Microevolução
Por: Stephanie Kirihara • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 573 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 RESUMO. 05
3.0 MECANISMOS DA MICROEVOLUÇÃO 06
3.1MUTAÇÃO................................................................................................................06
3.2 SELEÇÃO NATURAL..............................................................................................07
3.3 DERIVA GENÉTICA................................................................................................07
3.4 MIGRAÇÃO.............................................................................................................08
4.0 ALGUNS EXEMPLOS DE MICROEVOLUÇÃO.....................................................08
4.1 CONCLUSÃO..........................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Microevolução é um conjunto de mudanças que ocorre dentro de uma população, isso faz com que ela seja considerada como uma evolução em pequena escala, onde há mudanças na frequência gênica de certo grupo de indivíduos de uma espécie. A microevolução acontece em virtude de mecanismos evolutivos básicos, como mutação, recombinação, migração, deriva genética e seleção natural esses processos podem afetar diretamente a frequência gênica de um gene.
Um exemplo sobre microevolução por seleção natural é a resistência que algumas bactérias como a KPC, apresentam sobre uma variada gama de antibióticos.
2 RESUMO
O presente trabalho apresenta alguns exemplos de onde as mudanças microevolutivas acontecem de maneiras básicas, mutação, migração, deriva genética e seleção natural todos são processos que podem afetar diretamente frequências gênicas em uma população.
3.0 MECANISMOS DA MICROEVOLUÇÃO
Mudanças microevolutivas acontecem por meio de diferentes processos, que são mutação, migração, deriva gênica e seleção natural todos eles são processos que podem afetar diretamente as frequências gênicas em uma população, pesquisadores tentam descobrir a partir da análise de determinadas mudanças microevolutivas, quais destes quatro fatores, ou combinação o entre eles, causou a alteração.
- MUTAÇÃO
O DNA parental é copiado para se formar uma nova molécula de DNA, e ele normalmente são copiados com exatidão, mutação é qualquer mudança na nova molécula de DNA em relação á molécula parenta. As mutações são detectadas tanto no nível de DNA quanto no nível de fenotípico. Um exemplo é dos besouros verdes, imaginamos que inicialmente o que havia era uma população somente de besouros verdes que cruzando só entre si dariam origem a novos besouros verdes com a mesma coloração e após poucas gerações um pesquisador observa que um besouro adquiriu uma alteração no padrão de cores parcialmente marrom, diferente da cor original de todos os outros besouros. Neste caso resultou no aparecimento da coloração marrom nesta população foi uma mutação, que a partir de alterações genéticas por causa uma mudança ao nível fenótipo.
As mutações resultam mecanismo aleatório, que podem ser classificadas em diferentes tipos, analisando-se em diferentes aspectos que pode ter efeito estrutural, onde a mutação pode ser em pequena escala, afetando um ou poucos genes, poucos nucleotídeos, ou pode ser dada em pequena escala, afetando o cromossomo, a ocorrência de uma mutação pode causar alterações funcionais, com perda ou ganho de função do produto gênico.
A mutação pode ser também benéfica, nociva ou neutra ao organismo uma mudança evolutiva ocorre a partir do acúmulo de muitas mutações porém não são todas as mutações são importantes evolutivamente, como as mutações neutras.
- SELEÇÃO NATURAL
Processo onde as formas do organismo de uma população que estão bem-adaptadas ao ambiente e aumentam em frequência relativamente as formas menos adaptadas, ao longo de uma série de gerações.
Um exemplo é uma população fictícia de besouros novamente, podemos considerar, por exemplo, besouros com genes marrons sejam mais aptos do que os verdes, fugindo mais facilmente da predação por pássaros, enquanto os verdes são mais vulneráveis. Com isso, os besouros de coloração marrom sobreviveriam por mais tempo e se reproduziriam com uma frequência muito maior do que as dos besouros verdes levando ao aumento da quantidade de genes que determinam a coloração marrom na geração seguinte.
Existem três tipos de seleção, pode ser direcional, estabilizadora ou disruptiva. A seleção direcional, considerando uma determinada espécie de indivíduos com tamanho corporal menos tenham grande aptidão, e no caso a ação da seleção natural será á de fazer que a espécie tenha o seu tamanho corporal médio diminuindo no decorrer do tempo. A estabilizadora é uma população de determinada espécie onde os indivíduos de tamanho intermediário sejam os mais aptos, com isso a seleção irá agir contra mudanças no tamanho corporal e mantém a população constante ao longo do tempo e a Disruptiva ambos os extremos de tamanho corporal seriam favorecidos em relação ao tipo de intermediário e se seleção é forte o suficiente, a população se dividirá em duas.
...