Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por: 060483 • 4/6/2019 • Dissertação • 639 Palavras (3 Páginas) • 480 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Aluna: Juliana Aparecida Soares |
RGM: 21701784 |
Polo: Avaré |
Tutora: Andrea Charquesi |
Atividade Reflexiva IV
Introdução
A ascensão das tecnologias de informação e comunicação que vem modificando significativamente os métodos de comunicação em todos os níveis da sociedade, e, quando incluídos na educação, os recursos tecnológicos possibilitam e estimulam a aprendizagem e a curiosidade dos estudantes, porém a falta de recursos financeiros para a instalação e manutenção de equipamentos impossibilita os professores de utilizar esse método em sua rotina no ensino de ciências.
Os professores de hoje precisam desenvolver a criatividade, através da busca continua pelo conhecimento de novas metodologias diferenciadas para supri a falta de recursos tecnológicos e envolver o aluno na aprendizagem com atividades lúdicas pedagógicas econômicas que despertem o conhecimento, pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisões e a curiosidade pelo desenvolvimento da ciências.
Desenvolvimento
As atividades prática no ensino fundamental em ciências, promove a interação entre o professor e alunos, e a aprendizagem faz-se muito mais significativa e com isso ocorre um aumento na satisfação do aluno em querer aprender e participar das aulas.
Segundo VASCONCELLOS 1995, a atividade prática é a interação entre o aluno e materiais concretos, sejam objetos, instrumentos, livros, microscópio etc. Por meio desse envolvimento, que se torna natural e social, estabelecem-se relações que irão abrir possibilidades de atingir novos conhecimentos.
O desenvolvimento da atividades devem ser primeiramente planejadas, de acordo com o conteúdo que está sendo ensinado aos alunos, disponibilizando os materiais e ferramentas necessárias para a realização do projeto, como por exemplo se for apresentação de paródia é importante que tenhamos um aparelho de som, microfones para a apresentação.
Essas atividades permitem adquirir conhecimentos que apenas a aula teórica não proporcionaria, sendo compromisso do professor, juntamente à escola, oferecer essa oportunidade para a formação do aluno. A disciplina de Ciências no Ensino Fundamental pode desenvolver aulas práticas como uma metodologia que auxilie na aprendizagem do conhecimento científico, como fruto de raciocínio lógico e também valores construídos (ANDRADE E MASSABNI 2011). As atividades práticas são indispensáveis para a construção do pensamento científico, por meio de estímulos ocasionados pela experimentação. Na aula teórica, o aluno recebe as informações do conteúdo por meio das explicações do professor, diferentemente de uma aula prática, pois ao ter o contato físico com o objeto de análise ele irá descobrir o sentido da atividade. Os projetos de aulas prática de Ciências são consideradas uma ferramenta fundamental para dar continuidade e favorecer a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000).Os professores de Ciências podem realizar atividades prática utilizando recursos simples como cartolina para confecção de cartazes, desenvolver painéis , maquetes utilizando matérias recicláveis, possibilitando a investigação, comunicação, debate de fatos e ideias, pela criatividade, observação e comparação, o que favorece o conhecimento, mudanças na forma de pensar e desenvolver ciências, tecnologia e sociedade. A atividade prática proporciona o envolvimento direto com o aluno, a diversidade dos métodos de ensino-aprendizagem com atividades práticas desenvolve o conhecimento científico, tais como os jogos didáticos, pesquisas e práticas de campo, método de projetos, entre outros.
...