FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE BIOLOGIA ANIMAL PORTFÓLIO
Por: Marcos Akenaton Mendes • 22/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
MARCOS ANTONIO MENDES
RA 8020582A
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE BIOLOGIA ANIMAL
PORTFÓLIO - CICLO 2
São Paulo/SP
2020
ATIVIDADE
O Filo Annelida apresenta poucas relações diretas com a espécie humana em nosso cotidiano. Entretanto, uma espécie deste filo que conhecemos popularmente como minhoca possui uma relevância ecológica fundamental para o meio ambiente e, conseqüentemente, para a espécie humana. Assim, nesta atividade você deve responder as seguintes perguntas:
1) Apresente as principais características morfológicas e ecológicas dos anelídeos.
2) Qual a importância das minhocas para os sistemas naturais? Explique
detalhadamente.
3) Dada a resposta da questão 2, qual a implicação ou relação das minhocas com
a produção agrícola? Justifique sua resposta.
Após responder as perguntas poste sua atividade no Portfólio na data determinada no
cronograma da disciplina.
1) Apresente as principais características morfológicas e ecológicas dos anelídeos.
Anelídeos são animais invertebrados. O filo Annelida é composta de vermes segmentados, totalizando cerca de 15 mil espécies. Os mesmos são protosomes, o que significa que eles têm um celoma feito a partir de massas celulares. Este celoma é dividido numa série de peças utilizadas. Esta repetição é nomeada como metamerismo, e cada segmento é chamado de metâmeros.
Há um grupo de células nervosas e órgãos excretores em cada metamere, mas as cordas ventrais, um dorsal e ventral do vaso sanguíneo, e a passagem do trato digestivo através das paredes de segmentação e são, por conseguinte, não segmentado. Estas paredes, ou septo, são folhas finas de tecido mesodérmico, isolando o celoma. Exceto para a região da cabeça e da cauda, cada um com uma abertura do tubo digestivo, tornando-se um aparelho completo, cada segmento em forma de anel é um anelídeo e muito semelhante. A segmentação permite flexibilidade e mobilidade, porque anelídeos pode dobrar em partes segmentadas. Outras marcas dos anelídeos são corpos macios que estão ao redor em corte transversal, a repetição de órgãos nas partes segmentadas, e um corpo que é muito mais longo do que largo. Suas principais características são o corpo mole, cilíndrico, alongado e todo segmentado.
São seres hermafroditas, sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Os anelídeos incluem minhocas, nereidas e sanguessugas. Todos os membros do grupo são segmentados, ou seja, compostos dos segmentos que são formados por subdivisões das cavidades do corpo. A segmentação é chamada também metameria. A minhoca da terra, por exemplo, oxigena o solo porque escava grandes galerias subterrâneas. Além disso, colabora na formação dos solos transformando os pequenos restos de seres em decomposição em substâncias que podem ser assimiladas diretamente pelas plantas.
2) Qual a importância das minhocas para os sistemas naturais? Explique
detalhadamente.
As minhocas por serem detritívoras, alimentam-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. Estes, após serem "engolidos", são encaminhados para moela, onde serão triturados e levados ao intestino para digestão. Eliminadas através do ânus, as fezes da minhoca são ricas em restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando assim o solo. O húmus (matéria orgânica em decomposição) é rico em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macro-nutrientes necessários às plantas em geral, dentre outros componentes. Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas que vivem no solo.
As minhocas estão entre os organismos edáficos mais importantes para vários processos considerados críticos para a manutenção da fertilidade e qualidade dos solos de agroecossistemas e ecossistemas naturais. Dentre esses processos estão a agregação do solo e a decomposição da MO do solo e resíduos vegetais, incluindo a liteira superficial. As minhocas formam estruturas biogênicas (coprólitos) constituídas de agregados altamente estáveis que garantem boa porosidade ao solo e, geralmente, resistência à degradação, seja erosão hídrica, eólica. . Sua atividade pode levar ao aumento ou diminuição na população de diversos organismos no solo, incluindo representantes do macro, meso e micro-fauna. Especificamente, têm-se observados efeitos da atividade das minhocas na diversidade, abundância e atividade de diversos fungos (incluindo micorrizas), bactérias, protozoários, nematóides (de vida livre e fitoparasíticos), enquitreídeos, colêmbolos, ácaros, milipéias, tatuzinhos e outros animais
...