Biologia
Por: mandinharaphael • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
Introdução
São indivíduos denominados por ectoparasitas ou parasitas externos os que vivem sobre o corpo do hospedeiro, no exterior do corpo do hospedeiro, ou seja, sobre a pele, por um determinado período de tempo, dependendo totalmente de seus hospedeiros para sua sobrevivência, podendo ter efeito prejudicial em sua saúde, desenvolvendo alguma patologia.
Pediculus humanus
Ovo de Pediculus sp. ( lêndea )
Este é a popular"muquirana". É um inseto sem asas com corpo apresentando divisão clara em cabeça, tórax e abdome. O seu ovo fixa-se ao fio de cabelo é conhecida como lêndea. É mais comum nos paises frios. É mais freqüente nos casos em que os hábitos de higiene são precários.
CICLO
O ciclo é autoxênico e inicia com a ovipostura. Os ovos necessitam de 4 a 14 dias para completarem a incubação. Após a eclosão, surgem as ninfas, que atingem o estádio adulto em 2 semanas. A maturidade sexual nos adultos ocorre em 4 horas, com cópula imediata. Sobrevivem de 3 a 4 semanas; ovipostura de aproximadamente 300 ovos.
TRANSMISSÃO
Transmissão direta, pela proximidade é mais habitual ocorrer em jardins-de-infância, escolas ou entre familiares próximos recomenda-se não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.
PATOLOGIA SINTOMA
Causadores da pediculose do corpo, encontram-se principalmente nas dobras do corpo presos à roupa; suas picadas causam inflamação aguda da pele e prurido, irritação do couro cabeludo, podendo surgir tipicamente erupções na nuca, acima e atrás das orelhas, acompanhadas nos casos mais graves de aumento dos gânglios linfáticos (ínguas) , Os sintomas costumam aparecer logo. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação. E além de serem responsáveis pela transmissão de várias doenças infecciosas como o tifo, a febre recurrente a a febre das trincheiras.
Leve isso em conta na prevenção pessoal: Os piolhos também gostam de cabelos limpos não muda em nada o risco de infestação. Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.
Se estiver exposto, inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos
O simples hábito de trocar e lavar regularmente as roupas (com água quente e detergentes) foi suficiente para diminuir drasticamente a incidência dessa parasitose no homem.
Tratamento
Aplicação de um produto para tratamento, como: Piretrina, Permetrina
devem ainda ser tomados alguns cuidados de higiene, tais como a eliminação das lêndeas através do uso de um pente fino apropriado e a lavagem cuidada
...