A Sociologia na Biologia
Por: Kansibsoala92882 • 7/4/2020 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
A relação de comportamento social diante dos acontecimentos ,e ações postas pela própria sociedade ,condizem e contribuem para a determinação de uma atitude filosófica, onde irá inseri uma postura crítica em relação às imposições sociais juntamente com questionamentos sobre regras e padrões sociais.
O questionamento sobreposto a garantir um pensamento crítico e de maneira racional. A partir de imposições sociais é denominada de atitude filosófica. Onde o ser pensante passa a observar o meio e atribuir conceitos lógicos para determinada regra.
A atitude científica está relacionada também ao comportamento crítico, mas ela vai além da atitude filosófica, pois além de questionar os fatos, ela busca o real motivo e a relevância dos fatos pondo em prática a busca da verdade. Ela difere justamente na maneira em que são executadas. A atitude filosófica nos mostra que o conhecimento científico é provisório, jamais acabado ou definitivo, sempre tributário de um pano de fundo ideológico, religioso, econômico, político e histórico. Vivemos um momento de aparente triunfo da ciência, como projeto genoma, transgênicos, etc. A ciência não caminha em uma via linear continua e progressiva, mas por saltos e revoluções.
A atitude filosófica ajudou o desenvolvimento da atitude científica através das reflexões, críticas, argumentos em busca de compreender os fundamentos da nossa existência. A ciência também desconfia da veracidade de novas certezas, de nova adesão imediata às coisas, da ausência da crítica e da falta de curiosidade. Por isso, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicados e, em certos casos, afastados.
O filosofo Bachelard não se estende a ciência investigando a origem de forma linear. Muitas vezes só se compreende as conexões de conhecimento que permitiram uma descoberta científica num tempo posterior ao da descoberta. Bachelard cita também a “filosofia do não”, diz que de forma alguma, está restrita meramente a recusa e a negação, pelo contrário, estava maior para uma atitude de conciliação, que permitiria resumir simultaneamente o conhecimento sensível e o conhecimento científico. Esse processo de negação era uma tentativa de fazer com que elas convivam simultaneamente.
...