Questões de Biologia
Por: gecarmo • 30/9/2015 • Tese • 2.128 Palavras (9 Páginas) • 6.191 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Biologia
Questões de Estudo Disciplinares
Santana de Parnaíba
2014
Questões de Estudos Disciplinares (Biologia)
- Células eucarióticas são mais complexas quando comparadas com as procarióticas. São dotadas de várias organelas sendo cada uma dela com forma e função distintas. Perguntam-se células secretoras de proteínas e células que realizam processos de fagocitose e se caracterizam, por apresentarem organelas, respectivamente, com:
B- Abundancia de complexo de Golgi e de lisossomos: Complexo de Golgi são vesículas que possui como função destinar as proteínas ao seu lugar determinado pelo núcleo. Os lisossomos contem enzimas digestivas que tem a função de fazer a digestão extracelular e digestão extracelular.
- Bactérias são células procarióticas. Dentre as organelas abaixo, qual está presente neste tipo celular?
B- Ribossomos: Organelas são proteínas que contem membrana em uma célula procarionte a única organela presente e o ribossomo
- Quais dos seguintes processos celulares incluem todos os outros?
D- Transporte passivo: Transporte passivo inclui a osmose a difusão de uma solução através da membrana e a difusão facilitada, pois não tem gasto de energia a favor do gradiente de concentração. O transporte ativo a gasto de energia e contra uma gradiente de concentração
- A figura abaixo é a representação de uma estrutura celular. Indique a alternativa que relacione corretamente a estrutura e sua função.
- Membrana citoplasmática/ função: permeabilidade seletiva: Membrana plasmática e constituída por uma bicamada de lipídios com proteínas inseridas podendo ou não ter glicocálices, possui função de permeabilidade seletiva e marcador celular.
- Especialistas identificam gene que regula reprogramação de células-tronco adultas da France Presse, em Paris. A partir da reportagem acima, e de seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta um processo que se correlaciona com a palavra sublinhada na reportagem:
- Mitose: Mitose e um processo de divisão celular pelo qual uma célula matriz origina duas celas idênticas com características genéticas.
6) As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. As glândulas podem ser classificadas em endócrinas e exócrinas, existindo ainda glândulas mistas, que possuem uma porção exócrina e outra endócrina. A figura abaixo mostra um esquema comparativo da formação de dois tipos de glândulas.
A- tecido epitelial conjuntivo, glândula exócrina, glândula endócrina e glândula salivar: Glândulas tem origem na fase embrionária a partir de uma superfície epitelial ficam imersas no tecido conjuntivo.
7) O tecido ósseo possui o material extracelular mineralizado, rico em cristais de hidroxiapatita. As células ósseas mergulhadas nesta matriz são os osteócitos, pois, as demais células ósseas, osteoblastos e osteoclastos localizam-se na periferia da matriz óssea. A ossificação intramembranosa ocorre a partir das membranas conjuntivas enquanto a ossificação endocondral se processa utilizando-se de um molde de cartilagem hialina. Desta forma, como explicar o crescimento do osso fêmur, respectivamente, em comprimento e em largura:
C- Por ossificação endocondrial: A ossificação intramembrosa e um dos tipos de formação óssea existente e responsável pelo desenvolvimento dos ossos.
8) Na área dermocosmética, os lipossomas vêm sendo utilizados, tanto para aumentar a incorporação de substâncias ativas às células, quanto como veículo para liberação controlada de princípios ativos. Eles têm sido empregados na prevenção da queda de cabelos, promoção do crescimento capilar, desaceleração do processo de envelhecimento da pele, clareamento da pigmentação cutânea e prevenção e tratamento da lipodistrofia ginóide. As principais vantagens do emprego de lipossomas para a administração de agentes dermocosméticos são o fato de que podem transportar substâncias hidro e lipossolúveis; apresentam alta afinidade pelas membranas biológicas, são constituídos de anfifílicos naturais biocompatíveis e biodegradáveis, além de acentuarem a hidratação natural da pele e cabelo. (Chorilli et al., Lipossomas em formulações dermocosméticas, Infarma, 2004). Considerando as características do tecido epitelial, avalie as seguintes proposições:
I. As junções celulares podem ser classificadas em junções impermeáveis (zônulas de adesão, hemidesmossomos e desmossomos), junções de adesão (zônulas de oclusão) e junções de comunicação (junções comunicantes).
II. A célula mioepitelial contém miosina e um grande número de filamentos de actina e são capazes de contração. Encontram-se nas porções secretoras das glândulas mamárias.
III. Os epitélios pseudo-estratificados são aqueles que apresentam única camada de células com núcleos em diferentes alturas, o que dá a falsa impressão de se tratar de um epitélio estratificado.
IV. As zônulas de adesão existentes entre as células epiteliais promovem a vedação que impede o movimento de materiais entre as células;
V. Hipófise, ovários e pâncreas produzem secreções endócrinas.
Sobre as proposições acima, são corretas apenas as afirmativas:
B- II, III e V: A glândula I representa a exócrina onde a parte mais profunda desse cordão se desenvolve e assume a função secretora; II a parte mais profunda do cordão celular se isola da camada superficial, perdendo comunicação com o exterior às secreções são eliminadas diretamente no interior dos vasos sanguíneos
9) “Essas proteínas básicas, inicialmente, foram consideradas como componentes meramente estruturais, mas agora são reconhecidas pelo importante papel que desempenham na manutenção do equilíbrio dinâmico da cromatina. As caudas Amin terminais das histonas estão sujeitas a uma variedade de modificações pós-traducionais, como metilação, acetilação, fosforilação, entre outras, que regulam suas funções. Algumas modificações estão associadas a genes ativos, enquanto outras a genes silenciosos. Uma das modificações mais estudadas atualmente é a acetilação, que depende da atividade deduas famílias de enzimas, histonas acetiltransferases (HAT) e histonas desacetilases (HDAC). (...) Inibidores das histonas desacetilases (iHDAC) têm emergido como uma nova classe de agentes anticâncer. Estes iHDAC têm demonstrado atividades contra diversos tipos de câncer e notáveis efeitos na proliferação da célula tumoral, na morte celular programada, na diferenciação e angiogênese in vitro e in vivo” (Menditi e Kung, O papel das proteínas histonas nas neoplasias hematológicas / The role of histones proteins in hematological neoplasias. Rev. bras. cancerol;53(4):453-460, out.-dez. 2007). Assinale a alternativa errada a respeito da histonas:
...