Embiogênese em Equinodermas e Grastulação
Por: Priscila Fernandes • 4/7/2016 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Embriogênese em Equinodermas
As características encontradas nos ovos dos equinodermas nos permite classifica-los como oligolécito, já que possui pouco vitelo homogeneamente distribuído.
A segmentação desse tipo de ovo é holoblástica e é determinada através do tamanho das células formadas após a 3ª clivagem, os blastômeros formados são de tamanhos quase iguais o que torna esse tipo de segmentação Holoblástica Subigual.
Durante a segmentação vai acontecer a formação da mórula que nada mais é que um maciço de células, e a formação da blástula que é o aumento do número de células e forma uma cavidade interna cheia de liquido.
A gastrulação nos equinodermas ocorre através da invaginação do blastômero dando origem a um orifício denominado blastóporo, como os equinodermas são deuterostômios o blastóporo futuramente dará origem ao ânus, formando em seu interior o intestino primitivo também chamado de arquêntero.
Os equinodermas em sua faze embrionária são formados por três camadas celulares a endoderme, ectoderme e mesoderme, são chamados triblásticos.
1. O que é gastrulação?
A gastrulação é o processo de formação dos folhetos embrionários, endoderme, mesoderme e ectoderme.
2. Como é formado o arquêntero?
O arquêntero também conhecido como intestino primitivo é formado a partir do invaginamento do embrião formando o blastóporo e a cavidade interna é o arquêntero.
3. Como os animais podem ser classificados em relação ao destino do blastóporo?
A classificação pode ser feita em prostômios quando o blastóporo dá origem a boca e em deuterostômios quando o blastóporo da origem ao ânus do animal.
4. Descreva os folhetos embrionários e os tecidos que serão originados por cada folheto.
O folheto embrionário é a camada da célula que irá dar origem a todos os tecidos e órgãos do animal. São três os folhetos endoderme, mesoderme e ectoderme:
Endoderme da origem ao revestimento de dois tubos, o tubo digestivo que irá dar origem ao fígado, vesícula biliar e ao pâncreas, este mesmo tubo irá se bifurcar dando origem ao tubo respiratório e pôr fim aos pulmões em si.
Mesoderme é dividido em cinco classificações, cada uma dará origem a tecidos diferentes, a cordomesoderma dará origem ao tubo neural e estabelecer um eixo corporal ântero-posterior, a mesoderma paraxial irá formar vários tecidos conjuntivos das costas como ossos, músculos, cartilagens e derme, a mesoderme intermediaria dará origem ao sistema urinário e os dutos genitais, temos também a mesoderme da placa lateral que irá dar origem ao coração, vasos sanguíneos e células do sistema circulatório, ainda dará origem ao revestimento interno do corpo e os componentes mesodérmicos dos membros com exceção dos músculos, e por fim temos a mesênquima da cabeça que formará a musculatura da face e os tecidos conjuntivos.
Ectoderme dará origem a todas as estruturas do sistema nervoso como medula, encéfalo e nervos, também irá dar origem aos pelos e glândulas da mucosa, ainda dará origem ao epitélio
...