Os Impactos ambientais causados pela mineração e beneficiamento de caulim
Por: Leony da Cruz • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 718 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
Fundamentos e Métodos do Ensino da Origem e Evolução Das Espécies
Portfólio 2º Ciclo
Impactos ambientais causados pela mineração e beneficiamento de caulim
Durante os últimos anos, não se tem ouvido falar nas grandes mídias sobre escândalos ou grandes impactos causados por mineradoras no Brasil, salvo o Caso de Mariana, entretanto, sabe-se que a mineração e extração de matéria-prima causam muitos impactos ao meio ambiente e as comunidades, alguns positivos e outros nem tanto.
A mineração escolhida para esta redação foi a de caulim, que é um tipo de argila no qual possui em sua composição basicamente caulinita, mica, feldspato, quartzo e turmalina. Sendo este um mineral inorgânico, atóxico, incombustível, insolúvel em água, imputrescível, neutro, imune ao ataque de micro-organismos e mudanças bruscas de temperatura, como mostra Comig (1994) citado por Silva (2001).
Dentre as aplicações para o caulim estão: cerâmicas, cargas para tintas, borrachas, plásticos e cobertura para papel.
As regiões que mais produzem o caulim são os estados do Pará e Amapá, no qual juntos possuem 70% de toda produção nacional.
No que tange aos benefícios da mineração, eles se resumem basicamente a utilização e proveito dos bens que são produzidos com o produto da mineração, que no caso do caulim, como citado acima, são os papeis, cerâmicas, tintas e plásticos, entres outros. Ao emprego de pessoas no processo e ao retorno financeiro que é trazido para as empresas. O setor mineral emprega cerca de 200 mil trabalhadores e responde por 4% do Produto Interno Bruto do Brasil, segundo Gandra (2014)
Se tratando dos malefícios, estes são muitos. A começar pelos resíduos que são deixados para trás nas cidades, casas, ruas e comércios da região em que se encontra instalada a mineradora. Sejam estes resíduos tóxicos ou atóxicos, espalhados pelo ar, pela água, pelo solo ou por caminhões de transportes. Os rejeitos líquidos provenientes da mineração são lançados nos rios e contém, em sua grande maioria, Fe, Al, Zn, Ca, em quantidades maiores do que as permitidas pela legislação. Isso se reflete em contaminação e, por vezes, extermínio da fauna, flora, topografia e sistema hídrico do meio.
Estes elementos em quantidades elevadas quando em contato com os animais (incluso os seres humanos), por serem tóxicos e nocivos trazem uma série de problemas a saúde, entre estes problemas, estão: nefro-toxicidade, disfunções hepáticas e renais, problemas imunológicos e hipertensão arterial.
Conclusão
E notável que a mineração no Brasil, por mais que seja regulada, ainda consegue burlar muitos sistemas de controle ambiental e sanitário. Como toda exploração ambiental com o intuito industrial, a mineração traz muitos benefícios para a população de um modo geral, especificamente para consumidores. Quando uma nova mina é aberta e o processo de mineração é iniciado, independente do mineral, isso gera uma serie de acontecimentos em cadeia, muitas vezes benéficos, como a geração de receita para o país, criação de empregos, oportunidades para novas empresas, empregados e empreendedores atuarem na área. Movimentação de mercado e fluxo de trabalho são gerados, que por sua vez, ajudam muitas famílias e, em alguns casos, comunidades inteiras.
...