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Categoria: Língua Portuguesa

Enviado por: POTE 06 junho 2013

Palavras: 1359 | Páginas: 6

Existe a linguagem verbal e não verbal, sendo cada uma constituinte de textos verbais e não verbais. Assim, uma cidade, por exemplo, é considerada um texto (não verbal). A respeito de texto não verbal, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a.

Concentra-se no espaço em branco da página, típico do verbal escrito.

b.

Não se concentra nem no timbre ou ritmo de uma voz, espaço próprio do verbal falado.

c.

Organiza-se em espaço tridimensional fechado ou público.

d.

Tem caráter fragmentado, imprevisto, múltiplo.

e.

Não é exclusivamente visual ou sonoro, mas é, sobretudo, plurissígnico.

Resposta

a.

Existe relação entre a pintura e a cena cinematográfica devido ao desespero presente nas expressões fisionômicas daqueles que as compõem.

b.

O distanciamento entre a pintura e a cena cinematográfica ocorre devido ao próprio tempo em que foram criadas.

c.

A cena cinematográfica rompe com a pintura no que diz respeito à linguagem, uma vez que a pintura é visual.

d.

A proximidade entre pintura e cena cinematográfica deve-se à semelhança na forma em que as personagens se encontram.

e.

Por ser outro signo, a cena cinematográfica não mantém relação com a pintura.

1 pontos

Pergunta 2

Leia os poemas a seguir e indique a resposta correta.

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980.

Quadrilha da sujeira

João joga um palitinho de sorvete na

rua de Teresa que joga uma latinha de

refrigerante na rua de Raimundo que

joga um saquinho plástico na rua de

Joaquim que joga uma garrafinha

velha na rua de Lili.

Lili joga um pedacinho de isopor na

rua de João que joga uma embalagenzinha

de não sei o que na rua de Teresa que

joga um lencinho de papel na rua de

Raimundo que joga uma tampinha de

refrigerante na rua de Joaquim que joga

um papelzinho de bala na rua de J. Pinto

Fernandes que ainda nem tinha

entrado na história.

AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007.

I. Apesar do título e dos nomes semelhantes, não existe intertextualidade na relação entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo não recupera tematicamente o poema de Drummond.

II. Azevedo trata de uma problemática da nossa sociedade: a falta de cuidado com o planeta ao criarmos muito lixo.

III. Ambos os poemas têm a mesma estrutura na distribuição das frases.

Resposta

a.

Apenas I é correta.

b.

Apenas II é correta.

c.

Apenas III é correta.

d.

I e II são corretas.

e.

II e III são corretas.

1 pontos

Pergunta 3

Resposta

a.

revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.

b.

desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.

c.

expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.

d.

ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

e.

mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

1 pontos

Pergunta 4

Existe a linguagem verbal e não verbal, sendo cada uma constituinte de textos verbais e não verbais. Assim, uma cidade, por exemplo, é considerada um texto (não verbal). A respeito de texto não verbal, assinale a alternativa incorreta:

Resposta

a.

Concentra-se no espaço em branco da página, típico do verbal escrito.

b.

Não se concentra nem no timbre ou ritmo de uma voz, espaço próprio do verbal falado.

c.

Organiza-se em espaço tridimensional fechado ou público.

d.

Tem caráter fragmentado, imprevisto, múltiplo.

e.

Não é exclusivamente visual ou sonoro, mas é, sobretudo, plurissígnico.

1 pontos

Pergunta 5

São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podemos verificar as variantes linguísticas para as palavras tangerina e mandioca. Considerando as variações da língua portuguesa, assinale a opção correta.

Resposta

a.

As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim como mandioca é sinônima de macaxeira.

b.

São corretas apenas as formas mandioca e tangerina, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta.

c.

O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena do nordeste do País.

d.

quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa.

e.

Os brasileiros falam o português mais corretamente na região Sul do que na região Nordeste.

1 pontos

Pergunta 6

“Naturalmente, a preocupação maior estava na representação do ser humano. A arte renascentista nunca se distanciou demasiado dessa sua vocação antropocêntrica. Nesse momento, a preocupação com a figuração da imagem humana se concentraria na representação do corpo, percebido em toda a extensão de sua carnalidade, suas formas, seu peso, sua textura,sua ossatura, sua musculatura, sua anatomia, enfim.” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1994. p. 62.)

Resposta

a.

I e IV.

b.

II e III.

c.

III e IV.

d.

I, II e III.

e.

I, II e IV.

1 pontos

Pergunta 7

Sobre a relação entre arte, ciência e natureza, leia o texto de Max Bill.

“A pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura.” (BILL, Max apud CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 122.).

Observe as imagens e assinale a que corresponde à ideia de Arte Concreta no Brasil.

Resposta

a.

.

b.

.

c.

.

d.

.

e.

.

1 pontos

Pergunta 8

(Enade 2011, prova de Matemática, questão 3). Leia o texto que segue.

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso.

A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.

De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:

Resposta

a.

Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.

b.

Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.

c.

Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.

d.

Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.

e.

Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

1 pontos

Pergunta 9

O quadro em seguida refere-se respectivamente a:

Resposta

a.

Ética e moral.

b.

Moral e ética.

c.

Moral e filosofia.

d.

Ética e doutrina.

e.

Cultura e ética.

1 pontos

Pergunta 10

Listam-se a seguir algumas atividades de natureza metacognitiva, excetuando-se a:

Resposta

a.

Explicitação dos objetivos da leitura.

b.

Falta de obstáculo na compreensão do texto.

c.

Monitoração do comportamento para ver se está ocorrendo a compreensão do texto.

d.

Tomada de ações corretivas quando são detectadas falhas na compreensão do texto.

e.

Recuperação da atenção quando a mente se distrai ou faz digressões quando da leitura.

1 pontos

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