COM RESPOSTAS DE ALUNO! GABARITO NÃO OFICIAL
Por: MarciaValim • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.771 Palavras (12 Páginas) • 499 Visualizações
AD2 – 2014.1 COM RESPOSTAS DE ALUNO! GABARITO NÃO OFICIAL
Introdução à Zoologia- Nota do aluno: 9,5
- Discuta brevemente qual a ideia de Haeckel sobre o papel da embriogenia na evolução dos metazoários e no que as ideias dele diferem das ideias atuais sobre evolução. (1,0 ponto)
Ernst Heinrich Haeckel foi quem construiu as primeiras e complexas árvores filogenéticas de animais já utilizando termos como protozoários e metazoários, a hipótese Coloniais, de sua autoria há evidências a favor da mesma pela razão de diversos grupos de protistas existentes, tem formar agrupamento. Ele criou a Lei da Biogenética para explicar a filogenia animal a partir do desenvolvimento embrionário, sua lei foi quebrada por cientistas. Todavia, suas idéias sobre filogenia e embriogenia por exemplo são usadas quando analisamos animais diferentes, na mesma fases larvais, daí são consideradas homologia. Segundo a Lei Biogenética, conforme pensamento de Haechel, o desenvolvimento animal, passaria por estágios adultos de seus ancestrais. Embora admirador de Darwin, ele adotou alguns princípios pré-Darwinianos, que haveriam sucessões de formas, “cada vez mais superiores”, que embriões de formas elevadas que seriam o recaptulação de formas anteriores. A Blastea , um nome que deu hipotético ao organismo ancestral por parecer uma blástula. Ele descreveu as fases do desenvolvimento embrionário ( ovo fecundado, divisão que é a clivagem, depois mórula, blástula, blastocele, depois a fase de gastrulação, invaginação. Nestas fases ele fala do embrião, gástrula, camadas de células, blastocele, arquênteron ( ou tubo digsetivo primitivo). Enfim, que o blastóporo que dá origem a boca ou ânus do adulto. Haeckel acreditava que estágios embrionários dos animais atuais seriam reflexos da filogenia do grupo. Mas, esta visão de evolução de uma forma linear é bem diferente das hipóteses aceitas atualmente. Para completar o fim da teoria, surge a genética e da Síntese Moderna. Com esta descoberta por cientistas na qual os genes é que controlam a velocidade e direcionam o desenvolvimento do embrião. Para Haeckel os humanos estariam acima de todos os animais, no topo mas isto mudou, sabe-se que todos os seres vivos tem particularidades e suas características filogenéticas.
- Como você explicaria o fato de no Pólo Norte existirem mamíferos de grande tamanho, como o urso polar, mas não existirem mamíferos pequenos, como ratos? (1,0 ponto)
Resposta: Este fato de no Pólo Norte existirem mamíferos de grande tamanho, como urso polar, devido ao metabolismo nesses animais. Quando o animal é grande, isso leva a diminuição da relação superfície- volume corporal. Concluindo maior o animal, menor a superfície relativa. Eles possuem maior massa corporal, e consomem oxigênio proporcionalmente ao tamanho corporal. O tamanho corporal é um aspecto relevante, outros fatores contribuem para a sobrevivência deles num lugar tão frio, o tecido adiposo que funciona como isolante térmico, também a pelagem ajuda a manter corpo aquecido. Então os ratos, animais ativos, como tem um metabolismo muito rápido e não resistiriam a um jejum prolongado, além do sistema cardiorrespiratório deles funcionar de forma rápida. Há uma matéria no Link abaixo sobre o menor mamífero do mundo, onde o biólogo ressalta que um animal, musaranho suprimento de ar não parar nem na hora que ele se alimenta, que o coração do mesmo bate 1200 vezes por minuto, isso significa que estaria batendo doze vezes mais rápido que no coração humano.
3)O termo “Esqueleto Mole” parece um contrassenso. Como um esqueleto pode ser chamado de mole e como é o seu funcionamento? (1,0 ponto)
O esqueleto mole, por exemplo das minhocas, do Filo Annelida, é chamado de esqueleto hidrostático, pelo fato das cavidades do celoma, serem preechidas por um fluído ( líquido imcompressível ) celomático que dá suporte, possui seu corpo divididos em anéis que possue três folhetos germinativos. As minhocas, possuem um tubo muscular que membranas providas de fibras musculares longitudinais e oblíquas. Os músculos circulares se movimentam ao longo do segmento e os longitudinais encurtam. Elas também possuem cerdas que servem de apoio durante seus movimentos. Quando se movimentam o líquido leva a alterações em suas formas, esta é Rastejamento modalidade encontrada no meio aquático quanto aéreo, movimento em ondas, pelo antagonismo de músculos distintos sobre uma cavidade líquida. Também o de escavação: nota-se a deformação do animal , afila-se conseguindo entrar no sedimento, com dilatação do corpo ele se adere. ( ex: poliquetas, moluscos e outros. A sustentação e locomoção nos esqueletos moles também tem outro tipo: esqueleto eretos na água - as anêmonas do mar, moluscos por possuírem esqueletos hidráulicos. Propulsão a jato:típico da lula, utiliza-se se da cavidade hidráulica, esta conectada as águas por um sifão, quando a lula efetua contração muscular de seu corpo, a água é expelida para cima, segundo apostila de Intr. Zoologia , CEDERJ módulo 3 pg. 57 devido a “princípio ação reação”.
- Comente as características morfológicas apresentadas pelos animais capazes de aumentar sua capacidade de flutuabilidade. (1,0 ponto)
Entre as características morfológicas apresentadas:
Redução do conteúdo de elementos pesados – alguns animais artrópodes e moluscos, possuem conchas e carapaças que são pesadas, por terem em sua composição carbonato de cácio. ( ex: mariscos, caramujos ) mas alguns animais que possuem conchas reduzidas e internas conseguem conseguem nadar na coluna de água ( ex: Lebres-Do-Mar, que são gástropodes ). A porcentagem de água do corpo - a ocorrência da diluição de elementos através da água, em alguns animais como actenóforos , medusas. Estes apresentam porcentagem grande de água em seus corpos chegando evitando que afundem. Outros animais substituem Magnésio e Sulfato ( SO -24 ) por outros íons como Na+ e Cloro. ( Cl - )
...