Biossegurança
Por: llolapaluzo • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.679 Palavras (7 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal
BIOSSEGURANÇA
Saúde, estética e imagem pessoal
[pic 3]
Gramado
2015
PALOMA LOPES COSTA
PALOMA LOPES COSTA
BIOSSEGURANÇA
Saúde, estética e imagem pessoal
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imgem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Educação a Distância Prof. Poliana Milreu.
Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia Prof. Vânia Terra e Marcelo Doi.
Estética e Imagem Pessoal Prof. Luciane Barbosa.
Biossegurança em Centros de Estética Prof. Silvia Paulino Ribeiro Albanesi.
Ética, política e sociedade Prof. José Adir Lins Machado e Juliana de Lima Arruda.
Seminário Temático Prof. Heloísa Licha.
.
Gramado
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 03
1 DESENVOLVIMENTO ................................................................................................ 04
3
INTRODUÇÃO
“A comissão de Biossegurança da Fundação de Osxaldo Cruz (2003) traz um conceito amplo e completo para a biossegurança, considerando-a como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.” .
Neste Caso, a biossegurança ajuda a reconhecer, avaliar, e controlar os riscos que este trabalhador sofre diariamente em sua conduta profissional. Eliminando ou reduzindo os agentes ou fatores de riscos no meio ambiente de trabalho. As atividades favorecem a transmissão de microorganismo e doenças contagiosas como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e ate mesmo HIV. Estas transmissões se dão pela falta de fiscalização frequente em centros de estética, pois com a criação das normas de biossegurança as quais são um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do profissional da estética.
O conhecimento em biossegurança proporciona a qualquer profissional organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza do ambiente, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de materiais que entram em contato com os clientes, o uso correto de EPI’S – Equipamento de Proteção Individual, que são: avental, luvas, gorro, mascaras, óculos de proteção, e ainda os descartáveis usados nas clientes que evitam vários tipos de contaminação.
Contuto o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade do conhecimento e do uso correto das normas de biossegurança pos profissionais em centro estéticos.
4
1 DESENVOLVIMENTO
- BIOSSEGURANÇA EM ESTÉTICA
A Biossegurança em estética consiste em ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Sabemos que quando se trata de relação de contato profissional- cliente os riscos de serem transmitidas doenças que vão desde um simples resfriado, até uma micose, hepatite e Aids existem. Na estética especificamente ela vem para auxiliar os profissionais de como utilizar de forma correta os equipamentos chamados EPI’S que são os equipamentos de proteção individual.
A importância da Biossegurança em centros de estética serve para dar bons resultados e a conscientização do profissional em praticar a técnica da biossegurança mas acima de qualquer coisa ter bom senso e responsabilidade com a vida. A apresentação do profissional também é muito importante, não somente para a questão visual, mas pela higiene, unhas cumpridas acompanham sujidades, cabelos soltos são fonte de transmissão, sapatos abertos não protegem o profissional e o uso do avental é justamente para que haja uma separação do ambiente externo para o do trabalho, preservando a integridade higiênica do contato profissional-cliente.
O significado etimilógico da palavra Biossegurança é vida e segurança. A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos – como a limpeza de pele.
De acordo com a informações brasileiras da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de quipamentos de proteção individual durante procedimentos de: manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, aplicação de produtos químicos pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micose, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.
...