Relatório de Campo - Paleobiologia
Por: guilima6966 • 16/4/2019 • Relatório de pesquisa • 796 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Trabalho de Campo: Permineralização
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Paleobiologia
Docente: Reinaldo José Bertini
2016
- RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de relatar, compreender e elucidar o processo de fossilização de permineralização encontrados nos fosseis na viagem de campo do curso de Ciências Biológicas, da disciplina de paleobiologia nos arredores da cidade de Rio Claro-SP.
- INTRODUÇÃO
A formação do planeta terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos e os primeiros seres vivos teriam surgidos em cerca de 3,5 bilhões de anos com o esfriamento do planeta e a formação de uma crosta terrestre. É possível saber estas estimativas de anos devido evidencias de restos vegetais e animais que foram preservados nas rochas, como tipos de moldes do corpo ou partes do corpo, mumificados, rastros e pegadas, nos quais, ...estes restos e evidências são denominados fósseis e constituem o estudo da Paleontologia. A história dos fósseis é também a história da migração dos continentes (paleogeografia), das mudanças climáticas (paleoclimatologia), das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e flora ao longo do tempo geológico (CASSAB, 2004). O processo de formação de restos vegetais e animais em fosseis é chamado de fossilização. Para que a fossilização ocorra com sucesso é necessário que os organismos vegetais ou animais e evidencias fiquem abrigados a salvo de agentes decompositores e das intempéries naturais. A condição mais favorável para os processos de fossilização são quando alguma parte do organismo ou alguma evidencia é coberta por series de sedimentos. A fossilização de um organismo é resultante da ação de um conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que atuam no ambiente deposicional. Têm mais chances de serem preservados aqueles organismos que possuem partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos e silicatos ou constituídos por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose. Mesmo assim, ocorrem no registro geológico muitas preservações excepcionais de partes moles (CASSAB, 2004).
Existem diversos tipos de fossilização, nos quais os fosseis sofrem diferentes tipos de conservação. O que pretende-se abordar nesse relatório é o processo de permineralização.
A permineralizaçao é um tipo de fossilização comum e frequente, ocorre quando os poros microscópicos ou cavidades internas do organismos são preenchidos por algum mineral. Em alguns casos, a substância mineral do organismo dos fósseis irá dissolver-se completamente e outros minerais irão substituí-los. Os minerais que fazem este tipo de fossilização são calcita, ferro e sílica. Os fósseis permineralizados tomam a forma original do tecido ou organismo, ou a matéria orgânica é substituída por minerais. No entanto, a composição química dos fósseis será diferente e terão peso molecular alterado (mais pesado). É comum casos de madeira permineralizada,que é a substituição da matéria orgânica por minerais, este método reproduz o tecido original detalhado, porém a composição química é alterada. O processo permineralizaçao pode ocorrer de três modos diferentes: silificação; substituição por sílica, piritização: substituição por pirita e mineralização de carbonato.
- LOCAIS VISITADOS
Dia 27/08/2016
1º Parada:08h 18m - 22º 28' 17''S 42º 38' 18''O
Cerca de 15km a oeste do município de Rio Claro
Cerca de 200m do rio passa 5
Formação Irati-entre a formação Tatui e membro Taquaral.
2ºParada:13h 21m – Pedreira de calcareo dolomitico do partical
Cerca de 11km ao sul do perímetro urbano de Rio Claro
Cerca de 2km a sudeste do distrito de assistência
Formação corumbatai
3ºParada:15h 07m 22º 31’ 40’’S 47º 34’ 53’’O
Cerca de 4km a sudoeste do distrito de assistência
Aproximadamente 12km ao sul do perímetro urbano de Rio Claro
...