Introdução O Tecido Epitelial
Por: Hivaneuza Barbosa • 1/4/2019 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 557 Visualizações
Introdução
O Tecido Epitelial é formado por várias células de forma bem organizada, que possuem junções intercelulares por serem justapostas, ou seja, estreitamente ligadas umas as outras. Esse formato faz do tecido Epitelial uma barreira contra agentes ofensivos ao organismo, e evita a perda de líquidos corporais.
A principal funcionalidade dos tecidos epiteliais é revestir superfícies externas do corpo e cavidades internas, como as dos órgãos. O Tecido Epitelial também apresenta função secretora, formando glândulas endócrinas e exócrinas que são essenciais para o desempenho do organismo.
As camadas Epiteliais são avascularizados, tem grande capacidade de regeneração celular, possui supremento nervoso e também oxigenação e nutrição pela disseminação da membrana basal.
Tecido Epitelial de revestimento
É composto por um ou por mais camadas de células de diversas formas, com pouco ou sem matriz extracelular. Ele está situado sobre a lâmina basal (camada glicoproteica) que tem como função ocasionar a troca de nutrientes entre o tecido Epitelial e o tecido conjuntivo adjacente.
Os epitélios podem se classificar em:
1) Epitélio Simples: uma única camada celular;
2) Epitélio Estratificado: com mais de uma camada de células;
3) Epitélio Pseudo - Estratificado: que são formados por apenas uma camada de célula, porém com células de alturas deferentes.
Os Epitélios também são classificados quanto ao formato das células:
1) Epitélio Pavimentoso: as células são achatadas;
2) Epitélio Cúbico: as células apresentam formato de cubo;
3) Epitélio Prismático: são células longas em forma colunar;
4) Epitélio de Transição: com formato original cúbica, porém ficam amassadas devido o alongamento provocado pela expansão do órgão.
Objetivo
A aula prática teve como objetivo a visualização e a identificação dos tecidos Epiteliais em uma lâmina histológica já preparada, que foi fornecida pelo professor.
Materiais e Métodos
Foram utilizados os seguintes materiais:
Microscópio óptico;
Lâminas histológicas já preparadas, cada lâmina com um corte e um tecido diferente da outra.
O método para observação das lâminas foi feito através do microscópio óptico.
Primeiro aprendemos como manusear o microscópio, utilizamos o macrométrico e micrométrico para regular a platina, as oculares, o condensador e a fonte de luz também foram ajustados para melhor visualização.
O microscópio possui quatro objetivas que tem a função gradativa de aumento entre 4x, 10x, 40x até 100x (porém para a observação realizada foram utilizados a de 4x, 10x, e 40x).
Resultados e Discussão
Lâmina: Corte de Pele grossa (H.E.)
Na análise da lâmina, foi observada na objetiva de 10x uma camada grossa de queratina não pilosa e também partes do tecido Epitelial. Na objetiva de 40x conseguimos ver o tecido o tecido conjuntivo (derme) que é subdivido em duas camadas: derme papilar (T.C.P.D Frouxo), derme reticular ( T.C Denso não modelado). E mais abaixo temos a hipoderme que é constituída por células adiposas, glândulas e tecido conjuntivo. A classificação deste epitélio
...