumento gradativo da temperatura da água pura até entrar em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso em um processo mais rápido), em função do tempo. Com esse aquecimento proposital da água suas moléculas começam a agitar mais permitindo que estas se distanciem, é este distanciamento que permite que a água líquida se transforme em vapor.

II. MATERIAIS UTILIZADOS NO EXPERIMENTO

2.1) Termômetro

Função: Medir a temperatura da água.

(Figura 2.1)

2.2) Béquer

Função: Armazenar a substancia (água pura).

(Figura 2.2)

2.3) Bico de gás

Função: Aquecer a água contida no béquer

(Figura 2.3)

2.4) Tripé

Função: apoiar o béquer e sustentar a tela de amianto

(Figura 2.4)

2.5) Tela de Amianto

Função: servir de base para o béquer

(Figura 2.5)

2.6) Água

Função: Substância utilizada para checagem do ponto de ebulição da mesma.

(Figura 2.6).

III. RESULTADOS

Após utilizarmos o bico de gás (figura 2.3) para aquecer o béquer (figura 2.2) apoiado sobre a tela de amianto (figura 2.5) e o tripé (figura 2.4), usamos o termômetro (figura 2.1) para registar a variação da temperatura da água desde a temperatura ambiente (24ºC) até a temperatura esperada que fosse de ebulição (100ºC). Este experimento durou 37 minutos, utilizando um cronometro de precisão marcamos o aumento da temperatura a cada 30 segundos, a temperatura máxima obtida foi de 95ºC, esta foi alcançada ao trigésimo minuto da experiência e se manteve estável até o trigésimo sétimo minuto. Exemplificamos este experimento com o gráfico abaixo.

IV. DISCUSSÕES

Questão 1) Em qual temperatura você espera que a agua comece a ferver? Por quê?

Esperamos que a água ferva a temperatura perto da temperatura de ebulição (100ºC). Pois quando ela atinge este valor já estará mudando de estado (liquido → gasoso).

Questão 2) Quando isso ocorre você espera que a temperatura continue subindo ou permaneça constante? Por quê?

Constante, pois esta é a temperatura de ebulição, ou seja, a água passaria para o estado gasoso após atingir este ponto.

Questão 3) De que são constituídas as bolhas que se formam no interior da agua durante o aquecimento, antes da fervura (ebulição)?

São constituídas por gases dissolvidos na água.

Questão 4) De que são constituídas as bolhas que sobem para a superfície da agua durante sua ebulição?

São constituídas de vapor d’água no interior da água líquida.

Questão 5) Quando a agua entra em ebulição o que você observou com relação à temperatura do sistema?

Em nosso experimento não atingimos a temperatura de ebulição; mas quando atingiu 95ºC a temperatura se manteve estável e a agua começou a evaporar de forma lenta e não houve bolhas de vapor.

Questão 6) Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a sua resposta em questão 1. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Observamos que após 37 minutos, a agua começou a entrar no processo de ebulição aos 95ºC, próximo ao 100ºC como esperávamos; porém não havia calor suficiente para atingir a temperatura de ebulição.

Questão 7) Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a resposta em q2. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Como havíamos esperado a temperatura se manteve constante quando estava próxima ao seu ponto de ebulição, porém não o atingiu.

Questão 8) Outros líquidos puros, como a glicerina, teriam comportamento igual ao da agua (temperatura constante durante ebulição)? Justifique sua resposta.

Sim, embora a temperatura de ebulição seja muito maior (290°C), é uma propriedade de toda substância pura ter temperatura constante durante a ebulição.

Questão 9) Dá-se o nome de temperatura de ebulição à temperatura constante na qual um liquido puro se transforma em vapor. No caso da agua, o valor tabelado é igual a 100ºC à pressão atmosférica de 1atm, que é pressão atmosférica ao nível do mar.

a) O valor obtido experimentalmente coincide com o valor tabelado? Como você explica esse fato?

Não, pois não estamos localizados ao nível do mar e nossos materiais apresentaram problemas que não nos possibilitou alcançarmos a temperatura necessária para a ebulição da água.

b) Se a medida tivesse sido feita no pico das Agulhas Negras (aproximadamente 2835 metros de altitude), o valor da temperatura de ebulição seria maior, menor do que o observado ou igual a ele? Explique

Se estivéssemos no pico das Agulhas Negras, a pressão atmosférica seria maior, então a temperatura de ebulição seria menor; a água mudaria de estado mais rapidamente.

Questão 10) Se usássemos o dobro da quantidade de agua que alterações poderiam ocorrer:

a) No tempo necessário para que a agua entrasse em ebulição?

O tempo aumentaria porque toda a água teria que estar em temperatura igual e como há mais água, demoraria um pouco mais para que toda a água estivesse com a mesma temperatura.

b) Na temperatura de ebulição?

A temperatura de ebulição permaneceria a mesma, mas o tempo de evaporação de toda a água seria maior uma vez que a quantidade da mesma era maior.

V. CONCLUSÃO

A partir dos resultados descritos e das observações feitas durante a realização do experimento e da elaboração deste relatório, concluímos que quando esquentamos a água pura e à medida que a sua temperatura aumenta gradativamente ela apresenta mudanças de comportamento, como a diminuição da quantidade de água no recipiente ao longo do tempo, perto do ponto de ebulição a temperatura começa a manter-se apresentando apenas pequenas graduações até que pare na temperatura de ebulição, nota-se também a formação de poucas bolhas pequenas que aumentam em quantidade e de tamanho quando se encontram mais próximas do ponto de ebulição.

REFERÊNCIAS

Medical Supplies, JC. Disponível em: http://www.jcmedicalsupplies.com/detalle-producto/termometro-de-alcohol--10110-c. Acesso em: 29/03/2012

Parussolo, Magic Numbers. Disponível em: http://magicnumbers-parussolo.blogspot.com.br/2012/02/instrumentacao-i.html. Acesso em: 29/03/2012

Escola, Info. Disponível em http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen. Acesso em: 29/03/2012.

Biosan, Laboratório. Disponível em: http://www.biosanlab.com.br/2012/detalhe-produtos/?17. Acesso em: 04/04/2012.