Trabalho Completo Trabalho Dpp Anhanguera

Trabalho Dpp Anhanguera

Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: isafi 12 abril 2013

Palavras: 1102 | Páginas: 5

Adpp 2

Notas: 1

No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicação para essas mudanças considera que:

Escolher uma resposta.

a. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.

b. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

c. O processo de horizontalização tem mudado não apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relação com a empresa.

d. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

e. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.

Resposta Correta: os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Comentário Resposta Correta: ok, você acertou a resposta! É verdadeiro afirmar que as mudanças no mundo do trabalho aparecem como consequência da concorrência acirrada entre empresas, tanto em nível local quanto global a partir da globalização e da evolução da tecnologia. Esse contexto influenciou as organizações na revisão de seu modo de produzir: com mais qualidade e menor custo, através da aplicação de tecnologia. Da mesma forma, levou a definição de estruturas mais enxutas, com poucos níveis hierárquicos, visando aumentar sua agilidade nos processos produtivos, tomadas de decisão e redução de custos. Essa “horizontalização” significa, também, que o desenvolvimento profissional atualmente se dá mais através do enriquecimento das funções e mobilidade dentro de um mesmo nível hierárquico do que em termos de ascensão vertical. Toda essa transformação leva as empresas a exigir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) diferenciadas por parte dos profissionais e uma postura mais flexível, de maneira que assumam a responsabilidade por suas próprias carreiras e desenvolvimento contínuo. Concluindo, embora todas as afirmações sejam verdadeiras, apenas uma delas explica diretamente o texto. Essa é uma questão de interpretação de texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Leia as charges abaixo:

Disponível em: www.mcartuns.clic3.net, acesso, 12/03/11

Disponível em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11

Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem das charges:

Escolher uma resposta.

a. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.

b. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.

c. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

d. A globalização gerou consequências positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.

e. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de forma desigual.

Resposta Correta: Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, também mostram informações incompletas e não reforçam a idéia transmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crítica ao processo de globalização, mostrando que as nações mais desenvolvidas têm obtido melhores resultados nesse processo. Isso se deve ao fato de estarem mais preparados do que os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para a competitividade estabelecida pela abertura dos mercados.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Uma pesquisa realizada pela Revista Você S/A e apresentada em sua edição de Março/2011, teve como objetivo definir o “Mapa do Emprego” no Brasil em função da previsão de contratações para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, médio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questões levantadas pela pesquisa buscou identificar quais são as características (entre habilidades técnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 características mais citadas foram: 1ª – boa comunicação; 2ª – flexibilidade; 3ª – liderança; 4ª – alta energia; 5ª – pensamento estratégico; 6ª – inglês; 7ª - poder de conectar-se com pessoas; 8ª otimismo; 9ª – poder de análise; 10ª – raciocínio lógico.

A partir da análise destes dados é possível concluir que:

Escolher uma resposta.

a. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupação com o grau de instrução e a qualidade do ensino no país.

b. O perfil profissional desejado apóia-se em sólida formação técnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional.

c. As habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

d. Habilidades técnicas e comportamentais têm o mesmo peso na hora da contratação, segundo as empresas pesquisadas.

e. As empresas participantes da pesquisa são extremamente exigentes e procuram profissionais raros.

Resposta Correta: As habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

Comentário Resposta Correta: Ok, você escolheu bem! A resposta está correta, porque as habilidades citadas com mais frequência na pesquisa são de ordem comportamental. Essa constatação reflete a necessidade que as empresas têm de contratar profissionais que lhes permitam garantir um diferencial competitivo. A formação acadêmica continua sendo importante e a qualidade do ensino ainda é uma preocupação, mas ter esses fatores satisfeitos já não é suficiente. É certo que as empresas estão sendo mais exigentes ao contratar profissionais, mas é possível compreender que as organizações também estão sendo muito exigidas em suas competências para manter-se no mercado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Campos (2011), ao tentar conhecer os fatores relevantes para a empregabilidade no Brasil, definiu alguns comportamentos necessários para manutenção do emprego, são eles:

Escolher uma resposta.

a. Atuação visando à solução de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociação e compreensão sistêmica.

b. Compreensão de sistemas complexos, incluindo sistema técnico e social, bem como o trabalho com várias tecnologias.

c. Condições de trabalhar cooperativamente com pessoas de diversos níveis de conhecimento e habilidades, além de contribuir com idéias e sugestões.

d. Capacidade para identificar, organizar, planejar e alocar recursos de forma eficiente e eficaz, o que se traduz em habilidades organizacionais relevantes.

e. Habilidades para lidar com novas tecnologias e sistemas gerenciais, gerenciamento de crises e tomada de decisão em sistemas complexos.

Resposta Correta: Atuação visando à solução de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociação e compreensão sistêmica.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, pois inclui todos os comportamentos citados pela autora. As outras alternativas estão corretas, mas se referem apenas aos subitens: Habilidades Gerenciais, Trabalho em Equipe e Compreensão Sistêmica, portanto são respostas parciais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1