Sistema Coclear
Por: Leo Marques • 9/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 722 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
Aula Prática – Sistema Vestibular
[pic 1][pic 2]
Exercício Teórico Prático: Sistema Vestibular
Introdução: As questões que se seguem devem ser respondidas após a realização dos experimentos em sala de aula. O objetivo é estimular a compreensão dos fenômenos relacionados ao sistema vestibular. As respostas devem ser entregues na próxima semana. Seja sucinto!! A idéia é entender o conceito por trás dos experimentos.
Percepção da aceleração angular
- Girar um voluntário sentado em uma cadeira giratória, com os olhos abertos. Observar o movimento dos olhos durante a manobra.
Questão 1. Como é o deslocamento dos olhos? Que hipóteses podem ser levantadas acerca do aparecimento desse movimento? O movimento é voluntário ou involuntário?
O movimento dos olhos é rápido. É um movimento de compensação ocular no sentido oposto da movimentação da cabeça para manter uma visão adequada do campo visual durante os deslocamentos da cabeça, é uma tentativa de manter um ponto fixo na retina para utiliza-lo como referência. Este movimento é involuntário.
- Girar o voluntário na cadeira giratória, porém com os olhos fechados. Depois de vários giros, parar o voluntário subitamente e pedir para que ele abra os olhos. Analisar novamente o movimento ocular.
Questão 2. O que se observa? Com seus conhecimentos sobre a fisiologia do aparelho vestibular você acha que esse movimento é igual ao da questão 1. Que hipóteses levantadas na questão 1 podem ser descartadas em função deste resultado? Pergunte ao voluntário se ele sentiu movimentos oculares durante o experimento mesmo com o olho fechado.
Mesmo com os olhos fechados os olhos se movimentam. Sim são os mesmo porque esse movimento é uma tentativa do sistema vestibular fixar o movimento dos olhos mesmo sem enxergar.
- Girar repetidas vezes o voluntário, agora com os olhos vendados e, depois de parar subitamente a cadeira, pedir para que ele aponte para um objeto fixo situado à sua frente.
Questão 3. O que ocorre com o movimento do dedo do voluntário em relação ao objeto estático? Como explicar o fenômeno?
- Com o voluntário sentado na cadeira de olhos fechados será iniciado um movimento giratório (direita) até que se atinja a velocidade de rotação constante. Desacelerar a cadeira lentamente até a posição parada. Iniciar um movimento giratório no sentido oposto até se atingir a velocidade constante. Finalmente, desacelerar o voluntário lentamente até a posição parada. O voluntário deverá informar, a cada instante, o sentido do movimento. - “direita... direita... direita... parado... parado... parado... esquerda... esquerda...
Questão 4. O relato do voluntário e o movimento realizado são concordantes? Como se pode explicar esse fenômeno?
O movimento não condiz com o relato do voluntário. Quando o voluntário está parado, os otólitos estão “parados” em relação aos canais circulares. Quando o movimento circular direito começa os canais circulares se movimentam em relação aos otólitos e estimula as células ciliadas que enviam impulsos nervosos, neste instante o movimento é acelerado e o voluntário diz “direito”. Quando o movimento se torna circular uniforme, os otólitos estão “parados” em relação aos canais. Quando a desaceleração começa a velocidade relativa do fluido é maior que a dos canais estimulando as células ciliares no sentido do fluido enviando outro impulso nervoso. Mesmo que parado o voluntário tem a sensação de movimento.
...