Dengue: tipos, tratamento e prevenção
Por: Enzo Bolognese • 8/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 418 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Dengue
Transmissão
A transmissão da dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que, ao picar alguém contaminado adquire o vírus e pode carrega-lo por toda a sua vida, sendo um vetor da maior contaminação da doença.
Dengue clássica
A dengue clássica é a mais leve dos 2 tipos de dengue e , ás vezes, é confundida com a gripe. Pode apresentar sintomas como febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue hemorrágica
A dengue hemorrágica geralmente ocorre na segunda ou terceira vez que a pessoa é contaminada. Se difere da clássica, pois a pessoa infectada sofre de alterações na coagulação sanguínea que, se não for tratada rapidamente pode levar á morte. Os sintomas são praticamente iguais ao da dengue clássica só se diferenciam no quarto ou até quinto dia quando começam a acontecer hemorragias internas, também pode ocorrer queda de pressão arterial e desmaios.
Tratamento
Não existe tratamento específico, apenas existem tratamentos para os sintomas, ou seja, o tratamento é sintomático, seja ele febre, dores , inflamações entre outros.
Prevenção
Reforçar a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti como, repelentes, telas nas janelas. Também é necessário impedir a reprodução do mosquito eliminando os focos. Sendo de extrema importância este tópico.
Prevenção contra o Aedes aegypti
Existem várias formas de eliminar os focos do mosquito, algumas delas abaixo:
1- Colocar o lixo em sacos plásticos e tampar a lixeira bem para evitar o acúmulo de água. Não jogar lixo em terrenos baldios.
2- Embalar bem as garrafas que não for usar, as garrafas que forem utilizar deveram ser guardadas de boca para baixo ou em algum local coberto.
3- Ficar bem atento a recipientes que possam acumular água ( potes, garrafas, pneus, latões, vasos, copos, latas, embalagens vazias), sempre que puder cobri-las para evitar o acumulo.
4- Se você tiver plantas, ao regá-las perceba que no prato em que o vaso fica encima ocorre o acúmulo de água que transforma em um potencial foco do mosquito, então coloque areia ou terra no prato para evitar que a água fique exposta.
5- Verifique se a sua caixa d’água está devidamente tampada, se não estiver ela é um foco de dengue, então tampe ela direito.
6- Em geral, todos os acúmulos de água devem ser eliminados para que não se transformem em um foco do mosquito Aedes aegypti.
...