Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por: Eduarda Helena • 15/6/2019 • Projeto de pesquisa • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 420 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Alun@: EDUARDA SANTA HELENA |
RGM: 21702012 |
Polo: RIO GRANDE |
Tutora: Andrea Charquesi |
Título da sua atividade
O que tipos de desafios enfrentam os estagiários na docência em ciências?
Introdução
A formação dos docentes em ciências envolve do futuro profissional, conhecimento da rotina escolar na qual ele ira atuar após sua formação, esse conhecimento é consolidado com o estágio. Durante essa etapa o futuro docente consegue colocar em pratica os conhecimentos adquiridos durante sua formação, além de buscar sua identidade como profissional.
O profissional docente diariamente influencia e é influenciado pelas trocas realizadas na sala de aula com isso se evidencia a necessidade de conhecer a rotina em sala de aula para consolidar sua postura profissional.
O ensino de Ciências, em particular, requer uma relação constante entre a teoria e a prática, entre conhecimento cientifico e senso comum. O estagiário necessita ajustar a teoria com a realidade, sendo a ciência uma troca entre experimento e teoria, onde não há uma verdade absoluta, além de diariamente surgirem novas descobertas.
Desenvolvimento
Segundo Carvalho e Pérez (2003, p. 130), a maior dificuldade da vivencia pedagógica é a relação teoria/prática. No período da graduação começam a serem construídos os saberes, as habilidades, posturas e atitudes que formam a identidade do profissional. Durante os períodos de estágio, os conhecimentos são resinificados pelo aluno estagiário a partir de suas experiências pessoais em contato direto com o campo de trabalho que, ao longo da vida profissional, vão sendo reconstruídos no exercício da profissão. (ALMEIDA e PIMENTA, 2014, p. 73).
Podemos concluir então que o curso de graduação em licenciatura tem como objetivo oferecer os subsídios teóricos e práticos necessários ao cumprimento das funções docente. Entretanto o docente em ciências precisa ser preparado para a realização de experimentos em Ciências, pois estes experimentos representam uma excelente ferramenta para concretizar o conteúdo e assim estabelecer relação entre a teoria e a prática tanto para o aluno quanto para o docente. Nesse sentido podemos ressaltar ainda a dificuldade do docente e do estagiário em realizar essas atividades devido a falta de estrutura da maioria das escolas públicas, para suprir essa carência de o professor acaba recorrendo a materiais a seu alcance mais imediato, como o livro didático e os textos retirados da a internet.
Com isso “O papel das teorias é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, colocar elas próprias em questionamento, uma vez que as teorias são explicações sempre provisórias da realidade (PIMENTA e LIMA, 2012, p. 43). Nesse sentido não podemos nos prender somente em assuntos pré-estabelecidos, que acabam limitando atuação do docente. O ensino de ciências assume um papel social orientando o aluno para a promoção da cidadania, com vistas ao desenvolvimento dos sujeitos enquanto cidadãos ativos, consumidores e usuários responsáveis da tecnologia existente.Durante o período de estágio é necessário observar que os discentes precisam traspor os conteúdos obrigatórios de uma maneira que se relacione com a realidade que o aluno está inserido, tendo consciência de que isto não serve apenas par avaliação, mas para sua vida em sociedade.
Podemos salientar ainda que o modo como o professor conduz o processo de ensino e aprendizagem de ciências , pode estimular o espírito investigativo do estudante, despertando nele o encantamento pela ciência, ou, ao contrário, pode inibir o exercício da curiosidade do aluno, esse é o principal desafio do professor de ciências . Segundo Lima (2004, p. 14-15) estágio é espaço de reflexão sobre a docência, que esperamos contribuir na formação de professores críticos-reflexivos, competentes, comprometidos e cientes de sua função social. Eu acredito que o período de estágio sirva para reflexão, e uma auto avaliação do estagiário. Nesse período o futuro profissional formará pensamentos críticos sobre a prática, visando, principalmente o aprendizado do aluno transpondo assim a barreira de “Como tornar a aula de ciências atrativa”.
...