Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Por: katiaagrela • 16/6/2019 • Relatório de pesquisa • 456 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental |
Alun@: Kátia Regina Silva Franco |
RGM: 2154502-2 |
Polo: Pinheiros |
Tutora: Andrea Charquesi |
As tecnologias são aliadas ou concorrentes do professor de ciências?
A tecnologia era algo impensado há não muito tempo atrás no ensino de ciências para o ensino fundamental. Em muito pouco tempo surgiram inúmeras opções para inovar as aulas e despertar o interesse dos alunos para a disciplina. Assim posto, por que não lançar mão de todas essas opções como facilitadoras da construção do aprendizado em ciências?
Entre as opções à disposição do professor há passeios a museus, planetários, parques, jardim zoológico, jardim botânico, para citar apenas algumas. Neles os alunos poderão complementar as informações obtidas em sala de aula, tirar dúvidas, criar novos conceitos, argumentar, e construir seu aprendizado de maneira espontânea e descontraída.
Além dos já conhecidos "passeios", podemos contar com jogos interativos, que fixam os conteúdos aplicados de forma divertida, utilizando-se de um sentimento bastante comum entre os adolescentes, a competitividade, explorando-a e fazendo-a positiva, construtiva.
O desafio para o professor neste campo consiste em planejar todas as atividades, direcionando-as ao conteúdo que se pretende aplicar. E também refazer esse redirecionamento em campo, quando pode ocorrer a dispersão da atenção do aluno para outros assuntos não relacionados necessariamente ao que é importante.
Não menos importante, a tecnologia digital também pode ser utilizada através de jogos e aplicativos, além de pesquisas direcionadas e orientadas. Uma vez despertada a curiosidade e o interesse, os conteúdos transcorrerão naturalmente e descontraidamente , enquanto sem perceber, estarão alunos e professores trabalhando juntos e construindo o aprendizado em mútua cooperação.
Podemos desta forma considerar a tecnologia uma importantíssima aliada à construção do aprendizado em ciências no ensino fundamental, uma vez que é uma fase em que o aluno está descobrindo o mundo, e despertando naturalmente para questões relacionadas à toda forma de vida em si. Aliando as aulas expositivas, atividades avaliativas às aulas práticas e às tecnologias disponíveis e acessíveis, pode ser construído um vasto e riquíssimo campo a ser explorado por alunos e professores. Não devemos nos esquecer de refletir que as novas tecnologias só foram possíveis através do estudo da ciência, e agora, auxiliam os jovens no estudo dela mesma.
Referências
LEAL, Maria Cristina. GOUVÊA, Guaracira. OBRENOME DO AUTOR (último nome), Prenome (primeiro e demais nomes). Narrativa, mito ciência e tecnologia: o ensino de ciências na escola e no museu. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.2 no.1 Belo Horizonte Jan/Jun 2000.
BATISTA, Renata F M , SILVA, Cibelle Celestino. A abordagem histórico-investigativa non ensino de ciências. Estud. av. vol.32 no.94 São Paulo. set/dez 2018.
BARTZIK, Franciele. ZANDER, Leiza Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo brasileiro de educação. Belo Horizonte. v.4 n.8 , mai-ago 2016.
...