Biologia
Por: geizianegalvao • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 309 Visualizações
SUB-FILO CEPHALOCHORDATA
REPRESENTANTE TÍPICO DESTE SUB-FILO É O ANFIOXO, NOME VULGAR PELO QUAL É CONHECIDO O Branchiostoma lanceolatum,. É UM ANIMAL MARINHO DE PEQUENO PORTE, COM 5 A 8 Cm DE COMPRIMENTO, FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM PEQUENOS PEIXES DEVIDO AO SEU CORPO FUSIFORME.
A EXTREMIDADE ANTERIOR É DENOMINADA ROSTRO E A POSTERIOR É CHAMADA CAUDA. NA FACE VENTRAL, PRÓXIMO AO ROSTRO, ENCONTRA-SE A BOCA EPRÓXIMO A CAUDA EXISTEM DOIS POROS: O ÂNUS E O ATRIÓPORO.
DURANTE O DIA VIVEM SEMI-ENTERRADOS NA AREIA DE ÁGUAS RASAS E SÃO QUASE INATIVOS; À NOITE BUSCAM ALIMENTOS ATIVAMENTE.
CARACTERÍSTICA GERAIS:
- REVESTIMENTO E PROTEÇÃO: A EPIDERME É CONSTITUIDA POR UM EPITÉLIO SIMPLES, COM MUITAS CÉLULAS CILIADAS. POSSUEM UMA DERME DELICADA, FORMADA POR TECIDO CONJUNTIVO.
- SUSTENTAÇÃO E LOCOMOÇÃO: O PRINCIPAL ELEMENTO DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO É O NOTOCORDA, SITUADO LOGO ABAIXO DO TUBO NERVOSO, INDO DA REGIÃO ANTERIOR À POSTERIOR. A MUSCULATURA É BEM DESENVOLVIDA, CONSTITUIDA POR MÚSCULOS SEGMENTARES EM FORMA DE • , DENOMINADOS MIÔMEROS. AS CONTRAÇÕES ALTERNADAS DOS MIÔMEROS DE CADA LADO DO CORPO PROMOVEM MOVIMENTOS BRUSCOS NA NATAÇÃO DESSES ANIMAIS.
- NUTRIÇÃO E DIGESTÃO: O SISTEMA DIGESTIVO É COMPLETO. NA CAVIDADE BUCAL ENCONTRA-SE EXTERNAMENTE O VESTÍBULO E VÁRIOS TENTÁCULOS (CIRROS BUCAIS), NO INTERIOR EXISTE UM VÉLUM, UMA MEMBRANA COM TENTÁCULOS QUE, ENTRECRUZADOS, CONSTITUEM UM FILTRO PARA IMPEDIR A ENTRADA DE PARTÍCULAS VOLUMOSAS. COMO ANIMAL FILTRADOR (NUTRE-SE DE SERES PLANCTÔNICOS) APRESENTA A FARINGE BRANQUIAL COM INÚMERAS FENDAS BRANQUIAIS E O ENDÓSTILO SECRETOR DE MUCO. NÃO HÁ ESTÔMAGO E O INTESTINO APRESENTA UM CECO INTESTINAL DENOMINADO “FÍGADO”, SECRETOR DE ENZIMAS, A TERMINAÇÃO É EM ÂNUS.
- CIRCULAÇÃO: O SANGUE É INCOLOR, SEM PIGMENTOS RESPIRATÓRIOS NEM CÉLULAS SANGUÍNEAS. O SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPÕE-SE APENAS DE ALGUNS VASOS DORSAIS E VENTRAIS. NOS VASOS DA FARINGE EXISTEM UMAS DILATAÇÕES CONTRÁTEIS DENOMINADAS BULBILHOS PULSÁTEIS, QUE FUNCIONAM COMO “CORAÇÕES”. NÃO EXISTEM REDES DE CAPILARES (EXCETO NAS PAREDES INTESTINAIS) E A CIRCULAÇÃO É DITA ABERTA.
- RESPIRAÇÃO: A ÁGUA CONTENDO OXIGÊNIO PENETRA PELA BOCA E PASSA PELAS FENDAS DA FARINGE, CAI NA CAVIDADE ATRIAL (AO REDOR DA FARINGE) E SAI OELO ATRIÓPORO. UMA PARTE DO OXIGÊNIO SE DIFUNDE PARA O SANGUE NA FARINGE, MAS ATRAVÉS DA EPIDERME É QUE OCORRE A EFETIVA TROCA GASOSA (POR DIFUSÃO.
- EXCREÇÃO: A EXCREÇÃO É FEITA POR DEZENAS DE PARES DE PROTONEFRIDIOS SITUADOS NA FARINGE BRANQUIAL. CADA PROTONEFRÍDIO É UM TUBO OCO CURVO COM UMA ABERTURA PARA A CAVIDADE ATRIAL; CONTÉM EM SUA SUPERFÍCIE EXTERNA TUFOS DE SOLENÓCITOS MUITO SEMELHANTES ÀS CÉLULAS FLAMA DOS PLATIELMINTOS.
- SISTEMA NERVOSO: O SISTEMA NERVOSO CONSISTE EM TUBO OCO, SITUADO DORSALMENTE ACIMA DO NOTOCORDA, APRESENTANDO UMA DILATAÇÃO NA PARTE ANTERIOR, A VESÍCULA CEREBRAL.
- REPRODUÇÃO: OS SEXOS SÃO SEPARADOS. EXISTEM APROXIMADAMENTE 25 PARES DE GÔNODAS ENFILEIRADAS EM CADA LATERAL DO CORPO, NA REGIÃO VENTRAL. ESSAS GÔNODAS, QUE NÃO POSSUEM CANAIS GENITAIS, ROMPEM-SE E OS GAMETAS CAEM NA CAVIDADE ATRIAL E SAEM PELO ATRIÓPORO. A FECUNDAÇÃO É EXTERNA. O DESENVOLVIMENTO É INDIRETO E A LARVA, SEMELHANTE AO ADULTO, SOFRE POUCAS TRANSFORMAÇÕES.
Trabalho de de zoologia IV
Distribuição dos Animais e Filo Hemicordata:
Consultar pelo menos 3 livros
Apresentação para a 1ª Unidade
Trabalho de Zoologia IV
Estudo comparativo entre os Subfilos
Cephalochordata e Agnata
Consultar pelo menos 3 livros
Apresentação para a 1ª unidade
Trabalho de Zoologia IV
Estudo comparativo entre as Classes
Chondricthies e Osteicthies
...