Nematoda
Por: Kyle21 • 7/10/2015 • Resenha • 339 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
FILO NEMATODA
Os nematodos forma o maior filo de asquelmintos, incluindo alguns dos animais multicelulares. Os de vida livre podem ser encontrados em diversos locais, tais como no mar, na água doce e no solo, existindo também diversas espécies parasitas. Estão presentes em todo tipo de ambiente, desde regiões polares, desertos e grandes profundidades oceânicas. Aqueles não-parasitas são bentônicos e vivem principalmente em sedimentos e solos aquáticos.
Alguns nematodos conseguem habitar lugares bastante inóspitos como fontes quentes onde as águas podem atingir uma temperatura de até 53ºC, e a água nas bromélias epífitas tropicais. Nematodos terrestres comumente vivem no filme de água que circula as partículas do solo, e são portanto aquáticos.
Algumas espécies são encontradas tanto no solo como na água doce e, por mais que os nematodos existam em grande quantidade no solo superficial, a população diminui drasticamente em profundidades maiores.
Foi observado que os nematodos são animais comum porém números. Um famoso nematologista, Nathan Augustus Cobb do século XX, dizia que: “Se toda a matéria do universo exceto os nematodos for erradicada, nosso mundo ainda seria indistintamente reconhecível, e se, como corpos desencarnados, pudéssemos investigá-lo, deveríamos encontrar suas montanhas, colinas, vales, rios, lagos e oceanos representados por um filme fino de nematodos...”
Além da espécies de vida livre, ainda diversos nematodos parasitas, que atacam virtualmente todos os grupos de plantas, animais e até humanos. Essa característica é o que torna esse filo um dos mais importantes grupos animais parasitários. A discussão inicial deste filo é o que dá ênfase às suas características e à espécie parasitária conhecida como Ascaris lumbricóides, que será abordada ao final dessa conclusão.
CLASSIFICAÇÃO
Foi estudado que o filo Nematoda se divide em duas classes e 14 ordens. A maioria das espécies, como abordado anteriormente, é de vida livre e algumas parasitárias. As de vida livre predominam o solo, mas também são encontradas espécies que vivem na água doce e em quase todas as formas marinhas. E muito dos parasitários pertencem à classe Secernentea ou Phasmida geralmente, que possuem anfídios em forma de poro nos lábios lateraias.
...