TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SANGUE E O SISTEMA IMUNITARIO

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

O SANGUE E O SISTEMA IMUNITARIO

O Sangue

  Sangue é de estrema importância para o funcionamento do organismo. Esse liquido viscoso e avermelhado, que circula dentro dos vasos sanguíneo, apresenta diversas funções, entre elas:

●  Transporte de gases (gás oxigênio e gás carbônico);

●  Transporte de nutrientes e hormônios;

● Transporte de resíduos produzidos durante o metabolismo celular até os órgãos encarregados da eliminação destes.

●  Regulação térmica, ajudando a manter a temperatura corporal dentro dos parâmetros adequados;

● Transporte de leucócitos, ajudando na defesa do organismo;

●  Manutenção da homeostase;

O sangue humano é composto de uma parte liquida, chamada plasma, na qual estão presentes os elementos sanguíneos, alem de muitas substancias dissolvidas, como proteínas, vitaminas, hormônios etc.

PLASMA

É um liquido amarelado, constituído por 90% de água. Nele está dissolvida uma variedade de substancias como proteínas, açucares, lipídios, sais minerais e gases.

ELEMENTOS SANGUÍNEOS

São de três tipos: glóbulos vermelhos ( ou hemácias) glóbulos brancos ( ou leucócitos) e plaquetas. Todos derivam de células da medula óssea, encontrada dentro de certos ossos do esqueleto humano.

PROCESSO DE COAGULAÇÃO

O processo e complexo, mas pode ser dividido em três etapas, que trabalham na formação de um coagulo que interrompe o sangramento.

Além das plaquetas, para que a coagulação sanguínea ocorra de maneira adequada são necessárias certas proteínas e outras substancias presentes no sangue.

Coagulação sanguínea é o processo de formação do coagulo. Quando ocorre o ferimento que atinge um vaso sanguíneo algumas plaquetas se aglomeram no local lesionado e liberam algumas substancias contidas em suas vesículas que agem sobre certas proteínas do sangue, as moléculas de fibrinogênio para isso ocorrer é fundamental a presença de outras substancias no plasma sanguíneo, como cálcio e vitaminas K.

As proteínas se tornam insolúveis e formam fibras que compões uma espécie de rede, detendo o sangramento do ferimento, reparo do vaso danificado e absorção do coagulo.

[pic 1][pic 2]

OS LEUCOCITOS E O SISTEMA IMUNITARIO

Os leucócitos tem a função de eliminar substancias estranhas ou microrganismos causadores de doenças que faz parte do sistema imunitário que é responsável pela defesa do organismo.

Os principais tipos de leucócitos:

  • Neutrófilos realizam fagocitose de microrganismos ou substancias estranhas ao organismo;
  • Eosinófilos agem na defesa contra infecções parasitarias também estão relacionadas ao processos alérgicos;
  • Basófilos não circulam no sangue mas estão presentes no fígado, baço e nas tonsilas, estão envolvidas em reações alérgicas e inflamação;
  • Monócitos ajudam os Neutrófilos, fagocitando bactérias quando estão em movimento recebem o nome de macrófagos;
  • Linfócitos são leucócitos que atuam por meio da produção de anticorpos;

AS DEFESAS  DO ORGANISMO

O sistema imunitário( ou sistema imune) é responsável pela neutralização e destruição dos agentes invasores e esta presente em todo o organismo.

Se dividem em três níveis de defesa:

● Barreiras físicas que é pele, mucosas, suor, lagrimas, muco, cera de orelhas, saliva, ácidos presentes no estomago e o fluido acido presente na vagina também dificultam o proliferação de bactérias, protozoários e fungos oportunistas.

● Resposta imune inata os leucócitos com capacidade de fagocitose como os macrófagos e os Neutrófilos saem do vaso sanguíneo, deslocam-se entre os tecidos e fagocitam os agentes invasores.

● Resposta imune adaptativa partículas reconhecidas pelos linfócitos são denominados antígenos, a presença de antígenos faz com que os linfócitos produzam anticorpos, proteínas capazes de neutralizar o efeito dos antígenos. Se o organismo voltar a entrar em contato com esse antígeno a resposta será mais rápida, o organismo já esta imunizado para esse antígeno.

OS GRUPOS  SANGUÍNEOS

Isso é muito importante saber, pois se houver a perda de muito sangue essa pessoa vai precisar fazer uma transfusão sanguínea.

        Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.  Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é assim classificado:

  • Grupo A – possui somente o aglutinogênio A;
  • Grupo B – possui somente o aglutinogênio B;
  • Grupo AB – possui somente o aglutinogênio A e B;
  • Grupo O – não possui aglutinogênios.

Grupo sanguíneo

Aglutinogênio

Aglutinina

A

A

anti-B

B

B

anti-A

AB

A e B

Não possui

O

Não possui

anti-A e anti-B

O SISTEMA LINFATICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (96.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com