Os Invertebrados
Por: cindy0000 • 20/11/2017 • Relatório de pesquisa • 864 Palavras (4 Páginas) • 466 Visualizações
Invertebrados 2. Trabalho on line.
Entrega até dia 13/09/2017 – on line- email: ti.bio.cpan@gmail.com
Nome: Cindy Janne Santos Jaime de Mendonça
Leia o texto que foi enviado em anexo: USO DAS MINHOCAS COMO BIOINDICADORAS AMBIENTAIS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS.
E responda as questões abaixo
- Segundo os autores que práticas de manejo aumentam a diversidade do solo e quais diminuem?
Segundo os autores, as práticas de manejo que aumentam a diversidade do solo são: fertilização inorgânica; plantio direto; maior diversidade vegetal; irrigação; adubos orgânicos; rotação de cultura; aplicação de calcário. Já as práticas que diminuem a diversidade do solo são: queimadas; solo nú; maquinas pesadas; erosão; acidificação; monocultura; preparo intensivo do solo; pesticidas e contaminantes.
- O que é drilosfera e como as minhocas transformam o solo?
É o ambiente em que se incluem as minhocas habitantes do solo mineral, denominadas endogéicas, e o solo que elas influenciam por meio de suas galerias, câmaras, alimentação, fezes e excretas. Contribuídas pela rizosfera (raízes e solos adjacentes) e termitosfera (insetos, especialmente cupins, e solos habitados), a drilosfera age como um sistema regulador das condições de vida do solo.
A drilosfera é uma zona que resulta da ação das minhocas no solo, onde elas são agentes transformadores do solo, mudando as características físicas, químicas e biológicas através da construção de galerias subterrâneas e da deposição de coprólitos na superfície e na matriz edáfica.
O primeiro motivo pelo qual a minhoca é importante para o solo é que ela se alimenta dos restos orgânicos que ficam depositados na terra, seja de animais ou vegetais. Por isso, ela é chamada de detritívora;
Por alimentarem-se destes restos de alimentos, a minhoca elimina suas fezes no solo e, com a ação das bactérias sobre estes restos alimentares, é produzido o húmus.
O húmus faz parte das plantações e serve como um adubo natural que agiliza o processo de crescimento dos vegetais, frutas e etc. Isso acontece porque esta substância possui nitrogênio, potássio e fósforo, substâncias essenciais para ajudar no fortalecimento e desenvolvimento das plantas
- Que são minhocas endógenas, epígeas e anécicas?
ENDÓGENAS- São as mais conhecidas, vivem no solo e escavam galerias horizontais, comem e excretam solo. Se alimentam de produtos liberados pelas raízes e matéria orgânica, levando para o subsolo pelas chuvas ou por outros vermes e insetos possuem um ritmo mais estável, reprodutivamente pode ser considerado baixo; seu corpo não envolve pigmento de proteção.
EPÍGEAS- São minhocas que vivem na superfície do solo, alimentando-se de matéria orgânica e produzindo húmus. Estão sujeitas a perigos, pois estão expostas a predação, inundação, fogo, frio e falta de alimentos. Esses perigos fizeram eles desenvolver uma serie de adaptações para sobreviver como alta reprodução para compensar a perda de população, bom apetite para tornar as fintes alimentares mais casual (folhas e estrumes) e produção de casulos resistente para proteger os ovos no período de seca.
ANÉCICAS- Vivem no solo, cavam galerias verticais, podendo ir a superfície durante a noite para se alimentar de matéria orgânica, sendo o grupo mais conhecido e estudado. Cavam galerias em “U”, onde passam a maior parte do tempo. Importante por arrastar partículas de solo para o fundo, podendo, assim, auxiliar na mistura do solo
- Que efeitos prejudiciais a ação das minhocas pode provocar na agricultura?
As minhocas podem ser pragas mediante o caso e mediante sua população. Foi observada em cultivos de arroz nas Filipinas, Austrália, e empiricamente no Brasil, danos associados a altas populações de minhocas em arroz irrigado, cuja atividade de bio turbação do solo enfraquece o sistema radicular, causando tombamento das plantas e dificultando a colheita.
...