NEUROHIPÓFISE
Por: tathiane.maia • 28/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 580 Visualizações
NEUROHIPÓFISE (09-04)
- DIVISÃO
- Adenohipófise
- Neurohipófise – é formada por prolongamentos de axônios de núcleos neuronais presentes no hipotálamo, na verdade, a neurohipófise é simplesmente um local bem vascularizado pra liberação de hormônios que foram produzidos no hipotálamo.
Vamos começar pela neurohipófise.
- -
Ontem dividimos a neurohipófise em duas partes, uma parte anterior que chamamos de Adenohipófise e uma parte posterior que chamamos de neurohipófise. A origem embrionária é diferente, a adenohipófise é uma glândula em si, enquanto a neurohipófise é de origem nervosa.
NEUROHIPÓFISE
Os neurônios da neurohipófise produzem dois hormônios:
- Ocitocina
- ADH – hormônio antidiurético que também pode ser chamado de vasoprecina.
- REPRESENTAÇÃO ESTRUTURAL
Aqui em cima tem a representação estrutural da vasoprecina e da ocitocina. Eventualmente, vou mostrar pra vcs a composição química do hormônio.
Aqui no caso da ocitocina e do ADH tem uma peculiaridade, são formados de aminoácidos, alem disso, as moléculas são muito parecidas, de tal forma que pode ter alguma afinidade de um receptor do hormônio pelo receptor do outro quando a gente conversou, quando falamos no passado, daquela questão dos hormônios esteróides, que todos eram formados por colesterol e por isso eram muito parecidos? Lembram? Um hormônio não esteróide, eventualmente acontece de serem parecidos.
- OCITOCINA
É um hormônio que também pode ser neurotransmissor, então tem circuitos cerebrais que usam como neurotransmissor a ocitocina.
Os circuitos envolvidos com a ocitocina são reconhecidamente circuitos límbicos, ou seja, circuitos envolvidos com as respostas emocionais no cérebro. Por isso, a ocitocina, ate mesmo como hormônio, tem um papel sobre a função emocional dos mamíferos, papel esse que estamos começando a descobrir agr na ultima década.
- MODELO DE PAIXAO (slide externo)
Então pro casal ser formado, precisa ter estimulação dessa via cerebral da ocitocina. E ocitocina é um hormônio liberado após o sexo, então a neurohipófise libera ocitocina. A resposta emocional a ocitocina parece ser mais potente na fêmea do que no macho.
- OCITOCINA
A ocitocina é a responsável pelo cuidado maternal, quando do parto e durante o processo de amamentação.
- Efeitos sobre o útero- A ocitocina tem o papel importante na fisiologia feminina estimulando a contração do útero pra promover o parto normal. Então vários fatores induzem a contração do útero, mas a ocitocina é papel fundamental.
O hipotálamo da mulher tem que liberar na neurohipófise a citocina para o aumento da freqüência e da intensidade das contrações que gerarão a dilatação do colo de útero e conseqüentemente o parto.
- Efeitos sobre as mamas- A ocitocina estimula a contração dos ácidos mamários pra promover a ejeção de leite, então a ejeção de leite é induzido via liberação de ocitocina.
Inclusive, a estimulação para a liberação de ocitocina é a própria sucção do mamilo, é o reflexo nervoso que leva a liberação de ocitocina.
A produção de leite é induzido via liberação da Ocitocina, promove a contração muscular para a ejeção do leite.
A ocitocina so promove a ejeção do leite, a contração muscular para a ejeção do leite.
- ADH ou Vasopressina
Também tem um efeito cerebral, e também é um neurotransmissor.
Os efeitos cerebrais do ADH sobre a resposta emocional é pouco conhecido, também tem liberação desse hormônio no ato sexual. E parece ser importante do umperbound masculino, mais do que na mulher.
O ADH tem dois efeitos sistêmicos importantes, um dos efeitos é promover contração dos vasos sanguíneos, por isso que ele é chamado de vasopressina. E o outro efeito é a vasoconstricção, que promove aumento de pressão arterial, é um fator importante na regulação de pressão.
...