A Nematodeos em Biologia
Por: Yasmin Carvalho • 12/10/2018 • Trabalho acadêmico • 916 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA, CAMPUS SANTO AMARO
YASMIN DE CARVALHO CONCEIÇÃO
RELATÓRIO DE AULA
PRÁTICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório da aula prática apresentado ao professor da disciplina de Biologia, Prof. Marcus Vinícius Silva, como componente avaliativo do curso técnico de informática do Instituto Federal da Educação Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus Santo Amaro.
A atividade foi realizada no dia 13 de setembro de 2018 nas dependências do IFBA- Santo Amaro.
SANTO AMARO
2018-10-12
- Introdução. Os nematóides são vermes subcilíndricos, no geral de corpo filiforme (dicionário: Delgado como um fio. Débil, fraco) e tamanho microscópico, capazes de causar danos apreciáveis tanto a animais de interesse zootécnico como principalmente a plantas cultivadas de grande importância econômica. Não devem ser confundidos com os platelmintos, vermes de corpo achatado do filo Platyhelminthes, que inclui algumas formas de vida livres bem conhecidas, como as planárias.
Segundo o professor Marcus Vinicius, os nematóides têm uma variação significante nos tamanhos, uns medem de 0,3 a 3,0 mm de comprimento; os que se especializaram no parasitismo de animais, vertebrados ou invertebrados, podem medir desde 0,3 mm até vários centímetros (cerca de 20, como na lombriga intestinal do homem, Ascaris lumbricóides).
- Materiais utilizados
- Lâmina
- Lamínula
- Pipeta conta gotas
- Microscópio óptico
- Amostra do rio Subaé
- Procedimentos
- Com a pipeta conta gotas retire uma gotícula da água do rio Subaé.
- Em seguida, pingue uma gotícula da amostra em cima da lâmina, logo após, com um ângulo de 45º coloque a lamínula e leve diretamente para a platina (mesa) para avaliar a porção.
- Após focalizar o objeto desejado pelas lentes objetivas de 10x 40x e varrer (movimentar) toda lâmina, faça registros fotográficos e manuscrito do alvo encontrado.
- Resultado
[pic 2]
Lente de 10x
Ao manusear o microscópio foi possível obter a identificação rápida pela lente de 10x do verme (nematódeo) apresentado na imagem. Um verme que foi encontrado pela coleta de uma pequena amostra do rio Subaé.
Ao pedir auxilio do docente regente para mais informações sobre o verme, Marcus Vinicius destacou sobre as doenças causadas e que esses parasitas precisam ser estudados de maneira sistemática, pois o desconhecimento de vários fatores relacionados a essa epidemiologia no Brasil tem dificultado o tratamento e a profilaxia correta a serem usadas pelos profissionais da saúde e da vigilância sanitária.
...