Biologia animal
Por: evangerlandy • 3/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 629 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta resenha procuramos discorrer sobre a fotossíntese, com ela transforma a energia solar em energia química, como forma de transporte de elétrons e ATP até a formação de carboidrato e gás oxigênio.
DESENVOLVIMENTO
A vida no planeta Terra depende de alguns fatores para a sobrevivência: a energia solar, a água (H2¬O) e o dióxido de carbono (CO2¬) tem um papel importante para o ciclo vital, dando início a um processo fundamental que é a fotossíntese, esse processo começa com as raízes das plantas absorvendo a água e chegando a todas as partes até as folhas, outro elemento utilizado na fotossíntese é o dióxido de carbono que penetra nas plantas através das folhas e para completar o processo tem a energia do sol, que é capitada através da clorofila e utilizada na conversão para carboidratos (C6H12O6) e oxigênio (O2), acumulando energia partir da luz solar para o uso no seu metabolismo, na síntese de adenosina trifosfato(ATP), assim iniciando a maior parte da cadeia alimentar da terra, como podemos observar na figura abaixo:
Figura 01 – Processo da fotossíntese
Fonte: websmed.portoalegre.rs.gov.br
A descoberta da fotossíntese se dividiu entre alguns cientistas em diferentes períodos e aspectos, quanto à liberação de oxigênio (O2), a incorporação de H2¬O, a retirada de nutrientes do solo e o ciclo da clorofila feito pelas plantas, mas tendo o químico Joseph Priestley descoberto acidentalmente que os vegetais eliminavam O2 dando início as pesquisa sobre a fotossíntese no século XVIII.
A fotossíntese é um processo autótrofo realizado por células procariontes e eucariontes clorofilados, nos procariontes ocorrem duas formas de fotossíntese partir das bactérias púrpuras e a mais comum realizada pelas cianobactérias. Nos eucariontes, a fotossíntese ocorre no interior de uma organela: o cloroplasto.
Os cloroplastos das plantas apresentam três componentes principais: envelope, tilacóides e estroma. O envelope delimita o cloroplasto e é formado por duas membranas uma externa e outra interna sendo a interna os tilacóides, o estroma corresponde à região do cloroplasto entre o envelope e os tilacóides.
A luz solar só pode ser utilizada na fotossíntese graças à presença de pigmentos especializados que conseguem captar a energia luminosa, sendo uma forma de energia composta de vários comprimentos de ondas. Os pigmentos tem a capacidade de absorver apenas certos comprimentos de onda, os principais pigmentos fotossintéticos são as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas.
Na fotossíntese existem várias reações que tem sido agrupada em duas etapas interligadas: a primeira, fotoquímica ou fase clara, em que há presença de energia luminosa e a segunda, química ou fase escura, na qual não há presença direta da energia luminosa.
A fotoquímica acontece nos tilacóides, com a presença dos pigmentos fotossintetizantes, nesta etapa dois conjuntos básicos de reações acontecem com a presença da luz solar, a fotofosforilação e fotólise da água. Na fotofosforilação acontecem a participação das moléculas de clorofila e carotenoides que são substancia aceptores de elétrons e enzimas, essa substancia transfere os elétrons para outra substância, dentre as substancias transportadoras estão os citocromos, que no processo de citocromos, a energia é aproveitada na síntese de ATP a partir de ADP e fosfato. Uma segunda forma de fotofosforilação que ocorre de modo independente da cíclica, os elétrons excitados pela luz solar são captados pelo NADP+ formando o NADPH. Na fotólise de água, a molécula de H2¬O é quebrada, liberando elétrons que são capturados pelo P680 no mesmo momento em que os hidrogênios são capturados pelo NADP+ formando NADPH+H+, a célula liberando o O2.
Figura 02 – Processo da fotossíntese na Tilacóide
Fonte: meioambiente.culturamix.com
Na etapa química ou fase escura ocorre no estroma dos cloroplastos, ocorrendo reações ligadas à fixação do carbono(C) presente no CO2, não depende diretamente da luz, mas sim da reação da fase fotoquímica, pois precisam do ATP
...