Hesicatas de Algas
Por: Eduardo Santos Costa • 2/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 393 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
- INTRODUÇÃO
No estudo da genética uma das estruturas mais importantes é o ácido desoxirribonucleico conhecido com DNA, essa substancia é o material genético na maioria dos organismos vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus. Contendo a chave de como o código genético funciona. É formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Associado a proteínas histonas forma a cromatina e está quando condensada da origem aos cromossomos.
A molécula de DNA consiste em duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice em torno de um eixo. As bases púricas e pirimídicas de cada cadeia polinucleotídica situam-se dentro da hélice dupla, em planos paralelos entre si e perpendiculares ao eixo da hélice (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2015). Os blocos de construção química do ácido desoxirribonucleico são os nucleotídeos. Um nucleotídeo consiste em uma molécula de açúcar e uma de fosfato ligadas a uma das quatros bases de DNA- timina, adenina, guanina, citosina. As mínimas mutações ocorridas em apenas um nucleotídeo de sua fita, pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem comprometer o ser vivo. Dessa forma a organização destes quatro nucleotídeos em diversos arranjos diferentes na molécula de DNA formam diferentes indivíduos.
A estrutura do DNA só foi descoberta em 1953 quando James Watson e Francis Crick propuseram seu modelo de DNA em publicação na revista Nature. Com base nos dados químicos de Chargaff, nos dados de difração de raios X de Wilkins e Franklin, e nas inferências a partir da construção do modelo, Watson e Crick propuseram que o DNA é uma hélice dupla dextrogira na qual as duas cadeias polinucleotídicas são espiraladas ao redor uma da outra. (SNUSTAD et al. 2013.)
O ácido desoxirribonucleico é encontrado no núcleo das células eucariotas, e disperso no citoplasma nas células procariotas. Os conhecimentos sobre o DNA, sua estrutura e localização são importantes, pois, através disso é possível desenvolver estudos sobre doenças hereditárias, ou o melhoramento genético de plantas e animais.
Existem várias áreas da genética, a extração de DNA é comum a grande parte delas, em sua maior parte ligadas aos estudos moleculares do gene. A partir do isolamento (extração) da substância química DNA, é possível, por meio de diferentes métodos químicos.
Na pratica ocorrida o principal objetivo era executar o protocolo simplificado de extração de DNA de uma espécie vegetal, neste caso a cebola Allium cerpa.
...